Coluna social

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Os anos passam e o trabalho musical de Alcione, uma estrela maranhense que brilha na constelação nacional, está cada vez melhor. Seu mais recente single chama-se “Paixão de Dartagnan”, de Alay Veloso, em que ela canta com Alexandre Pires. Trata-se de uma música aperitivo do DVD “Alcione Boleros”, programado para chegar ao mercado em abril deste ano
Os anos passam e o trabalho musical de Alcione, uma estrela maranhense que brilha na constelação nacional, está cada vez melhor. Seu mais recente single chama-se “Paixão de Dartagnan”, de Alay Veloso, em que ela canta com Alexandre Pires. Trata-se de uma música aperitivo do DVD “Alcione Boleros”, programado para chegar ao mercado em abril deste ano

Polêmica da terceirização
A semana vai terminando com uma polêmica: a aprovação, no Plenário da Câmara, da terceirização em todas as atividades de uma empresa. A matéria foi carimbada por decisão da grande maioria: 275 votos a favor, 28 contra e 46 abstenções.
Nesta primeira votação, foi rejeitado o dispositivo do texto do Senado e mantido trecho da redação da Câmara sobre trabalho temporário. Essa modalidade poderá ser usada nas atividades-fim e nas atividades-meio da empresa.
Os deputados votam agora o restante do texto do Senado, que tem parecer favorável.
A anistia de multas aplicadas às empresas pelo descumprimento da legislação sobre trabalho temporário foi considerada inconstitucional.

Quem não votou
Esta vale para o eleitor que não votou e não justificou sua ausência nas três últimas eleições, ou não pagou as multas correspondentes: é preciso se dirigir ao cartório eleitoral até 2 de maio, para regularizar a situação. Se nada for feito após essa data, o cidadão correrá o risco de ter seu título cancelado.
A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio.
O Provimento do Tribunal Superior Eleitoral estabelece que é cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa, ficando excluídos do cancelamento os eleitores que, por prerrogativa constitucional, não estejam obrigados ao exercício do voto.

Estagiários
O Senac lançou editais do processo seletivo para o Programa de Estágio 2017, com o objetivo de oferecer oportunidades de estágio a estudantes universitários maranhenses das áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação, Pedagogia e Psicologia. As vagas são destinadas a São Luís, Imperatriz, Bacabal, Caxias e Santa Inês.
Para participar, é necessário que o candidato esteja cursando, na época do estágio, no mínimo 50% do curso e, no máximo,
o antepenúltimo período correspondente à vaga concorrida, possuir o coeficiente de rendimento acadêmico de, no mínimo, sete, não ter reprovação em disciplinas do curso e ter sua instituição de ensino conveniada ao Senac no Maranhão.

Março Lilás
A temática neste período é a prevenção do câncer de colo de útero. É um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, região em que ele se conecta com a vagina e que se abre para a saída do bebê ao final da gravidez.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), trata-se do terceiro mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal.
No entanto, hoje o diagnóstico é feito muito mais precocemente. Na década de 1990, 70% dos casos eram diagnosticados em sua forma mais avançada. Já nos dias atuais, 44% são identificados na lesão precursora.

Março Lilás 2
Os cânceres de colo de útero normalmente são de dois tipos: Carcinomas de células escamosas, os quais ocorrem na maioria dos casos e normalmente são ocasionados pela presença do vírus HPV, e Adenocarcinomas, que são os de colo de útero menos comuns, mas que também podem aparecer.
Em algumas ocasiões, os dois tipos de células cancerígenas podem estar envolvidos em um só caso de câncer de colo de útero.
O câncer de colo de útero usualmente ocorre quando há uma mutação genética nas células da região, que começam a se multiplicar de forma descontrolada.

Abuso de autoridade
Amparados nas críticas à “Operação Carne Fraca”, da Polícia Federal, os senadores aceleraram o projeto de abuso de autoridade e querem votá-lo na Comissão de Constituição e Justiça (CCC) no início de abril. A proposta é vista com preocupação pelo Ministério Público e pelos delegados federais, que temem o futuro de operações de investigação de casos de corrupção.
Para o senador Edison Lobão (PMDB-MA), presidente da CCJ, não há qualquer prejuízo se as duas iniciativas caminharem juntas. Mas ele deixa claro que o abuso de autoridade tem prioridade por estar em regime de urgência.

Curso sobre mídias sociais em São Luís
Na próxima quarta-feira, um curso de mídias sociais promovido pela Reis Consultoria e Treinamentos, em parceria com a CG Imprensa e Eventos, dará dicas a empresários, comunicólogos, estudantes de comunicação e profissionais liberais, de como melhorar a imagem das redes sociais em que atuam, além de destacar as ferramentas para a produção de banners digitais. O curso será ministrado no Edifício Multiempresarial, na Avenida dos Holandeses, tendo Dalin Reis como facilitadora. Os convidados especiais são o Youtuber e social media Daniel Vale e a digital influencer Cris Queiroz.

TRIVIAL VARIADO

A banda Baré de Casco, que inventou a “chifre music”, sobe hoje a Casa das Dunas, para show em homenagem à obra de Reginaldo Rossi.

O Chef Allan Patrício anunciou novidades na Ginger Sandwich & Beer. Hoje e amanhã, a casa receberá Crew 14 e Wilson Zara e banda.

Dentistas voluntários participam hoje em São Luís de ação voluntária alusiva ao Dia Nacional do Check-Up Preventivo Melhor Idade, beneficiando 150 idosos moradores do Bairro de Fátima.

O Comitê Gestor da Base Nacional Curricular Comum e Reforma do Ensino Médio deve começar na próxima segunda-feira a analisar uma nova rodada de contribuições à Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio.

DE RELANCE

Sobre Alzheimer
Discussão sobre um dos males do mundo moderno entra em pauta hoje e amanhã, na Assembleia Legislativa do Maranhão, por ocasião do “III Simpósio sobre a Doença de Alzheimer. O convidado especial é o neurologista e professor doutor da Universidade Federal de São Paulo, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci. O evento terá a presença da presidente da ABRAz no Maranhão, psicóloga Ana Lúcia Azoubel Helal. Uma das palestras será proferida pela neurologista Aline Borges, que abordará “Fase pré-clínica da Doença de Alzheimer”. O médico geriatra Herberth Vera Cruz Furtado falará sobre os desafios no diagnóstico e tratamento da doença em fase inicial.

Bell no Rio Poty
O cantor Bell Marques retorna a São Luís para show comemorativo aos seus 40 anos de carreira, hoje à noite, na área da piscina do Rio Poty Hotel, na Ponta d’Areia. Agora sozinho na estrada da música, a coroa de Bell Marques (ex-vocalista da banda Chiclete com Banana) sempre reluziu com intensidade no reinado da axé music. O baiano tem uma ligação forte com o Maranhão, terra que também o colocou no alto dos trios elétricos, nos tempos do Carnaval fora de época da Avenida Litorânea. O repertório do show, vale frisar, destacará apenas as antigas canções do artista.

Apologias ao terrorismo
A rede social Twitter anunciou ter suspendido uma enxurrada de contas no seu serviço nos últimos seis meses, no quadro da luta contra as publicações que fazem a apologia ao terrorismo. E precisou que este número representa um aumento de 60% face ao período de seis meses anterior. Também revelou que mantém, desde 2010, uma parceria com um organismo de investigação norte-americano, a Lumen.

Vagas remanescentes
Estão abertas as inscrições para vagas que não foram preenchidas no processo seletivo do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições deverão ser feitas exclusivamente na página da internet. As vagas remanescentes são voltadas para candidatos que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio desde 2010, obtido nota mínima de 450 pontos nas provas e tirado nota zero na redação.

Sepultura
Em São Luís, o último dia do mês de março terá um gostinho de rock da melhor qualidade. É que a famosa banda Sepultura vai desembarcar na capital para show exclusivo e especial na Casa das Dunas, dia 31. A maior banda de metal do Brasil, aliás, recentemente lançou seu mais recente trabalho: “Machine Messiah” e agora percorre o Brasil para sua divulgação.

Brilho do Oriente
Termina neste domingo o prazo para concorrer ao sorteio de 500 maletas com produtos Make B. Modern Asia, do Boticário. Para participar do concurso, basta comprar um item da linha nas lojas próprias, incluindo a coleção Modern Asia. Inspirada no brilho do Oriente, conecta as consumidoras às últimas novidades do mundo da beleza, aliando tecnologia, sofisticação e o brilho da Ásia Pop, para deixar a mulher brasileira um passo à frente nas tendências desse universo.

Desde o Egito
No mundo moderno é assim: cães e gatos vacinados e microchipados. Muitos deles estarão neste sábado, na Feirinha de Adoção da nova loja da Terra Zoo do Rio Anil Shopping. A propósito destes bichanos, o que se sabe é que os gatos selvagens se aproximaram dos homens à procura de restos de alimentos e foram ficando nos arredores dos vilarejos. Os primeiros registros históricos sobre sua domesticação remetem ao Egito. Mercadores e viajantes encarregaram-se de ampliar seus domínios para o resto do mundo, cruzando o Mediterrâneo e levando consigo os já domesticados, que naquela época dedicavam-se a manter os ratos distantes dos mantimentos e das mercadorias dos navios.

Para refletir com Goethe:
“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.