Valorização

Caminhada homenageia pessoas com Síndrome de Down

Atividade foi realizada por meio do projeto “Amor pelo 21: Eu valorizo”, na avenida Litorânea

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

O dia 21 de março é celebrado como Dia Internacional da Síndrome de Down. Em São Luís, uma caminhada realizada na Avenida Litorânea no domingo homenageou essas pessoas e ainda esclareceu a sociedade sobre os valores e o importante papel que elas desempenham na comunidade. A caminhada saiu da Praça do Pescador. A atividade é realizada por meio do projeto “Amor pelo 21: Eu valorizo”, sendo ainda uma parceria conjunta do Consultório Infantil Ludic, Clínica Fisiofran e Farmácias Garrido. O objetivo da caminhada é valorizar as pessoas com Síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos inerentes às pessoas que nasceram com a síndrome de desfrutar uma vida plena e digna.

“O nosso objetivo também é lutar pela valorização e inserção das pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho”, disse a terapeuta ocupacional Rôse Cristina Ferreira.

Nessa perspectiva, o trabalho do terapeuta ocupacional ajuda as pessoas com Síndrome de Down a desenvolver, recuperar ou manter habilidades que elas precisam para desempenhar as atividades da vida diária, levando em conta as particularidades de cada indivíduo, bem como o ambiente em que vivem. Essas habilidades podem incluir, no caso de crianças, comer com colher, beber no copo, usar o banheiro e brincar com brinquedos apropriados para a sua idade, entre outras.

Rôse Cristina Ferreira destacou que ainda hoje pessoas com Síndrome de Down sofrem com os estigmas sociais. “Muita gente vê a Síndrome de Down como uma doença que incapacita as pessoas quando, na verdade, esta é uma condição genética que limita o desenvolvimento motor e cognitivo. Mas pessoas com Síndrome de Down são capazes de fazer qualquer coisa que uma pessoa sem a síndrome consegue fazer. Basta que respeitemos seus limites, como aliás, todos nós temos algum”, destaca.

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

É importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

SAIBA MAIS

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente no dia 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem­estar e a inclusão daqueles que tem a síndrome. O 21 de março faz alusão aos três cromossomos no par 21, característico das pessoas que têm a Síndrome de Down. A data foi escolhida pela Down Syndrome International, por meio da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países­membros da Organização Nacional das Nações Unidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.