Produção

Equipe do Rally da Safra chegará à região de Balsas dia 22 deste mês

Objetivo da expedição é percorrer lavouras de soja para avaliar potencial produtivo, características físicas e nutricionais, fertilidade do solo, presença de pragas e doenças, plantas daninhas, entre outras informações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Técnicos da Agroconsult durante a edição passada do Rally da Safra em visita a uma fazenda produtora de soja na região sul do Maranhão
Técnicos da Agroconsult durante a edição passada do Rally da Safra em visita a uma fazenda produtora de soja na região sul do Maranhão (Rally da Safra)

SÃO LUÍS - A equipe 8 do Rally da Sa­fra inicia neste sábado, 18, seu roteiro na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), uma das maiores áreas produtoras de grãos no país, que reúne 337 municípios e representa um total de cerca de 73 milhões de hectares. A saída começa pelo município baiano de Barreiras.
Esta é a 14ª edição do Rally da Safra, expedição privada realizada pela Agroconsult, que monitora a safra de grãos no Brasil. O trabalho da equipe 8 na região do Matopiba se estende até o dia 24 des­te mês e abrangerá os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães (BA), Cristino Castro e Uruçui (PI), Balsas e Tasso Fragoso (MA) e Colinas do Tocantins e Palmas (TO).
Os técnicos da Agroconsult estarão dia 22 e 23 na região sul do Maranhão, onde percorrerão lavouras de soja com objetivo de avaliar potencial produtivo, percentual de transgênicos, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo, presença de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados
Os técnicos também entrevistarão produtores e demais agentes da cadeia produtiva para verificar a expectativa em relação à safra de grãos, no sentido de identificar tendências em investimentos, endividamento, comercialização, custos de produção, ope­racionalização das lavouras, infraestrutura de transporte e armazenagem e meio ambiente.
O Rally da Safra 2017 teve início dia 16 de janeiro. Até junho, 13 equipes percorrerão 85 mil km em todo o país. Serão mais de 1.000 lavouras visitadas em 13 estados que respondem por 95% da área de produção de soja e 72% de milho.
Diferentemente do ano anterior, o clima tem sido favorável a uma grande safra, tanto que o sexto levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o Brasil colherá 222,9 milhões de toneladas, com um aumento de 19,5% ou 36,3 milhões de toneladas frente às 186,6 milhões de toneladas da safra anterior.
Somente a cultura de soja projeta crescimento de 12,8% na produção, devendo atingir 107,6 milhões de toneladas, com aumento de 12,2 milhões de t em relação à safra anterior e ampliação de 1,9% na área, que deve chegar a 33,9 milhões de hectares.

Maranhão
A estimativa da Conab para o Maranhão é de uma produção de 4,7 milhões de toneladas de grãos, o que representa incremento de 90,2% em relação à safra passada, quando a produção não passou de 2,4 milhões de toneladas.
Somente a lavoura de soja responderá, de acordo com o levantamento da Conab, por cerca de 60% da produção maranhense de grãos. Nesta safra deve-se produzir 2,8 milhões de toneladas da oleaginosa, graças à ajuda do clima, com chuvas regulares na região da Balsas, maior polo produtor de grãos no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.