Demanda

Banco de Leite Humano do HU-UFMA pede doações para amamentar crianças prematuras

O ideal para que a demanda do HU-UFMA seja atendida é que haja, no mínimo, a distribuição de cinco litros diariamente, na capital

O EstadoMA, com informações da UFMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h.
O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h. (Fachada do Hospital Universitário, em São Luís)

SÃO LUÍS - O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UFMA, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), convida mães disponíveis para doarem leite materno neste setor, na Unidade Materno Infantil. O ato é fundamental para o crescimento saudável de dezenas de crianças prematuras internadas na UTI neonatal. Atualmente, o BLH tem um deficit em seu estoque de leite devido à grande redução do número de doadoras.

O ideal para que a demanda do HU-UFMA seja atendida é que haja, no mínimo, a distribuição de cinco litros diariamente, porém, em média, o hospital somente consegue ofertar cerca de 1,5 litro por dia. O leite coletado é destinado para as crianças internadas no Serviço de Neonatologia, que conta hoje com 20 leitos (UTI Neo) e 22 leitos de Unidade Intermediária, por isso o hospital faz um apelo para normalizar o estoque e atender à demanda. Apenas 24 mães doadoras estão cadastradas, atualmente, no banco de dados do BLH, contudo esse número é variável, dependendo da época e do tipo de doadora.

Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães, também, podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência à mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras.

O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h. A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês.

No local, é promovida a assistência aos bebês que nascem na Unidade Materno Infantil, com acompanhamento, também, às mães que apresentam problemas de amamentação e realização de consultas pediátricas. Também são prestadas informações sobre as visitas domiciliares, a orientação correta da amamentação e a coleta do leite. O BLH realiza a pasteurização do leite coletado com rigoroso controle de qualidade, antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além de ofertar atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.

Saiba mais

O Banco de Leite do HU-UFMA é cadastrado na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, e obedece a critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, contidos no Manual do Banco de Leite Humano.

Mais informações pelo telefone (98) 2109-1178.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.