Valorização

Caminhada vai homenagear pessoas com Síndrome de Down

Ontem foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down; caminhada será realizada no próximo domingo, dia 26, chamando a atenção da sociedade para a valorização desse público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Caminhada pretende chamar a atenção da sociedade para a valorização desse público.
Caminhada pretende chamar a atenção da sociedade para a valorização desse público. (Caminhada Dia Mundial da Síndrome de Down)

SÃO LUÍS - Ontem foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Em São Luís, uma caminhada será realizada no próximo domingo, dia 26, para homenagem essas pessoas e ainda esclarecer a sociedade sobre os valores e os importantes papéis que elas desempenham na comunidade.

A caminhada será realizada na Avenida Litorânea, com saída da Praça do Pescador. A atividade é realizada por meio do projeto “Amor pelo 21: Eu valorizo”, sendo ainda uma parceria conjunta do Consultório Infantil Ludic, Clínica Fisiofran e Farmácias Garrido.

Ação
O objetivo da caminhada é valorizar as pessoas com Síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos inerentes às pessoas que nasceram com a síndrome de desfrutar uma vida ple­na e digna.

“Durante a atividade, haverá um momento de recreação para as crianças. O nosso objetivo também é lutar pela valorização e inserção das pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho”, disse a terapeuta ocupacional Rôse Cristina Ferreira.

Nessa perspectiva, o trabalho do terapeuta ocupacional ajuda as pessoas com Síndrome de Down a desenvolver, recuperar ou manter habilidades que elas precisam para desempenhar as atividades da vida diária, levando em conta as particularidades de cada indivíduo, bem como o ambiente em que vivem. Essas habilidades podem incluir, no caso de crianças, comer com colher, beber no copo, usar o banheiro e brincar com brinquedos apropriados para a sua idade, entre outras.

SAIBA MAIS

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente no dia 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão daqueles que tem a síndrome. O 21 de março faz alusão aos três cromossomos no par 21, característico das pessoas que têm a Síndrome de Down. A data foi escolhida pela Down Syndrome International, por meio da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da Organização Nacional das Nações Unidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.