Eleições 2018

Flávio Dino efetiva mudanças no Governo já pensando em 2018

Governador empossou Pedro Lucas Fernandes na Agência Metropolitana e o pastor Porto na Secretaria de Relações Institucionais

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Flávio Dino mexe na equipe de governo
Flávio Dino mexe na equipe de governo (Flávio Dino)

MARANHÃO - O governador Flávio Dino (PCdoB) efetivou ontem duas mudanças na estrutura do primeiro escalão Governo do Estado. Pelo menos uma delas teve por objetivo atrair um partido político de oposição à sua base e ao mesmo tempo impor reação política ao senador Roberto Rocha (PSB), ex-aliado e virtual adversário de 2018.

O pastor Porto assumiu a Secretaria de Relações Institucionais e o vereador Pedro Lucas (PTB), o comando da Agência Metropolitana. É exatamente sobre o segundo posto, a movimentação política de maior impacto.

Ao licenciar-se de seu mandato na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Pedro Lucas abre espaço automaticamente para o suplente, Joãozinho Freitas (PTB).

Freitas tem atuação política em toda a região do Vicente Fialho, na capital, uma espécie de reduto eleitoral do senador Roberto Rocha e de seu filho, o ex-vereador Roberto Rocha Júnior (PSB).

Ao abrir espaços para Joãozinho Freitas, Flávio Dino atingiu o seu adversário, que já declarou publicamente o interesse em disputar o Governo do Estado nas próximas eleições.

Roberto Rocha e Flávio Dino estão rompidos desde o ano passado, em virtude da disputa pelo comando da Prefeitura de São Luís.

O socialista tentou indicar o filho para compor a chapa de Edivaldo Holanda Júnior (PDT), mas o Palácio dos Leões agiu e conseguiu obstruir a articulação. Júlio Pinheiro, do PCdoB, foi o indicado a vice. Rocha então rompeu com o comunista e apoiou a candidatura de Wellington do Curso (PP).

O filho, Roberto Rocha Júnior, foi o candidato a vice-prefeito. A chapa ficou na terceira posição, com mais de 100 mil votos no primeiro turno.

De lá para cá, Roberto Rocha e Flávio Dino têm travado embates nas redes sociais, e agora no campo político, com a mexida de peças para 2018.

Trabalho – Apesar de estar agora envolvido no imbróglio político entre Dino e Rocha, o suplente de vereador Joãozinho Freitas, tem defendido o discurso que estará focado no trabalho do Legislativo. Na semana passada ele falou sobre o tema a O Estado.

“Foram anos que me candidatei e agora vou trabalhar para justificar a confiança dada a mim pelos eleitores e pelo meu partido”, disse.

O Estado tentou falar com Pedro Lucas, mas ele não atendeu as ligações e não retornou as mensagens de texto encaminhadas por meio de um aplicativo de bate papo pelo celular.

Saiba Mais

A Agência Metropolitana foi criada a partir da fusão da Agência de Serviços Públicos (Arsema) com a Agência de Mobilidade Urbana (MOB) e será responsável por projetos de mobilidade em 13 municípios.

Pedro Fernandes desconversa sobre aliança com PCdoB

O deputado federal Pedro Fernandes (PTB) tem desconversado sobre a aproximação de seu partido político com o governador Flávio Dino (PCdoB). Apesar de evitar o tema, ele não descarta uma aliança para 2018.

Na semana passada ele chegou a sugerir que a indicação de Pedro Lucas Fernandes (PTB) para o Executivo Estadual não tinha relação alguma com a articulação política.

“O Pedro Lucas é muito independente”, declarou a um blog que faz a cobertura política do estado.

Ele comentou a possibilidade de o PTB fechar aliança com o PCdoB para o próximo pleito. “Vamos conversar, vamos construir”, completou.

Pedro Fernandes liderou a bancada maranhense na Câmara Federal em 2015. Depois disso, passou a liderança para André Fufuca (PP), que passou o “bastão” para Juscelino Filho (DEM).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.