As escolas da rede pública municipal deverão iniciar o ano letivo deste ano apenas em abril. Foi o que O Estado constatou na manhã de hoje (4) após visitar unidades de ensino da capital maranhense. Nos locais, não havia reposição de aulas nos fins de semana, medida que poderia compensar o atraso no calendário.
Na Unidade de Ensino Monsenhor Frederico Chaves, no São Francisco, havia apenas um vigilante. Nenhum representante da direção foi localizado. O funcionário responsável pela segurança do prédio informou que a direção repassou a ele que as aulas do calendário 2017 somente começarão em abril. “Pelo menos foi o que eles [diretores] nos passaram. Para a gente se programar”, disse.
O vigilante, que preferiu não ter o nome revelado, informou ainda que as aulas transcorrem normalmente, de segunda a sexta-feira, mas que não está havendo atividade nos fins de semana. “Aula extra, por enquanto, não está tendo”, disse.
Já na unidade Jornalista Neiva Moreira, no Bequimão, além da ausência das aulas no fim de semana, o prédio não tinha vigilante. Pais que possuem filhos na unidade confirmaram que a programação na unidade está atrasada. “Meu filho estuda aí e por enquanto ainda nem nos informaram sobre o ano letivo”, disse Domingas Pereira.
Um dos motivos para o atraso no período escolar é a paralisação dos professores da rede municipal, registrada no ano passado. Após negociações, os trabalhadores voltaram às atividades, no entanto, o Município precisou remanejar as atividades do calendário. Além disso, unidades foram alvos dos criminosos, que incendiaram os prédios, em uma série de ataques.
Outro lado
Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de São Luís não se manifestou sobre o ano letivo municipal.
Saiba Mais
- MP cobra da Prefeitura emissão do cronograma de obras das escolas
- MP aciona Prefeitura de São Luís por reformas em escolas
- Anexo infantil de unidade escolar na Liberdade está abandonado
- Escolas da rede municipal de São Luís liberam alunos por falta de merenda
- Escolas municipais são alvos de criminosos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.