Expedição

Rally da Safra 2017 avaliará lavouras de soja e milho na região Sul do Maranhão

Técnicos que integram a equipe 8 da principal expedição técnica privada para monitoramento da safra de grãos no Brasil, organizada pela Agroconsult, estarão no mês de março percorrendo regiões produtoras no estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Técnicos avaliam plantação de soja na região produtora de Balsas em edição anterior do Rally da Safra
Técnicos avaliam plantação de soja na região produtora de Balsas em edição anterior do Rally da Safra (rally da safra)

MARANHÃO - A organização do Rally da Safra 2007, principal expedição técnica privada para monitoramento da safra de grãos no Brasil, definiu para o mês de março a avaliação da produção de soja e milho na região Sul do Maranhão. A equipe 8, será a responsável por esse trabalho, que se estende ainda pelos outros três estados que integram o Matopiba – Tocantins, Piauí e Bahia.

De acordo com o cronograma, a expedição percorrerá a região do Matopiba no período de 18 a 24 de março. No Maranhão, os técnicos do Rally da Safra visitarão lavouras na região de Balsas, maior produtora de grãos no estado.

Na edição do ano passado, a organização do evento apresentou como resultado que o Maranhão plantou uma área de 700 mil hectares de soja, para uma produtividade de 37 kg/hectare e produção de 1,6 milhão de toneladas.

Nesta 14ª edição do Rally da Safra, mais de 1.000 lavouras serão avaliadas em 12 estados brasileiros que correspondem por 95% da área de produção de soja e 85% da área de produção de milho safrinha.

Nas regiões produtoras visitadas, os técnicos verificarão o potencial produtivo das lavouras, participação de transgênicos, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo e pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados. Também realizam entrevistas com produtores.

A largada do Rally da Safra 2017 foi dia 16 deste mês, na região Médio-Norte do Mato Grosso. Segundo projeções pré-Rally da Agroconsult, organizadora do projeto, o maior estado produtor nacional de soja deverá colher uma safra de 30,2 milhões de toneladas, volume 13% maior se comparado com a safra passada. A área plantada deverá crescer 4%, chegando a 9,5 milhões de hectares.

No Brasil, a estimativa, a ser confirmada durante as visitas às lavouras, é de uma produção de 104,4 milhões de toneladas, volume 8,5% maior em relação à safra passada. A produtividade deve alcançar 51 sacas por hectare, o que significa um desempenho 5,9% maior sobre 2015/16. “Esperamos uma boa safra, principalmente no Mato Grosso, onde as condições climáticas estão melhores que no ano passado”, afirma André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra e diretor da Agroconsult, organizadora da expedição.

Assim como em anos anteriores, a influência do clima deve pautar o desenvolvimento das lavouras de soja no país. De maneira geral, a expectativa é de uma safra melhor em relação à 2015/16. Até o momento, os produtores têm reportado clima favorável e com grande potencial de recuperação de produtividades.

Mais

O Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro. Projeto pioneiro no país, que teve início em 2004, é o único levantamento de safra técnico privado que vai a campo para avaliar as condições das lavouras de soja e milho.

Números

1.000

Lavouras de soja e milho serão avaliadas pelas equipes do Rally da Safra 2017 em 12 estados

104,4

Milhões de toneladas de soja deverão ser colhidas este ano, volume 8,5% maior que a safra passada

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.