Cinema

Oportunidade para os talentos da área de cinema na região Nordeste

Laboratório de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes, no Ceará, oferta vagas para projetos direcionados a roteiristas e interessados em cinema de todo o Nordeste

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
(Cinema)

Até o dia 24 deste mês, permanecem abertas as inscrições do Laboratório de Audiovisual - Cinema, do Porto Iracema das Artes, Escola de Formação e Criação do Ceará, dando a oportunidade para que seis projetos de longa-metragem, sendo quatro do Ceará e dois dos outros estados do Nordeste, sejam acompanhados e orientados por diretores consagrados no meio cinematográfico brasileiro.

Para qualquer aspirante do mundo do cinema, trata-se de uma chance única ter a Karim Aïnouz (Praia do Futuro / O Céu de Suely / Madame Satã), Marcelo Gomes (O Homem das Multidões / Viajo porque preciso, Volto porque te amo) e Sérgio Machado ( Cidade Baixa / Abril Despedaçado - roteirista) como tutores de seis roteiros, que poderão resultar, em belos filmes, além da descoberta de novos realizadores.

O Laboratório de Audiovisual - Cinema terá a duração de sete meses e os artistas selecionados receberão orientação dos três diretores, que conduzirão a qualificação dos projetos, por meio de consultorias individuais. Além disso, outros profissionais do mercado cinematográfico irão a Fortaleza dar oficinas, palestras, workshops e outras atividades, contribuindo para o processo de formação na escrita e técnica da linguagem audiovisual dos alunos, que estarão ainda em conexão com as demais linguagens e cursos da Escola Porto Iracema das Artes.

O objetivo desta quinta edição do Laboratório de Audiovisual é desenvolver roteiros para longa-metragem, em qualquer gênero (ficção, documentário, animação e experimental), abordando aspectos de escrita cinematográfica: estrutura dramática, trama e subtrama, criação de personagens e formatação de roteiro. Além de ampliar as habilidades narrativas, o laboratório visa contribuir para a atuação profissional no mercado cinematográfico.

Para os quatro projetos que serão selecionados do Ceará, haverá a concessão de bolsa mensal no valor de RS 800,00 durante o período dos sete meses do projeto para cada um dos dois integrantes de cada projeto (um diretor e um roteirista). Para os dois projetos de Residência, oriundos dos demais estados do Nordeste, haverá a concessão de bolsa residência mensal no valor de R$ 1.800,00, a um integrante de cada projeto (um roteirista). As inscrições são gratuitas, somente via internet, no endereço eletrônico da Escola. A programação dos Laboratórios ainda conta com o Corujão da Criação, momento em que os interessados em pleitar uma vaga tiram suas dúvidas quanto o Processo Seletivo 2017. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada.

Porto Iracema é uma escola de formação para o campo das artes ligada ao Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura e financiada pelo Governo do Estado do Ceará. Inaugurada em 2013, desenvolve uma série de programas formativos nas diversas linguagens artísticas, com uma forte ênfase no audiovisual.

Ocupando uma área de 2.183 metros quadrados, ao lado do Centro Dragão do Mar, a escola reúne uma infraestrutura que inclui laboratórios, estúdios de audiovisual e som, salas de dança e teatro, além de ateliês de artes visuais. O Centro de Narrativas Audiovisuais - CENA.15, sediado num anexo do Porto Iracema, num antigo sobradinho da Rua José Avelino, é o lugar em que se desenvolvem as atividades do Laboratório de Cinema, coordenadas pelos cineastas Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado.

Serviço

O quê

Inscrições para o Laboratório de Cinema

Quando

Até 24 de março de 2017

Onde

www.portoiracemadasartes.org.br

Mais informações: (85) 3219.5842

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.