Igreja Católica

Campanha da Fraternidade tratará sobre biomas e vida

Lançamento em São Luís acontece neste sábado e tema alerta para o cuidado com os biomas brasileiros; programação com apresentações musicais, teatrais, palestras sobre os biomas e missa solene foi organizada pela arquidiocese

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

SÃO LUÍS - Será lançada neste sábado na capital a Campanha da Fraternidade 2017 pela Arquidiocese de São Luís. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), a campanha alerta para o cuidado com os biomas brasileiros. Uma programação com apresentações musicais, teatrais, palestras sobre os biomas e missa solene foi organizada pela arquidiocese para o lançamento da campanha, que acontecerá ao longo de todo o período da Quaresma.

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão em que a Igreja Católica prepara os fiéis para a Páscoa. Dura 40 dias, começando na Quarta-feira de Cinzas e terminando no Domingo de Ramos. “No Brasil, a Quaresma tem esse diferencial, que é a Campanha da Fraternidade, cujo objetivo é sempre uma mudança de postura nossa em relação a algum problema social”, explica o arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva.

Segundo dom Belisário, o tema da Campanha da Fraternidade é definido com dois anos de antecedência e também leva em consideração as demandas que são propostas pela sociedade. “Além disso, o tema deste ano vai em direção à nova encíclica do papa Francisco, Laudato Si, ‘Louvado Seja’, que reflete a preservação do meio ambiente”, informa o arcebispo.

A campanha é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o objetivo de dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. Além de abordar a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, a campanha deseja despertar as famílias, comunidades e pessoas de boa vontade para o cuidado e o cultivo da Casa Comum. Para ajudar nas reflexões sobre a temática são propostos subsídios, sendo o texto-base o principal. Ao longo da Quaresma, o tema será debatido nas celebrações da Igreja e, de acordo com dom Belisário, continuará sendo trabalhado durante os festejos em homenagens aos santos.

O lançamento da campanha acontece no sábado, dia 4, em missa solene celebrada pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário, no Ginásio Castelinho, a partir das 14h30 e inclui oração, cânticos e apresentações teatrais. Haverá também missa solene presidida por dom José Belisário da Silva e concelebrada por dom Esmeraldo Barreto de Farias e grande parte do clero da Arquidiocese de São Luís.

O texto-base utilizado para auxiliar nas atividades da Campanha da Fraternidade 2017 foi publicado pela CNBB e está dividido em quatro capítulos. A partir do método ver, julgar e agir, faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Também traz reflexões sobre os biomas e os povos originários, sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a campanha 2017.

Para colocar em evidência a beleza natural do país, identificando os seis biomas brasileiros, o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2017 mostra o mapa do Brasil, em imagens características de cada região. Compõem também o cenário, como personagens principais, os povos originários, os pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, acontecido há 299 anos. Além da riqueza dos biomas, o cartaz quer expressar o alerta para os perigos da devastação em curso, além de despertar a atenção de toda a população para a criação de Deus.

Programação do lançamento da Campanha da Fraternidade 2017, em São Luís
14h30 - Início com acolhida (Juventude do Santuário Nossa Senhora da Conceição e Legião de Maria)
15h - Animação com padre Flávio Collins e banda
15h30 - Oração inicial com padre Crizantonio da Conceição
15h45 - Falas sobre os biomas maranhenses e os desafios da Igreja na preservação deles
16h30 - Apresentação teatral com o grupo da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Anjo da Guarda)
17h - Missa solene presidida por dom José Belisário da Silva e concelebrada por dom Esmeraldo Barreto de Farias e grande parte do clero da Arquidiocese de São Luís

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.