Estado Maior

AMMA se apressou?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

A notícia de que uma juíza maranhense será investigada pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Maranhão provocou o que pode ter sido uma manifestação apressada da Associações dos Magistrados do Maranhão.
Josane Araújo Farias Braga, titular da Comarca de Coroatá, foi denunciada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por ter recebido em sua conta pessoal dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) da Prefeitura de Peritoró, em 2012.
O pedido era de afastamento liminar da magistrada das suas funções, que não foi deferido pelo ministro João Otávio de Noronha, corregedor Nacional de Justiça. Por outro lado, por considerar relevantes os fatos denunciados, ele determinou que fossem melhor investigados.
Foi essa a informação divulgada em nota da coluna no sábado e contra a qual a AMMA se posicionou como se quisesse inocentar sua filiada antes mesmo da apuração.
- A juíza Josane Braga exerce com louvor a Magistratura e, no exercício da jurisdição, sempre se dedicou à execução de projetos sociais. A AMMA repudia com veemência o fato de, mais uma vez, uma autoridade judiciária do MA estar sendo alvo de perseguição no exercício da função -, diz nota da entidade.
Ora, se o CNJ entendeu por bem mandar investigar o caso, por que a AMMA considera “perseguição” a simples notícia do fato? Não seria o caso de apenas aguardar o “desenrolar dos procedimentos judiciais” sem emitir opinião apressada?

Bateu...
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Rogério Cafeteira (PSB), lançou um deboche, no sábado para os colegas de oposição.
Ao comentar artigo do também deputado estadual Sousa Neto (Pros), sobre fortalecimento dos oposicionistas, ele saiu-se com essa no Twitter:
- O posição fortalecida???? Não conseguem se unir nem pra formar um bloco.

...Levou
O troco não demorou a vir. Também por meio da rede social quem chamou Cafeteira para o debate foi o deputado Adriano Sarney (PV).
E apontou que, assim como a oposição, o próprio Palácio dos Leões não conseguiu formar na Assembleia um bloco único de apoio ao governador Flávio Dino (PCdoB).
- O ‘Bloco’ da Oposição é o que? Outro, da mesma forma que o governo tem mais de um bloco, a oposição também tem -, rebateu.

Conforto
O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) passou a semana tratando das suas acomodações no gabinete especial que ocupará nos próximos dois anos. A informação é do Congresso em Foco.
Ele exigiu o mesmo privilégio concedido a todos os ex-presidentes da Casa: quando deixam o cargo, trocam o gabinete de origem por um mais amplo e confortável.
Além disso, a praxe é instalar os ex-presidentes próximos ao plenário e às comissões, isso porque vossas excelências não podem caminhar até os anexos como os colegas mortais.

Como assim?
O presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, não perde mesmo uma oportunidade de tentar aparecer e de faturar por méritos dos outros.
Ele jura que sua mais nova “ação” foi conseguir um acordo entre a SKY no Brasil e Fox Sports. As duas empresas haviam rompido um contrato por desacertos comerciais.
As gigantes da comunicação, no entanto, chegaram a um entendimento há poucos dias e Duarte diz a quem quiser ouvir que o acordo foi fruto da atuação do Procon-MA.

Reação
PMs do Maranhão deram início, no fim de semana, a uma ofensiva para tentar contrapor números do governo Flávio Dino (PCdoB).
Assim que surgiram os primeiros rumores de greve na corporação, os comunistas desandaram a propagar notícias sobre as melhorias promovidas para a categoria.
Uma dessas seria o pagamento, a partir de maio, do sexto maior subsídio entre todas as PMs do país. Os policiais garantem que não é bem assim.

Encontro
O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, recebe nesta semana Claudio Lamachia no I Encontro da Jovem Advocacia Maranhense.
O evento é uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, por meio da Comissão de Jovens Advogados.
O tema principal será “O Início da carreira – Capacitação e Defesa das Prerrogativas do Jovem Advogado”.

Parceria
O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema (PSB), garantiu a parceria da Seduc para um importante projeto da entidade.
O secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, confirmou participação nos seminários regionais que a Famem promoverá a partir da primeira quinzena do mês de abril.
Ele esteve reunido com Tema e o vice-presidente da entidade, prefeito Djalma Melo (Arari), no fim da semana passada.

E MAIS
• Ainda aguarda julgamento a ação da OAB-MA contra o aumento do ICMS aprovado pela Assembleia e sancionado pelo governo Flávio Dino (PCdoB)

• O deputado estadual Wellington do Curso (PP) solicitou ao prefeito de São José de Ribamar o rompimento do contrato do Município com a Odebrecht Ambiental

• Vigilantes da Potencial Segurança lotados na Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) reclamam de atrasos salariais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.