Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
EM ENCONTRO festivo, o empresário Aldenor Cunha Rebouças comemorava com os filhos Aldenor Júnior e Pablo Rebouças o sucesso da cirurgia a que se submeteu recentemente e obteve os melhores resultados, para alegria dos seus familiares e amigos
EM ENCONTRO festivo, o empresário Aldenor Cunha Rebouças comemorava com os filhos Aldenor Júnior e Pablo Rebouças o sucesso da cirurgia a que se submeteu recentemente e obteve os melhores resultados, para alegria dos seus familiares e amigos
De acordo com Oscar Niemeyer, Ohtake é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira, autor de obras como os hotéis Unique e Renaissance, em São Paulo. No exterior, ele assina, dentre outras obras, o projeto da Embaixada do Brasil em Tóquio, assim como os jardins e o Museu Aberto da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos. Na foto, Othake é visto ao lado do talentoso arquiteto Roby Macedo, na Exporevestir 2017, em cartaz em São Paulo
De acordo com Oscar Niemeyer, Ohtake é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira, autor de obras como os hotéis Unique e Renaissance, em São Paulo. No exterior, ele assina, dentre outras obras, o projeto da Embaixada do Brasil em Tóquio, assim como os jardins e o Museu Aberto da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos. Na foto, Othake é visto ao lado do talentoso arquiteto Roby Macedo, na Exporevestir 2017, em cartaz em São Paulo

Via Sacra 2017
A Companhia Getsemani realiza neste sábado o lançamento do projeto Via Sacra 2017.
A apresentação será no teatro da igreja de São Pantaleão, no Centro da cidade. E a produção conta com a participação de integrantes dos grupos Foliões e Raízes de Portugal.
A entrada é franca, mas serão vendidos ingressos para o jantar beneficente que acontecerá logo em seguida. A arrecadação será em benefício da montagem final do trabalho.
Em tempo: na “pré-via sacra”, serão apresentados os novos figurinos e cenários que constituirão o espetáculo principal, a ser encenado na Sexta-feira Santa. O elenco é composto por um núcleo de 20 atores fixos, com elencos de apoio formados por 30 pessoas e mais 60 figurantes.
A encenação da Via Sacra na comunidade de São Pantaleão vem dede os anos 80, quando a então JUSP (Juventude União de São Pantaleão) encenava os quadros da Via Crucis pelas ruas do Centro. Merece destaque a interpretação de Jesus pelo então jovem ator Sérgio Smith.

Matemático francês na UFMA
O renomado matemático francês, professor Étienne Ghys, da École Normale Supérieure de Lyon, fará palestra na UFMA, hoje, durante o Colóquio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).
Ghys é reconhecido por suas pesquisas em sistemas dinâmicos, topologia e geometria, além de ter notoriedade por ser um dos colaboradores na escolha do vencedor do Prêmio Nobel de Matemática.
Étienne Ghys falará sobre “Três bolas matemáticas", notórios experimentos e estudos sobre a geometria de circunferências, como o experimento do matemático do século XIX Pafnuty Chebyshev, teoremas que envolvem a bola da Copa do Mundo de futebol e teorias desenvolvidas pelo Nobel de Matemática de 2015, John Nash.

Jovem Empreendedor
Está em andamento a Semana do Jovem Empreendedor e prossegue até amanhã, em escolas públicas e privadas de São Luís, visando fomentar a cultura empreendedora entre os estudantes. O tema é “Empreendedorismo na prática”.
No início da semana, alunos das escolas Erasmo Dias e Literato receberem membros da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão, que debateram sobre a importância da entidade, do associativismo e do empreendedorismo. Os alunos conheceram cases de sucesso sobre a temática.

Semana do Japão
Começa hoje a Semana do Japão, na Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão, na Rua Rio Branco. A programação inclui demonstração e oficinas de ikebana, origami, arte marcial, yukata (vestimenta japonesa típica de verão), mangá (história em quadrinhos japonês), dança folclórica japonesa e taiko (tambor japones).
A cerimônia de abertura terá apresentações de dança ao som do tambor japonês. Amanhã, o consulado do Japão informará sobre as bolsas de estudo oferecidas aos estudantes brasileiros pelo Governo do Japão. Na sexta-feira e sábado, serão realizadas as oficinas e exposições gratuitas

Jogo de Câmbio
A Academia Viva Água e a Faculdade Estácio promoveram, na Arena Viva Água, no Renascença II, um treinamento com aulas da prática esportiva conhecida como Câmbio. Participaram estudantes do curso de Educação Física da Estácio, dentro da disciplina “Metodologia de Ensino do Handebol”, ministrada pela professora Chlerismar Ferreira. A capacitação envolveu aulas práticas de Câmbio, ministradas pelo professor Antônio Dimas.

Jogo de Câmbio 2
Para quem não sabe, o câmbio é um jogo pré-esportivo voltado para o ensino do vôlei e do handebol. É uma atividade lúdica que surgiu em 1998. É muito usada entre jovens que estão aprendendo modalidades desportivas e entre grupos da terceira idade.
A modalidade integra os Jogos Regionais do Idoso, em São Paulo. Sua prática melhora, de modo significativo, a autoestima das pessoas na terceira idade, assim como a estrutura corporal dos praticantes.
O professor Dimas iniciou as atividades apresentando aos alunos um ensino histórico e teórico sobre o que é Câmbio. Em seguida, os estudantes participaram de atividades práticas.

Copa Brasil Sênior de Sinuca
São Luís recebe este mês 64 atletas que participarão da II Copa Brasil Sênior de Sinuca Six Red. A competição abrirá o calendário oficial 2017 de eventos nacionais, promovido pela Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca, com supervisão da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca. A Copa acontecerá de hoje a 26, no salão principal da Associação Atlética Banco do Brasil. Os jogos terão início amanhã, às 10h. No mesmo dia, às 20h, acontecerá a solenidade oficial de abertura.

TRIVIAL VARIADO
Retrato cruel: na maioria das escolas, os alunos seguem reféns de esquemas enrijecidos de professores que repetem frases de efeito de alguma ideologia e se acham no pleno exercício do pensamento crítico.

A Monsieur Churreria e Cafeteria inaugurou sua primeira loja em São Luís, em frente ao Tropical Shopping, com grande variedade de chocolate quente e café no cardápio.

O canal de TV norte-americano Universal vai produzir uma série de comédia sobre “A Casa Branca”, baseada no período de mandato do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Os senadores podem decidir esta semana se o PLS 710-2011, que ainda está nas comissões, vai direto para o Plenário. É o texto que regulamenta o direito de greve no serviço público.

A Polícia Federal lançou uma nova fase da operação Lava Jato para cumprir mandados judiciais autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) relacionados a pessoas com foro privilegiado, em ação deflagrada com base nas delações de executivos da Odebrecht.

Em Brasília, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência foi criada com assinaturas válidas de 61 parlamentares.

DE RELANCE

Valor da Moda
O Sebrae no Maranhão está trabalhando no terceiro ciclo do projeto da Cadeia de Valor da Moda da Região Metropolitana de São Luís. Na próxima terça-feira, 28, os técnicos e consultores credenciados da instituição e empresários da moda participarão da II Oficina de Estratégias para o Desenvolvimento da Cadeia da Moda. Trata-se de uma ação para definir as estratégias de atuação do projeto, que acontecerá na sede do Sebrae, no Jaracaty. Qualquer empresa ligada à moda poderá participar.

Chegou com muito atraso
Com atraso de no mínimo 20 anos, o Senado vai criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar eventuais desvios de dinheiro da Previdência Social. As suspeitas se arrastam há muito tempo, evidenciando a falta de transparência nos dados. Horas e horas de discursos na tribuna sobre o assunto estão registradas nos anais, sem que os parlamentares tivessem chegado a alguma conclusão. Na biblioteca do Senado, o volume poderia receber a denominação de “Previdência, Essa Desconhecida”. O risco é de a CPI cair no vazio porque o governo tem pressa na votação do projeto de reforma e conta com a maioria votos, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado.

Efeito limitado
As CPIs costumam ser apontadas como remédio para muitos males. Cabe, porém, ressaltar: elas não envolvem atos de inquérito policial ou processo penal. Não estão compreendidos nos seus poderes, por exemplo, a decretação de uma ordem de prisão nem a busca e apreensão sem prévia autorização judicial. Após a investigação, os membros das CPIs estão limitados a emitir um relatório sobre o que foi apurado e remeter ao Ministério Público, que poderá dar andamento ou não, para promover a acusação dos investigados em processo criminal ou civil.

Mais uma vez
O Congresso discute a terceira reforma da Previdência em 20 anos. Fernando Henrique fez mexidas em 1998 e Lula em 2003. Agora, o governo exige adaptações e remendos. O suficiente para tocar por alguns anos, até a próxima reforma. Quem mais tem a perder com o modelo deficitário da Previdência é o trabalhador. A atual estrutura não se sustenta a longo prazo. O colapso financeiro em que a Europa mergulhou, por não ter enfrentado o problema a tempo, é a maior comprovação.

Alexandre no STF
O jurista Alexandre de Moraes foi empossado ontem no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes passa a ocupar a cadeira deixada por Teori Zavascki, que morreu em um acidente de avião em janeiro. Com a posse, a Corte volta a ter 11 membros. O novo ministro ficará no STF até 2043, ano em que completará 75 anos, data limite para aposentadoria compulsória. A cerimônia foi acompanhada pelo presidente da República Michel Temer e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, além de outras autoridades do Judiciário.

Um embaraço
Com a ameaça de países estrangeiros em barrar a importação da carne brasileira, o presidente Michel Temer afirmou que a descoberta de fraudes em frigoríficos nacionais causou um embaraço econômico para o país. Em discurso a empresários e investidores, o peemedebista avaliou que causaram um grande alarde as irregularidades descobertas na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, mas minimizou o seu alcance no mercado brasileiro. A estratégia de minimizar as irregularidades e criticar a atuação da Polícia Federal tem sido usada pelo governo peemedebista na tentativa de evitar um impacto maior na compra da proteína animal pelo mercado internacional.

No Cinemax
Os usuários da TVN já podem comemorar a abertura de sinal do canal Cinemax, que de 24 de março até 3 de abril poderá ser acessado gratuitamente por todos os usuários, mesmo os que não possuem esse canal em seu pacote. Dedicado ao cinema e às grandes séries, o Cinemax traz estreias para esse período. Um dos destaques da programação é Godzilla. A estreia será dia 25, às 21h, com reprise no dia 26 de março.

Para refletir com William Shakespeare:
“A verdadeira benevolência não necessita de ostentação; é semelhante ao orvalho que cai do céu”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.