Sem obra

Moradores da Ilhinha protestam em obra inacabada

Reforma de estádio deveria ter sido concluída em setembro do ano passado, mas os serviços não foram finalizados; local está coberto por mato e lixo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

Moradores do bairro Ilhinha, em São Luís, realizaram na ma­nhã de sexta-feira, 31, uma manifestação cobrando a celeridade de uma obra na loca­lidade. Trata-se da reforma de um estádio, que deveria ser concluída no ano passado, o que não aconteceu.

A reforma do estádio Beira-Rio, na Ilhinha, deveria ser realizada por meio de um convênio firma­do entre o Ministério dos Esportes, a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de São Luís, cujo número do contrato é 021/2016. O Município seria o responsável pela execução das obras.

Paralisadas
Mas a reforma do estádio, localizado às margens da Avenida Ferreira Gullar, está paralisada desde o ano passado. Orçados em quase R$ 300 mil, os serviços foram iniciados em junho de 2016 e deveriam ser concluídos em dezembro daquele mesmo ano. Contudo, as atividades foram suspensas.

Cansados de esperar por um posicionamento oficial, os moradores do bairro reagiram. Eles foram para a avenida, derrubaram alguns muros que estavam em volta do terreno e iniciaram o protesto. A Polícia Militar (PM) teve de ser acionada para o local para evitar ainda mais transtornos.

A revolta das pessoas se explica pelo estado em que se encontrava o terreno onde está o estádio - completamente abandonado e com o mato alto em vários pontos. Além disso, o espaço estava cheio de recipientes com acúmu­lo de água, favorecendo a criação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.

“Estamos há muito tempo com essa calamidade no nosso bairro. Todos os outros têm o seu espaço de lazer, menos o nosso. A área está servindo para a criação de mosquito transmissor de doenças”, disse o morador João dos Santos

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís em busca de um posicionamento a respeito da demanda dos moradores da Ilhinha sobre o estádio, mas até o fechamento desta página nenhuma resposta foi obtida.

Números

R$ 296.923,59 é o valor da reforma do estádio

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.