Espetáculo

Arte de mãos dadas com a natureza

Espetáculo “A terras chora” será apresentado hoje, às 19h, na Casa de Nhozinho, na Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Cena do espetáculo "A Terra Chora" que será apresentado hoje na Casa de Nhozinho
Cena do espetáculo "A Terra Chora" que será apresentado hoje na Casa de Nhozinho (A Terra Chora)

A relação profunda do indivíduo com a natureza e como os seres se conjugam para garantir a vida no planeta é a proposta do espetáculo “A terra chora”, a ser apresentado na Casa de Nhozinho (Praia Grande), às 19h. O projeto foi iniciado com a montagem “Tambow” e prosseguiu com “Flores”, parceria com o poeta Fernando Abreu, em 2014.

Baseado nas culturas que regulam suas vidas pela relação com a natureza, os indígenas e os orientais, a proposta é uma referência à obra do escritor uruguaio Eduardo Galeano e acolhida pelo grupo Teatrodança. “A terra chora”, uma epifania das formas de vida somada aos ensinamentos de culturas preocupadas com a alteridade, tem direção assinada por Júlia Emília e, além dela, Victor Vihen na atuação.

O grupo Teatrodança foi fundado em São Luís em 1985. A produção inicial, “Bar do Porto”, enfrentou o desejo de renovar, manter a disciplina técnica e o amor pela dança. Em seguida, vieram criações como “Coração Terreiro”, “Poema”, “Sete Saias e Muitos Caminhos”, “Embarcações”, “Berlim-33”, entre outras. A partir de 1998, o coletivo artístico investiga as questões do corpo e corporeidade na cena e dialoga com a antropologia e expressividade das tradições populares em “Bicho Solto Buriti Bravo”, uma parceria com o poeta Ferreira Gullar e o compositor Zeca Baleiro.

A pesquisa recebeu a Bolsa Virtuose/Minc e fez intercâmbio de processos na Universidade de Buenos Aires, Danzario Americano e Fondación Río Abierto. Ao longo das últimas décadas, o grupo figurou na seleção de eventos culturais e editais, como Circo Voador Brasil, Fundição Progresso, Funarte, Funac, entre outros. l

Serviço

O quê

“A terra chora”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Museu Casa de Nhôzinho (Praia Grande)

Ingressos: R$ 20,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.