Proposta

Prefeito de Santa Rita apresenta projeto para uso do VLT

Proposta de Hilton Gonçalo é usar o Veículo Leve sobre Trilhos para ligar São Luís, Bacabeira e Santa Rita

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, quer usar VLT para ligar municípios
Prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, quer usar VLT para ligar municípios

O prefeito do município maranhense de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB) apresentou um projeto para o uso do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que foi adquirido em 2012, mas nunca funcionou efetivamente. Segundo a proposta apresentada por Hilton Gonçalo, a solução seria usar o veículo para ligar os municípios São Luís, Bacabeira e Santa Rita. A intenção de Hilton Gonçalo é batizar a linha de "Prefeito João Castelo", já que o VLT foi adquirido durante a gestão de Castelo.

O projeto, elaborado pelo engenheiro Francisco Soares, foi apresentado durante reunião do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (Comefc) para a Vale e para a Transnordestina. O VLT sairia do Tirirical passaria por três estações (Aracanga, Piçarra e Mandubé) ainda dentro de São Luís, ocorreria uma parada no povoado de Periz de Baixo e na sede Bacabeira, finalizando o trajeto em Carema na cidade de Santa Rita.

A proposta de Hilton Gonçalo é estabelecer parceria entre as prefeituras de São Luís, Santa Rita e Bacabeira além do governo estadual para desenvolver o projeto. "Eu vou propor ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior que ele faça a doação dos vagões do VLT para implantação desse projeto", revelou. Caso não ocorra a cessão do VLT, Hilton revela ter outra estratégia: solicitar junto à Vale e com o apoio da Comefc a aquisição de novos vagões. "É uma obra de alcance social e desenvolvimento econômico de extrema relevância para o estado e essa região. Além de atender a população rural de São Luís e os moradores de Bacabeira e Santa Rita, a linha poderia ser utilizada por turistas, uma vez que a primeira estação ficaria próximo ao aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado e uma das paradas fica na entrada da BR-402 que vai até o município de Barreirinhas", argumentou.

Hilton Gonçalo afirma que o projeto aponta a capacidade de atender até 400 passageiros por hora no trecho estabelecido e esse seria o tempo estimado da viagem SLZ-CAREMA, uma vez que a velocidade média do VLT é de 40 km/h, podendo chegar a 100 km/h nas vias bem alinhadas. Hoje a velocidade média operacional do transporte de passageiros no trecho entre Santa Rita e São Luís é de 12 km/h.

Em relação a obras, o projeto apresentado aponta a necessidade de recuperação emergencial das estações ferroviárias de Mandubé (Estiva/SLZ) e Piçarra (Pedrinhas/SLZ); reconstrução da estação de Araracanga (Maracanã / SLZ); Construção da Estação do Tirirical com prolongamento de 500m da via permanente em bitola métrica (1m) do ponto final do pátio da Transnordestina; construção da Estação de Bacabeiras e a implantação de Serviço de Transporte Ferroviário de Passageiros utilizando o veiculo VLT de bitola métrica entre as estações de Tirirical/SLZ passando pela Estação de Bacabeiras até a Estação de Carema/Santa Rita.

O ponto final da linha que seria utilizada pelo VLT já estaria pronto, uma vez que estação de Carema foi recuperada e recém-entregue pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

VLT permanece sem ser utilizado
VLT permanece sem ser utilizado
Estação Carema seria ponto final de linha do VLT
Estação Carema seria ponto final de linha do VLT

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.