Atração

Exposição reúne fuscas em shopping da cidade

Em torno de 50 veículos de cores, anos e estilos variados chamaram a atenção das pessoas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

Em comemoração ao Dia Nacional do Fusca (20 de janeiro), a Associação Maranhense de Veículos Antigos (Amava) e o Shopping da Ilha realizaram ontem uma exposição de modelos de fuscas em perfeito estado de conservação. Carros de diversas cores, anos e estilos encheram os olhos de quem foi conferir a atração.

De acordo com Arnaldo Mubarack, membro do Conselho Fiscal da Federação Brasileira de Veículos Antigos e da Amava, pelo menos 50 unidades participaram da exposição, sendo o mais antigo datado de 1965. Ele também levou o seu modelo, com placa preta e 22 mil quilômetros rodados.

“Por conta do estado de conservação, por ter mais de 30 anos de existência e por manter 80% de sua originalidade, eu recebi um certificado homologado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos”, contou Arnaldo Mubarack, informando que no último sábado houve carreata de fuscas, outra atividade integrante da programação alusiva, que contou com a adesão de diversos clubes, como o Clube do Fusca.

Lançado oficialmente em 1935, pelo então projetista Ferdinand Porsche, o Volkswagen podia ser comprado ao preço de 990 marcos e era equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts, câmbio seco de quatro marchas, que até então só se fabricavam carros com caixa de câmbio inferior a três marchas. A partir daí, as evoluções foram constantes.

Em 1936, já reformulado, com muitas semelhanças com o fusca de hoje, era equipado com duas pequenas janelas traseiras. Em 1937, existiam 30 outros modelos sendo testados na Alemanha. A partir de 1938, iniciou-se a construção, em Hanover, de uma fábrica na qual o carro seria construído para fabricação em série.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.