PH

Balada para o mês de abril

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
O advogado Eduardo Leal Moreira tomará posse no cargo de Juiz Titular daquela Corte ao lado da esposa Renatha
O advogado Eduardo Leal Moreira tomará posse no cargo de Juiz Titular daquela Corte ao lado da esposa Renatha (PH)

O mês de abril ficou reservado para uma agenda diversificada de eventos em São Luís. Um deles será a festa oficial do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, Amnésia, dia 4, na Casa das Dunas. Além de aumentar o número de atrações, a balada está espetacular. Os convidados são Marcinho, de Fortaleza, Mad Dogz, também de Fortaleza, banda Levada do Teco e o DJ Júnior Bulacha.

Xixi na piscina
Estudo realizado pela Universidade de Alberta, em Edmonton, no Canadá, provou que em todas as piscinas públicas do país muitos fazem xixi dentro d´água.
No Brasil não há pesquisa a respeito, mas ninguém duvida que a situação seja a mesma.
A urina interage com o cloro e produz substâncias nocivas a saúde.
Uma piscina com cerca de 900 mil litros de água (quase o tamanho de uma piscina semiolímpica) chega a conter 75 litros de urina, o equivalente a um barril e meio de chope.
Mas no chope não tem xixi. Podem ficar tranquilos.

Sinal dos tempos
Há destruição constante dos valores reais, que embargaram a construção e a reconstrução dos alicerces da sociedade. Existe uma triste depreciação da ética que se vai afundando na lama e com ela conceitos, valores e condutas.
A divulgação dos escândalos de hoje já traz o indicio do escândalo seguinte. Ocorrem em tal quantidade que não permitem mais que se saiba quem é e quem não é, se foi ou se não foi. São tais e tantas aversões que ao se generalizar o delito e sua redundância clamorosa, faz do parecido diferente um igual.

No Rio Poty
A desembargadora Nelma Sarney e o conselheiro (aposentado) Ronald Sarney foram conferir o ótimo show do baiano Bell.
Só que ficaram vendo tudo, discretamente, de um apartamento do Hotel Rio Poty, onde também circulei com Francisca e Márcio Barbosa e o fisioterapeuta Sérgio Balata.
Todos deixaram o local encantados com a performance do artista que apresentou um ótimo repertório.
No palco, fez questão de homenagear a maranhense Tainara OG.

Um documentário
A jornalista Bruna Castelo Branco, editora do Caderno Alternativo deste jornal, é quem assina pesquisa e roteiro do documentário em processo de produção com enfoque na trajetória do jornalista e escritor maranhense José Louzeiro.
O trabalho é intitulado “José Louzeiro: Depois da Luta”, com previsão de finalização e lançamento para o segundo semestre deste ano.
O filme, com direção da cineasta Maria Thereza Soares, foi um dos dez curtas-metragens selecionados no II Edital do Audiovisual do Maranhão.

Um documentário 2
A obra de José Louzeiro tem como característica a denúncia social e também é aprofundada em personagens marginalizados socialmente.
Foram várias horas de gravações com o próprio personagem do filme e a particiação de cineastas como Sérgio Rezende, José Joffily e Jorge Duran.
Outra entrevistada foi a agente literária Ednalva Tavares. Todos eles contaram suas experiências com Louzeiro enquanto roteirista de filmes importantes, a exemplo de “Lúcio Flávio - O Passageiro da Agonia” e “Pixote - A Lei do Mais Fraco”, ambos dirigidos pelo argentino Hector Babenco.

Tromba de Água
O fenômeno conhecido como “tromba de água” surpreendeu muita gente em São Luís no fim de semana. Na verdade, não é nada demais: trata-se de um vórtice colunar, normalmente semelhante a uma nuvem em forma de funil, que ocorre ao longo de um corpo de água e está ligado a uma nuvem culiforme.
Embora sejam muitas vezes mais fracas do que a maioria dos seus homólogos da terra, trombas de água mais fortes, que são geradas por mesociclones, podem ocorrer.
Trombas de água não aspiram a água do curso de água sobre o qual estão posicionadas. A água vista na nuvem funil principal são gotas de água formadas pela condensação.

Carne Fraca
O anúncio do fim das restrições de três países em importar a carne brasileira, após a Operação Carne Fraca, foi notícia em alguns dos principais jornais estrangeiros. Chile, China e Egito voltaram atrás e anunciaram que estão retomando as importações de carne brasileira.
A suspensão dos bloqueios foi reportada pelo The New York Times, pelos jornais especializados em economia Financial Times, Wall Street Journal, e pelas agências de notícias de economia Bloomberg e Reuters.
Na última semana, os países divulgaram suspensão temporária das importações, após as denúncias da Polícia Federal sobre supostas propinas pagas para venda de produtos sem inspeção, investigados na maior operação da PF, deflagrada no dia 10 de março.


TRIVIAL VARIADO
Cíntia e Fernando Motta passaram o fim de semana em festa com a chegada do filho Rodrigo acompanhado da namorada Marcella Tranchesi. No sábado, foram vistos no Gaia festejando a nova idade de Márcia Paz.

Para arrecadar dinheiro de campanha, tesoureiros de partidos quebram a cabeça para formularem o neo-laranjismo.

Glória e Itaquê Mendes Camara dividiam mesa com Maria da Graça e João Nunes Neto no concorrido jantar de sexta-feira, na Cabana do Sol da Ponta do Farol.

A sigla CPI tem a capacidade de gerar várias reações. Em alguns, a histeria. Outros acham que é o juízo final. Muito pelo contrário.

Cida Valadão e Thatiana Bandeira já estão de ingressos comprados para aplaudir, ao vivo e em cores, o cantor Elton John, que faz shows agora em abril em São Paulo e no Rio.

Será do PP, na próxima terça-feira, o espaço de propaganda política em rádio e TV. Por enquanto, tem funcionado como soporífero.

* O calote do governo na Lei Kandir faz ressuscitar um ditado: conta velha, briga nova.

A bancocracia festeja. O custo dos juros para rolagem da dívida do governo federal se aproxima de 100 bilhões de reais. A contagem começou em 1º de janeiro deste ano.

Com a fiscalização do dinheiro para os candidatos, a expressão sobra de campanha será substituída, em 2018, por falta de campanha.

Os grandes partidos não querem deixar para a última hora a escolha dos tesoureiros da próxima campanha eleitoral. Com as restrições da lei, os que aceitarem vão mexer num vespeiro da manhã à noite.

Fotografia do momento: a competição mais acirrada no ramo comercial ocorre entre o número de placas “aluga-se” e “passa-se o ponto”.


DE RELANCE

Retrato do escândalo
O Ministério da Agricultura tem 26 delegacias regionais. Em 19 delas, as chefias estão entregues a indicados por partidos políticos, cuja qualificação técnica não passa por avaliação. Em todo o País, há 2 mil e 700 auditores fiscais da Agricultura. Será que não dá para nomear alguns em substituição aos apadrinhados?

Democratas
Na terça-feira, o DEM completará 10 anos. Sucedeu ao Partido da Frente Liberal, que havia sido criado em 1985 para apoiar a eleição do presidente Tancredo Neves. O DEM é membro da Internacional Democrata Centrista e da União Internacional Democrata.

Minorias barulhentas
Ouvi de um amigo: as categorias representadas pelos sindicatos mais radicais, que adoram atrapalhar a vida das cidades e dos menos favorecidos, só viram suas carreiras piorarem nos últimos anos. Deve ser coincidência. A propósito: o conteúdo é diferente, mas a forma e a arrogância, são as mesmas. É incrível como a virulência da nova direita radical se parece com a do petismo xiita dos anos 1990. São os donos da verdade. E ai de quem discordar.

Isadora Pompeo em SL
No dia 29 de abril, pela primeira vez no Maranhão, a cantora gospel Isadora Pompeo fará uma apresentação exclusiva em São Luís, no Terrazza Eventos, no bairro Cohatrac. No dia seguinte, o show será no município de Imperatriz. O amor, aliás, é a principal mensagem no trabalho da cantora. E mensagem, de fato, é elemento importante na trajetória em ascensão da jovem de 17 anos. Ela ficou famosa por conta de um canal do Youtube onde fala sobre suas crenças de um jeito bem descontraído, e também usa a música como ferramenta para expressar o que acha importante ser dito.

Nova ferramenta
Está em fase de testes uma nova ferramenta do Facebook que ajudará usuários da rede social que estejam demonstrando algum potencial para cometer suicídio. A função trabalha da seguinte forma: pessoas que estiverem assistindo a uma transmissão poderão reportar um comportamento preocupante da pessoa que está fazendo a “live” por meio de um novo botão. O Facebook vai conferir o conteúdo e repassar a situação para instituições especializadas em ajudar nesse tipo de caso.

Nélida Piñon
A escritora e acadêmica Nélida Piñon é o principal nome cotado para a presidência da Academia Brasileira de Letras a partir de dezembro. Nomes fortes do colegiado já consideram como certa a escolha da carioca para a vaga. Caso seja eleita, este será o segundo mandato de Nélida, que atualmente é Secretária-Geral da ABL. A escritora foi a primeira mulher presidente da Academia, em 1996. Ela ocupa a cadeira 30 do colegiado desde 1989.

Reforma da Previdência
A comissão especial da reforma da Previdência que está tratando da Proposta de Emenda à Constituição realiza hoje sua última audiência pública. O tema da discussão será os impactos da reforma da Previdência para o orçamento público do país. Na semana em que as comissões permanentes da Câmara dos Deputados retomam efetivamente seus trabalhos, as reformas da Previdência e trabalhista seguem dominando a pauta de debates entre os parlamentares. Mas a discussão sobre as mudanças na legislação eleitoral, além de desdobramentos de operações de combate a casos de corrupção, também se destacam na agenda desta semana da Câmara.

De volta às ruas
Em defesa da Operação Lava Jato, manifestantes voltaram ontem à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Pessoas vestidas de camisas amarelas da seleção e com bandeiras do Brasil faziam reivindicações diversas. O ato foi organizado por movimentos como o “Vem Pra Rua”, “Brasil Livre”, “Vocação Patriótica”, “Limpa Brasil”, entre outros. O Movimento “Vem Pra Rua” chamou atos em outras 130 cidades do Brasil.

Para refletir com William Shakespeare:
“A verdadeira benevolência não necessita de ostentação; é semelhante ao orvalho que cai do céu”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.