Coluna / Panorama Político

Campanha na Esplanada

Ilimar Franco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

Surgiu mais um nome na bolsa de apostas para a sucessão de Murilo Ferreira no comando da Vale. É Eduardo Guardia. Doutor em Economia, ele é braço-direito de Henrique Meirelles, como secretário executivo da Fazenda, integra o Conselho de Administração da empresa e é ex-secretário de Fazenda de Geraldo Alckmin. Meirelles tem feito discreta campanha pelo colaborador na acirrada disputa pelo cargo.

O peso da família
O Ministério da Saúde prepara novas regras sobre a doação de órgãos no país. Decreto vai oficializar o fim da doação presumida. Por este modelo, todo cidadão é considerado doador, a menos que, em vida, tenha declarado o contrário. Técnicos da pasta dizem que a ideia não funcionou no Brasil por questões culturais e religiosas. O novo texto reforça o papel da família na decisão de doar. A questão é polêmica. No Congresso, há projetos no sentido contrário. Parlamentares alegam que experiências internacionais mostram maior número de adesões com a doação presumida. O decreto também vai atualizar outros pontos da Lei de Transplantes, que completa 20 anos.

Ajuda ao padrinho
João Doria montou o primeiro palanque de Geraldo Alckmin para 2018: o grupo Doria patrocina evento em que o governador falará a empresários sobre como conseguiu "superar a maior crise hídrica da História do Sudeste". O plano é rodar o Nordeste, que vive forte estiagem.

Desobrigado
Enquanto o relator da ação contra Dilma e Temer no TSE, Herman Benjamin, promete liberar seu voto para julgamento em abril, o ministro Henrique Neves já se põe fora do caso. Neves deixará a Corte em 16 de abril e diz a colegas que não leu nenhuma das mais de seis mil páginas da ação. Cabe a Temer indicar, com base em lista tríplice do STF, o substituto.

Viral
A direção do PT trabalhava ontem na mobilização de "multiplicadores digitais". Quer divulgar e recolher assinaturas para o manifesto "O Brasil precisa de Lula", de incentivo à candidatura do ex-presidente. É parte de um plano de propaganda, que se estenderá ao rádio e à TV.

Segurança jurídica
A guerra de liminares que acompanha grandes licitações no país pode ganhar um antídoto. Projeto do senador Antonio Anastasia, pronto para votação, incorpora às regras do Direito dispositivo semelhante à ação declaratória de constitucionalidade. Permite ao poder público ir à Justiça para validar seus atos.

Pouco espaço para a plumagem
Os tucanos estão irritados com a divisão de poder no Senado. Dizem que o PMDB tenta empurrar a inexpressiva Comissão de Transparência para o partido, que almeja a de Meio Ambiente. Para o comando indicam Ataídes Oliveira (TO).

O senhor do tempo
Com o fim do carnaval e a volta do Congresso à ativa, o governo espera que as reformas deslanchem. Mas o calendário político só obedecerá a uma lógica, alertam deputados: o grau de octanagem da lista de Janot.


O Suplente de Aloysio Nunes (PSDB), Airton Sandoval, conhecido como o último quercista, engordará a maior bancada do Senado: serão 22 no PMDB.

Com sucursais e correspondentes
panoramapolitico@oglobo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.