Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
O MÉDICO maranhense Gustavo Valadão (está concluindo residência médica em Natal-RG), passou o fim de semana em São Luís para comemorar sua nova idade (29 anos) com a noiva Luciana Castro (foto), mais seus pais Cida e José Aparecido Valadão, os irmãos, cunhados e tios com um concorrido almoço, domingo, no restaurante Gaia
O MÉDICO maranhense Gustavo Valadão (está concluindo residência médica em Natal-RG), passou o fim de semana em São Luís para comemorar sua nova idade (29 anos) com a noiva Luciana Castro (foto), mais seus pais Cida e José Aparecido Valadão, os irmãos, cunhados e tios com um concorrido almoço, domingo, no restaurante Gaia
O jovem arquiteto Tarcísio Cordeiro, filho de Betinha e Antônio Carlos Cordeiro, começa a fazer carreira de sucesso como autor de belos projetos arquitetônicos. Um dos mais recentes é a casa de Raissa Moreira Lima e Anna Graziela Neiva Costa, no Quintas do Calhau. Tarcísio é dono da Cordeiro Engenharia e do Escritório de Arquitetura Ideia 2
O jovem arquiteto Tarcísio Cordeiro, filho de Betinha e Antônio Carlos Cordeiro, começa a fazer carreira de sucesso como autor de belos projetos arquitetônicos. Um dos mais recentes é a casa de Raissa Moreira Lima e Anna Graziela Neiva Costa, no Quintas do Calhau. Tarcísio é dono da Cordeiro Engenharia e do Escritório de Arquitetura Ideia 2

África na Mocidade
A África, temática escolhida para o Almoço do PH Revista deste ano, que vai surpreender em novo endereço, no monumental Palazzo, em área limítrofe entre os bairros Araçagi e Olho d’Água, também será cantada no samba na escola carioca Mocidade Independente de Padre Miguel, com uma calorosa homenagem ao Marrocos, país localizado no extremo noroeste daquele continente.
A Mocidade apresentará o enredo “As mil e uma noites de uma Mocidade pra lá de Marrakesh”, interpretado pela voz potente de Wander Pires, que sempre contribui para incrementar ainda mais os desfiles da escola.
Aliás, uma das interpretações mais marcantes e espetaculares de Wander Pires para a Mocidade Independente de Padre Miguel foi em 1996, com o samba “Criador e Criatura”, que abordava a origem do universo.

De Carpentier a Gabo
Ainda sobre Alejo Carpentier, a quem me referi ontem em denso comentário nesta coluna: dizem que Gabriel Garcia Márquez rasgou os capítulos que tinha escrito de Cem anos de solidão quando leu Os passos perdidos, a obra-prima do novelista, ensaísta e músico cubano. E começou tudo de novo.
Essa América Latina de Carpentier e Gabo, seria apenas a infância imaginada dos escritores, resíduo de velhos serões?
Há um excesso de umidade e delírio nos textos trabalhados, uma denúncia que fica, na aparência, como obra de ourivesaria, mas no fundo é um pote de luz que quebra no mosaico e nos imobiliza num assombro. O que era sonho emergente num mundo asséptico hoje é engolido pelo pesadelo do caudilhismo renovado, o que usa o voto no lugar da espada.
Mas fica, intacta, a literatura que não apenas deslumbra, mas ensina, especialmente em Carpentier, o erudito que publicou três volumes de ensaios sobre música e é autor de outros livros maravilhosos, como O reino deste mundo e O século das luzes, livros de cabeceira de um especial leitor maranhense – o desembargador, escritor e acadêmico Lourival Serejo, que além de colecionar todos os livros de Carpentier, teve o cuidado, quando esteve em Havana, de fazer uma visita ao túmulo dele.

Catarina Mina
A escritora Lenita Estrela de Sá está às voltas com o lançamento do seu livro “Catarina Mina”, Prêmio Viriato Corrêa, concedido pelo DAC-Ufma, em 1979, sob a coordenação do teatrólogo Aldo Leite, único maranhense a conquistar um Prêmio Molière de Teatro, com o espetáculo “Tempo de espera”. O DAC era, então, dirigido pelo ex-padre e professor Mario Cella.
Lenita escreveu o texto, que permaneceu inédito porque a publicação não fazia parte do prêmio, quanto tinha 15 anos e com ele se filiou à SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais).
O coquetel de lançamento será no dia 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, às 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

Contra as drogas
A campanha “Maranhão Contra as Drogas”, que contará com o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão, está sendo deflagrada em todos os municípios maranhenses com o objetivo de enfrentar a problemática do consumo de crack e outras drogas por jovens no Estado.
Ontem, o desembargador Cleones Cunha, presidente do TJMA, reuniu-se com a coordenadora da Comissão Externa Nacional de Combate às Drogas da Câmara Federal, deputada Eliziane Gama, que pediu a adesão do Poder Judiciário à campanha.
O desembargador garantiu que o Poder Judiciário se engajará na campanha e designou o juiz auxiliar da Presidência, Júlio Praseres, para acompanhar a questão no âmbito do Poder Judiciário, fazendo a articulação com as comarcas e instâncias da Justiça estadual para fortalecer a iniciativa.

Natureza e diversão
Há alguns anos que o parque aquático Valparaíso, incrustado em área verde da circunscrição de Paço do Lumiar, é talvez o mais completo complexo turístico em sintonia com a natureza da região metropolitana. São 20 hectares de área muito bem aproveitada com diversão em meio aquático e terrestre.
No entanto, o que muitos não sabem é que esse parque é gerenciado pelo jovem Pablo Madeira, sempre zeloso para com a logística e estrutura do empreendimento de sua família. O avantajado parque ainda tem área para ampliação, o que deverá acontecer no futuro.

Fábio Torres, na Faene
Uma inovação da Faculdade de Negócios Faene foi uma aula recente sobre Negociação, ministrada pelo professor doutor Anderson Myranda, com a presença do consultor máster da BMW Fábio Torres, que repassou muitos ensinamentos sobre processo de negociação e vendas de uma moto BMW. A aula-show foi direcionada para as turmas do MBA em Gestão de Pessoas e para o MBA em Gestão de Negócios e Inovação.

TRIVIAL VARIADO

Os interesses externos ameaçados com as delações da Odebrecht são, potencialmente, muito maiores do que os internos. Do Oriente Médio aos Estados Unidos, governos e grandes corporações são parte dessa gigantesca máquina de corrupção.

Fernando Sarney passou a última semana em Miami, acompanhado da esposa Teresa, participando de eventos da FIFA, da qual é conselheiro.

Mais uma revista de amenidades será lançada hoje em São Luís. É a 11ª edição da Revista Agora, com um coquetel no Restaurante Sabina só para convidados.

É tanta pegação de pé que esqueceram de elogiar a postura do presidente Michel Temer. Novo ministro do STF só depois que o novo relator da Lava-Jato for escolhido. Foi o que ele disse. E acertou.

O STJ vai ampliar a pressão para que o próximo ministro do STF saia da corte ou, ao menos, tenha carreira na magistratura. Como Teori passou pelo STJ antes de chegar ao Supremo, a vaga estaria na cota do tribunal. Tem maranhense bem cotado na fila.

Trump anunciou um “escudo espacial” para deter mísseis que forem lançados por Irã e Coréia do Norte. Perda de tempo e dinheiro: o Irã e a Coréia do Norte jamais dispararão mísseis contra os Estados Unidos.

Este país seria definitivamente uma trágica comédia se bolassem um acidente aéreo para deter a Operação Lava-Jato.

DE RELANCE

Uso de camisinha
Pesquisa do IBGE feita com mais de 100 mil jovens entre 13 e 15 anos mostra que, em 2015, 66% tinham usado camisinha na última relação sexual, o que representa uma redução preocupante em relação a 2012, quando 75% revelaram ter posto o preservativo. Em entrevista concedida à revista Veja, o infectologista Artur Timerman, do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, afirma: "Os jovens estão deixando de se cuidar porque simplesmente não temem as doenças transmitidas pelo sexo".

Indecisão maranhense
Não são poucos os deputados federais maranhenses que ainda não definiram o voto no novo presidente da Casa. Alguns deles vão esperar esta semana para definir quem irá apoiar. A indecisão e o total de parlamentares da bancada, 18, justifica a vinda dos principais candidatos ao Maranhão em campanha.

Todos juntos de novo
A postura do PC do B que revelou apoio a Rodrigo Maia na disputa pelo comando da Câmara Federal e a sinalização de membros do PT também de referendar o parlamentar do DEM soam como uma incoerência daqueles que, até outro dia (senão até agora mesmo) acusam DEM e PMDB de terem aplicado um golpe para retirar Dilma do poder. Tudo por cargos na Mesa.

Missa para Mariano Cassas
O maior poeta maranhense vivo, Luis Augusto Cassas, está em São Luís desde o falecimento do seu amado irmão José Mariano Correia de Araujo Neto, também poeta, na semana passada. Sua família programou para quinta-feira, dia 26, às 18h15, a Missa de Sétimo Dia, na Igreja de São João, na Rua da Paz. O ofício em memória de Mariano será celebrado pelo Padre Heitor. A propósito, desde que se inaugurou na literatura, José Mariano Correia de Araújo Neto começou a assinar simplesmente Mariano Cassas.

Colação de Grau
O Instituto Florence de Ensino Superior realizou, recentemente, a Colação de Grau dos Formandos dos Cursos de Bacharelado em Direito, Enfermagem e Farmácia. A cerimônia aconteceu no auditório Alberto Abdalla, na Fiema, e foi marcada por muita emoção, reunindo mais de 400 pessoas, entre formandos, familiares, amigos, diretoria, professores e autoridades convidadas. A solenidade foi presidida pela Diretora Acadêmica do Instituto Florence, professora Ildoana Paz Oliveira e contou com a presença de diversas autoridades.

Bazar da Vila
Continua firme e forte o bazar de janeiro da Vila Ramada: um dos endereços da moda com bom gosto em São Luís. A loja de Andreia Ramada, na Galeria Cristal da Avenida dos Holandeses, conjugada com a Thelure, tem em suas araras peças com até 80% de desconto, o que não é muito comum nos bazares de empreendimentos de grifes. Roupas e acessórios estão atraindo principalmente a mulherada.

Celebração a Tosh
Um dos ícones da Roots Reggae Music, Peter Tosh será homenageado em São Luís no próximo dia 29, com show protagonizado por sua banda original. Nos vocais estará o filho da lenda, Andrew Tosh. A ideia é envolver a “Jamaica Brasileira” com o mais autêntico som do reggae mundial, a partir de um dos mais marcantes projetos internacionais. O show, batizado de “Celebration Peter Tosh”, acontecerá na Casa das Dunas.

Vale refletir com Zygmunt Bauman:
“As crenças não precisam ser coerentes para que se acredite nelas”


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.