Carnaval

Folia vira sinônimo de lucro para ambulantes

Comerciantes informais acompanham os blocos para garantir renda extra durante a Folia de Momo; alimentos e acessórios são os mais vendidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Comerciantes aproveitam os pontos da folia para lucrarem com as vendas
Comerciantes aproveitam os pontos da folia para lucrarem com as vendas (Comércio informal)

Para muitas pessoas, o Carnaval é tempo de diversão. Porém, para outras, o momento é de assegurar uma renda extra ou aumentar o faturamento com a venda de bebidas e comidas. É assim com os ambulantes que circulam pela cidade nesta época do ano e veem na programação momesca uma boa oportunidade para o comércio informal. Assim, é possível encontrar atrás dos blocos muitos vendedores que oferecem desde bombons, a comidas e acessórios do período.

Refrigerante, cerveja, água mineral, suco, batata-frita, pastel, sanduíches, salgados e até mesmo acessórios como óculos de sol e brinquedos, além dos produtos próprios do período, como espuma e maisena, máscaras, perucas e outros, podem ser facilmente encontrados com os ambulantes.

A lista de produtos que são vendidos por comerciantes informais é extensa. A vendedora Raimunda Santos diz que trabalha com o comércio diz que aproveita a época para faturar um extra. “Nesta época do ano sempre aumento minhas vendas. Chego cedo e só saio quando a folia termina. Para mim compensa muito”, afirmou a ambulante que vende bombons e bebidas.

Já dona Maria Joana Sousa, a grande sacada das festas momescas é apostar nos produtos da festa. Munida com uma mochila carregada de spray de espuminha e algumas caixas de maisena ela conta que tem clientes certos. “Tem dia que saio de bolsa vazia, pois vendo tudo. Mas tem dias que ainda volto com mercadorias para casa”.

Para quem está a lazer a presença dos ambulantes é bem vista. O folião Anderson Ribeiro conta que gosta da comodidade que o comércio informal traz. “Eles cobram mais barato e, além do mais, não tem muitos comércios abertos no fim de semana no Centro de São Luís. Por isto, acho ótimo”, disse.

Já a professora Soraia Limeira diz que tem sempre muito cuidado quando se trata de alimentação. “Observo bem se está tudo limpo e se o vendedor tem luvas, acho perigoso comer essas comidas porque a gente não sabe como são preparadas. Mas fora isto, não vejo problemas”, declarou.

Veja dicas para o consumo de alimentos na rua

- Tenha atenção com a comida de rua, pois alimentos sem a qualidade higiênico-sanitária adequada podem levar a problemas intestinais e acabar com seu Carnaval. Observe atentamente o manipulador de alimentos, suas condutas e o local em que ele trabalha.

- Veja se o manipulador higieniza as mãos adequadamente e não fica falando enquanto manipula o alimento.

A pessoa que prepara alimentos não deve ser a mesma que recebe o dinheiro, pois o contato com dinheiro pode levar a contaminação do alimento.

- Veja se o alimento, antes de preparado, estava sob refrigeração, principalmente as carnes e alimentos à base de carnes (como coxinhas, recheios de pastel, porções etc.).

Observe os arredores do local de venda de alimentos. Se há muita sujeira por fora, possivelmente há muita sujeira dentro do local.

- Lanches naturais geralmente possuem maionese, alimento altamente perecível. Caso o sanduíche não esteja sob refrigeração, não consuma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.