Bate-Bola

São José vai fazer queixa do Sampaio ao TJD por usar jogador irregular

Peixe-Pedra quer que Tricolor perca quatro pontos

Edivan Fonseca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

A bomba vai explodir hoje! O São José de Ribamar entra com uma queixa contra o Sampaio Corrêa, que utilizou, de forma irregular, o goleiro Jean, no banco de reservas, por ocasião do seu jogo diante do Imperatriz, na fase de grupos do primeiro turno do Campeonato Maranhense.
O contrato de Jean com o Sampaio tinha encerrado há três dias do jogo. Sem contrato, ele não poderia jogar ou até mesmo ficar no banco, como ocorreu (não precisa jogar. Seu nome na súmula, como reserva, é um participante do jogo, sujeito a punição).
O diretor de futebol Daniel Menezes, do Peixe-Pedra, foi quem garantiu ao colunista que o São José faz denúncia, pois interessa ao clube que o Sampaio perca quatro pontos (três por ter usado jogador irregular e mais um pelo empate de 1 x 1 com o Imperatriz). “O São José está na luta contra o rebaixamento. Tem seis pontos. Mesmo número de pontos do Sampaio, que, se perder quatro, ficará só com dois. Ao contrário do que alegam os advogados do Sampaio, o prazo para apresentar queixa é de 60 dias e não de três, como eles estão falando”, declarou o dirigente, que ficou chateado quando o Sampaio levantou a hipótese de que o São José tinha lançado jogador irregular. “Eles se preocuparam tanto com nossa casa, que esqueceram da deles”, frisou.

FMF também
Independentemente de o São José entrar ou não com a denúncia, a FMF também prepara queixa contra o Sampaio pela utilização do goleiro Jean de forma irregular. Segundo o vice-presidente de competições Antônio Henrique de Moraes Rego, é obrigação da FMF fazer a denúncia ao TJD, constatada a irregularidade. Se quisesse, o TJD da mesma forma, por iniciativa própria, poderia enquadrar o Sampaio.

Por pouco no Nordestão
O erro do Sampaio não se repetiu no jogo contra o Sport (PE), pela Copa do Nordeste, porque o árbitro Ítalo Medeiros de Azevedo, do Rio Grande do Norte, no seu notebook, ao checar a lista de jogadores dos dois times, constatou que o nome de Jean não estava no BID, da CBF, como jogador do Sampaio, e mandou o árbitro reserva Raimundo José Chagas Araújo avisar o Sampaio, que o atleta não podia participar da partida. Jean já estava escalado e foi retirado do jogo.
Vale lembrar que contra o Sport, em 2015, o Sampaio, na mesma Copa do Nordeste, perdeu seis pontos, por ter usado o volante Curuca de forma irregular.

Será?
O São José promete fazer mais barulho também com respéito ao Estádio Leandro Silva. O Peixe-Pedra esttá juntando documento para entrar hoje com um pedido de interdição do Leandrão, que, segundo Menezes, não tem a menor condição de sediar jogos oficiais. Ele não quis adiantar nada, mas assegura que o documen to a ser apresentado na FMF é bem fundamentado, com argumentos que podem até suspender a realização do jogo Cordino x Imperatriz, hoje, inic iando a decisão do primeiro turno do Maranhense.
Vamos aguardar.

Contestado
A imprensa de Imperatriz reagiu forte contra a indicação de Jorge Luís Viana da Silva, que, por sorteio, será o árbitro do jogo Cordino x Imperatriz, hoje, às 15h45, iniciando a decisão do primeiro turno do Campeonato Maranhense. Aliás, pelos comentários que têm sido postados, todos os árbitros escalados têm sido tendenciosos contra o Cavalo de Aço nas partidas do atual Estadual. Jorge Luís é citado como tendo anulado três gols do Colorado em uma partida diante do mesmo Cordino. Marcelo Filho, o presidente da Ceaf é acusado de marcação para com o time colorado.
José Célio Amaral Rodrigues e Damazio Câmara Viana Neto serão os assistentes do jogo de hoje no Estádio Leandrão.

Mais reclamação
A respeito da antecipação do horário do segundo jogo, sábado, no Estádio Frei Epifânio d’Abadia, que seria às 19h15 e foi remarcado para as 18h30, para que seja transmitido por uma rede de televisão, os queridos colegas da imprensa tocantina, com justa razão, pedem ao presidente do Imperatriz, Damião Benício, que não permita que a transmissão da partida seja feita ao vivo para a cidade de Imperatriz, a fim de não prejudicar a arrecadação. Isso pode perfeitamente ser feito, haja vista que essa é uma boa oportunidade de o Cavalo de Aço faturar uma boa grana.

Divisão de renda
E por falar em arrecadação, o Maranhão Atlético Clube (MAC) voltou de bolsos vazios, pois na semifinal de sábado, na derrota por 3 x 1 para o Imperatriz, não teve direito a nenhuma participação na arrecadação, que ficou toda com o Imperatriz. O Bode está chiando.
O problema é que o regulamento do campeonato estabelece que a arrecadação nos jogos entre dois times de duas cidades diferentes, a renda seja toda da equipe mandante.
Essa forma de destinação da arrecadação foi estabelecida para o campeonato, que em todas as etapas teria jogos de ida e volta. Isso foi aprovado por todos. Acontece porém é que a FMF teve de suprimir fases, por causa de falta de datas em função das partidas das competições nacionais. A chamada volta foi abolida e os jogos foram confirmados só de ida. Aí é que o MAC reclama, pois não recebeu nada do seu jogo0 lá em Imperatriz.

Repeteco
Aliás, o problema vai se repetir agora no segundo turno do Campeonato Maranhense. Mesmo na fase de grupos (de classificação), as partidas serão só de ida, com renda do time da casa. Para o visitante, que não terá o jogo de volta, jogar de graça não é nada interessante, já que até as despesas de transporte e hospedagem correrão por conta que quem viaja. Pagar para jogar nunca é bom.
Seria bom que a FMF convocasse os clubes para rever o assunto, principalmente porque a divisão de rendas, que consta hoje no regulamento, foi aprovada para um campeonato com jogos de ida e volta em todas as fases. A reclamação é feita pelos grandes, que há muito tempo acham que precisam receber cota quando forem jogar fora de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.