TEDx

Falando sobre motivação

TEDxRuaPortugal ocorre neste sábado, 11, às 14h, no auditório da UNDB; evento reunirá sete palestrantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
TEDx terá diversos palestrantes
TEDx terá diversos palestrantes (Tedx)

Com o tema "Propósitos que movem", ocorrerá neste sábado, 11, o TEDxRuaPortugal, no qual serão compartilhadas histórias de pessoas que, por um propósito, mudaram espaços, outras pessoas e suas próprias vidas. O evento trará palestras de até 18 minutos, nas quais os palestrantes falarão à plateia a partir das 14h no Auditório Maria Izabel Rodrigues, UNDB (Renascença II).

A TED é uma organização não partidária, sem fins lucrativos, dedicada à divulgação de ideias, geralmente sob a forma de conversas curtas e impactantes. Começou em 1984 como uma conferência onde a tecnologia, o entretenimento e o design convergiram. Hoje cobre quase todos os tópicos - da ciência aos negócios às edições globais - em mais de 110 línguas. Já o TEDx são eventos organizados de forma independente que ajudam a partilhar ideias em comunidades ao redor do mundo. O TEDx foi criado no espírito da missão do TED, "ideias que merecem ser compartilhadas".

Esta é a segunda edição realizada em São Luís. Os palestrantes são MC Alcino, Guilherme Valadares, Helen Mozão, João Paulo Andrade, Imira Brito, Raquel Noronha e Maria Zeferina. MC Alcino é rapper, morador do bairro Anjo da Guarda, em São Luís, que encontrou na música um novo sentido para a sua vida. Hoje em dia, influencia outros jovens da periferia a se juntarem ao movimento que criou por meio da música.

Donny dos Santos integra o coletivo O Circo Tá na Rua e com sua trupe proporciona um momento de conexões, resistência, formação e arte. A ideia é possibilitar o circo para todos, tornando um espaço para aprender e ensinar, trocar e multiplicar.

Outro palestrante será Guilherme Valadares, fundador e editor-chefe do Papo de Homem (www.papodehomem.com.br), portal e comunidade com 10 anos de existência e 2.5 milhões de visitantes por mês e cofundador d'o lugar (www.olugar.org), espaço coletivo de transformação. Na ocasião, falará sobre comportamento; jornalismo compassivo; e comunidades digitais. Ganhador da bolsa Jornalista de Visão, do Instituto Ling, ele está pesquisando como desenvolver um jornalismo mais humano, engajado e emocionalmente equilibrado. É produtor do documentário "Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero", realizado em parceria com a ONU Mulheres e Grupo Boticário. Membro do Comitê #ElesporElas da ONU Mulheres no Brasil.

Helen Mozão é baiana, fotógrafa, poetisa. Seu trabalho com fotografia visa dar representatividade e empoderamento às mulheres e aos negros, evidenciando sua luta e valores, além de contar suas histórias com o objetivo de desmistificar preconceitos sobre pessoas que vivem à margem da sociedade. Seu projeto "Um Preto Por Dia" conta a história de negros que são protagonistas de suas histórias.

Rock

João Paulo Andrade é maranhense, fundador do primeiro site de rock e metal do Brasil - Whiplash.net - o mais completo site de rock e heavy metal do país e um dos maiores da América Latina. Começou nos anos 1990 e passou por todo o processo de mudanças que a internet teve de lá pra cá.

Quem também palestra é Raquel Noronha. Ela é designer e professora, mestre e doutora em Antropologia. Desenvolve pesquisas sobre as questões simbólicas da imagem e seu papel na identidade cultural local, artesanato e design colaborativo e tem como foco de sua pesquisa a relação entre o saber tradicional de comunidades artesãs e a relação com os saberes especializados.

Brincante popular, produtora e ativista cultural, Imira Brito teve o grupo Laborarte como “quintal”, onde acumulou vivências e aprendizados sobre arte e desenvolvimento social. Ocupa os espaços de pensamento, reflexão e debate sobre papel da cultura para desenvolvimento humano, utilizando-se das produções culturais e transversalidade.

A paranaense Maria Zeferina é designer, faz trabalhos de arte de rua e integra o Estúdio Cuco. Em 2009, começou seus trabalhos de arte com colagem, trazendo como tema principal os bichos e a natureza. Quando se mudou para São Luís, em 2011, incluiu em seus trabalhos a figura feminina. Por meio da colagem, ela manifesta a crença na natureza múltipla das pessoas. Em 2015, motivada pelas mulheres inspiradoras que conheceu na cidade, Zeferina cria “Marias” em busca de diálogos sobre o nu e a liberdade ao corpo feminino.

Serviço

O quê

TEDx Rua Portugal

Quando

Neste sábado, 11, às 14h

Onde

Auditório Maria Izabel Rodrigues - UNDB - Av. Colares Moreira, 443 - Renascença II

Inscrições

No site www.tedxruaportugal.com/

R$ 80,00 (segundo lote)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.