Operação Eficiência

Advogado de Eike descarta delação à Polícia Federal

Empresário realizou primeiro depoimento ontem aos investigadores na Delegacia de Combate ao Crime Organizado e de Desvio de Recursos, no Rio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Eike Batista prestou depoimento à PF
Eike Batista prestou depoimento à PF (Eike Batista)

RIO DE JANEIRO - O empresário Eike Batista realizou ontem por exatas 2 horas e 15 minutos, o seu primeiro depoimento à Polícia Federal, na zona portuária do Rio de Janeiro. Ele foi ouvido pelos titulares da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e de Desvio de Recursos.

Os procuradores Eduardo El Hage e Leonardo de Freitas, coordenador da força tarefa da Lava Jato no Rio, participaram do ato. Eike seria encaminhado ainda ontem de volta ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. A Polícia Federal informou que não divulgará o teor do depoimento do empresário.

O advogado de Eike, Fernando Martins, afirmou que "a princípio não há possibilidade de delação" por parte do empresário. Ele aguardava a chegada de Eike para acompanhá-lo no depoimento.

Eike Batista chegou às 14h45 para depor na Delegacia de Combate à Corrupção. Preso na Penitenciária Bandeira Stampa, conhecido como Bangu 9, desde segunda-feira, ele chegou em uma caminhonete preta da PF, escoltado por outra viatura.

Algumas pessoas esperavam a chegada do lado de fora e entoaram gritos de "ladrão, ladrão" no momento em que ele desembarcou, no estacionamento interno. Eike estava com uniforme de preso: calça jeans, camiseta e sandálias.

Entre os curiosos que foram à sede da PF antes da chegada do empresário, um homem estava fantasiado do super-herói Thor, mesmo nome de um dos filhos do ex-bilionário.

Esse é o primeiro depoimento de Eike desde que foi preso. A autorização para o depoimento foi dada pela juíza Débora Valle de Brito, substituta da 7ª Vara Federal.

Promessa

Antes de embarcar para o Brasil, Eike sinalizou em entrevistas que pretende colaborar com as investigações, ao afirmar que iria mostrar "como as coisas são". Martins chegou a dizer, na porta do presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro, que ainda não teria uma estratégia de defesa definida. A expectativa é que ele opte por uma delação premiada, mas, para isso, terá que negociar com o Ministério Público Federal (MPF).

A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) disse que, até o fechamento desta edição, nenhum familiar registrou pedido de visitação do empresário Eike Batista, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio.

O processo leva pelo menos 15 dias da entrada do pedido à concessão de autorização para visita.

Saiba Mais

O empresário teve a prisão preventiva decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal, depois que dois doleiros disseram que ele pagou propina de US$ 16,5 milhões (cerca de R$ 52 milhões) ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral, que está preso desde novembro. Dois dias antes de a Operação Eficiência ser deflagrada, Eike viajou para os Estados Unidos, mas afirmou que nunca pretendeu fugir da Justiça brasileira e que está disposto a colaborar com as autoridades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.