Tudo parado

Obras no prédio do antigo BEM nunca foram concluídas

Imóvel foi adquirido pela Prefeitura para abrigar órgãos da administração municipal; porém, permanece fechado e está sendo alvo da ação de vândalos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Prédio tem tapumes em vidraças quebradas
Prédio tem tapumes em vidraças quebradas

SÃO LUÍS - Adquirido durante a gestão do ex-prefeito João Castelo, o antigo prédio do Banco Estadual do Maranhão (BEM), localizado na Rua do Egito, no centro de São Luís, seria utilizado como um centro administrativo da Prefeitura, onde funcionariam diversos órgãos, inclusive secretarias municipais, que hoje estão em prédios alugados. No entanto, a reforma do imóvel ainda não foi concluída, e prédio já apresenta sinais de depredação.

Na manhã de ontem, O Estado esteve no local e constatou alguns atos de vandalismo nas paredes. Além de elas estarem pichadas, algumas vidraças foram quebradas, sendo substituídas por tapumes. Outras janelas também foram quebradas, mas ainda não foram repostas.

Dentro do imóvel, há sinais de que ele ainda está em obras, mas os serviços se arrastam de forma vagarosa e beiram o abandono. No local, o forro que cobre o teto está com falhas, e também há materiais pelo chão.

Reforma
Uma das últimas manifestações da Prefeitura de São Luís sobre o antigo prédio do BEM aconteceu no fim de 2013, quando, já na gestão de Edivaldo Holanda Júnior (PDT), foi anunciado que os serviços seriam concluídos até o mês de março de 2014, mas isso não aconteceu.

O projeto incluía a restauração e modernização do edifício, que estava com sua arquitetura comprometida desde que foi inutilizado. A obra tinha orçamento em torno de R$ 5 milhões e objetivava transformar o prédio em um centro administrativo para que alguns órgãos ligados à Prefeitura funcionem no local.

[e-s001]Os serviços abrangiam uma reforma na parte estrutural e de acabamento, com pintura, reestruturação das esquadrias, substituição dos elevadores e colocação de vidro inglês. O espaço abrigaria órgãos como a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Controladoria Geral do Município (CGM) e parte da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) informou apenas que as obras da antiga sede do BEM estão em fase de acabamento - não mencionado quando os serviços serão concluídos - e que o prédio possui vigilância para evitar a ação de vândalos.

SAIBA MAIS

O prédio onde funcionou a superintendência do extinto Banco do Estado do Maranhão (BEM) está localizado na Rua do Egito, nº 283, esquina com a Rua dos Afogados. Na época da sua construção, o imóvel foi considerado por muitos anos o mais alto da capital maranhense, com 12 andares. O prédio
encontra-se sob regime de tombamento federal, em razão de ser parte integrante do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de São Luís, tombado pelo Governo Federal em 1974, por meio do Processo nº 454-T-57, inscrito no Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico sob o nº 64 e sob o nº 513 no Livro do Tombo das Belas Artes. Além disso, foi tombado pelo Estado do Maranhão pelo Decreto nº 10089/86, como parte integrante do Conjunto Histórico, Arquitetônico e Paisagístico do Centro Urbano de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.