HUUFMA

Banco de Leite Humano recebe doações de recipientes

Hospital Universitário da UFMA firma parceria com projeto de reciclagem para arrecadar recipientes de vidro; entrega foi feita na manhã desta quinta-feira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Banco de leite do Hospital Universitário sempre precisa de doações (Foto/Arquivo)
Banco de leite do Hospital Universitário sempre precisa de doações (Foto/Arquivo) (banco de leite 750 0705)

Uma parceria entre o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) e o projeto EcoCemar resultou na entrega de 200 recipientes de vidro, destinado ao armazenamento do leite materno.

Os recipientes foram arrecadados nos postos de coleta seletiva do projeto e a doação foi possível graças à parceria firmada entre o Hospital Universitário e o EcoCemar, que promove a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de luz e proporciona a destinação adequada do material à indústria de reciclagem. Desde o início do ano, o projeto passou a aceitar recipientes de vidro exclusivamente para repassar ao Banco de Leite do hospital.

O Banco de Leite do Hospital Universitário da UFMA, criado em 15 de dezembro de 1999, é cadastrado na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, obedecendo aos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, contidos no Manual do Banco de Leite Humano. As coletas podem ser feitas na própria casa da doadora. O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 07h às 19h. Vale lembrar que o Banco de Leite sempre precisa de doações.

Como doar recipientes?

As pessoas que tiverem interesse em contribuir com a arrecadação podem entregar os frascos de vidro em qualquer um dos 14 postos de coleta do EcoCemar em São Luís. Os frascos podem ser doados ainda com restos de produtos, não obrigatoriamente limpos, pois, ao receber o material, o Banco de Leite, juntamente com a Central de Material e Esterilização do HU-UFMA, realizarão o processo de higienização e esterilização conforme os padrões exigidos para o adequado armazenamento do leite materno doado. Vale ressaltar que a doação desse material (recipiente de vidro) não contabiliza desconto na conta de energia elétrica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.