Investigações

Ativistas protestam em defesa de gatos mortos

Na tarde de ontem, eles fizeram um protesto na Avenida dos Holandeses, em São Luís, cobrando das autoridades providências para a chacina dos gatos. Delegacia do Meio Ambiente está investigando e já tem suspeito do crime

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

SÃO LUÍS - Na semana passada, vários gatos foram brutalmente mortos em uma praça localizada às margens da Avenida dos Africanos, em São Luís. A situação, que não é a primeira vez que acontece, levou um grupo de ativistas pela causa animal a protestarem pedindo providências para a punição dos culpados e medidas para evitar que novos casos sejam registrados.

O protesto foi realizado na tarde de ontem por cerca de 20 ativistas em frente à Delegacia do Meio Ambiente (Dema), na Avenida dos Holandeses. Com faixas e cartazes, o grupo se manifestou contra a chacina dos gatos. O caso ganhou ampla repercussão, principalmente pelas redes sociais.

Nos cartazes, os manifestantes cobraram das autoridades uma solução para o problema. Fotos dos animais mortos jogados no chão da praça também foram utilizadas para chamar atenção das pessoas e condutores de veículos que passavam pelo local como forma de sensibilizá-los para a causa.

“Estamos revoltados e indignados com essa situação. Pedimos providências para esse problema, que é decorrente da falta de políticas públicas em defesa do animal”, disse Solange Braga, ativista animal e uma das organizadoras do ato. A mesma opinião foi compartilhada por Taini Guaitolini, presidente da ONG Lar de Noé, que cuida da defesa dos animais.

Suspeito

De acordo com a delegada Bianca Almada, titular Dema, as providências estão sendo tomadas com relação à chacina dos gatos. Segundo ele, as investigações estão em curso e a polícia já tem um suspeito de ter praticado um dos casos.

“Todas as investigações estão em andamento. Vamos oficiar o Batalhão de Polícia Ambiental para fazer rondas ostensivas e coibir novos ataques e também solicitar a instalação de câmeras mais próximas do local”, destacou a delegada.

O último caso de morte de gatos aconteceu no dia 10 deste mês. Logo nas primeiras horas da manhã, pessoas encontraram cerca de 10 gatos ensanguentados e dilacerados na praça.

Em novembro do ano passado foi registrado o primeiro caso. Cerca de 30 gatos foram mortos e, de acordo com as investigações da polícia, uma pessoa teria ido ao local com o seu cachorro e causado toda a matança. A situação revoltou diversas entidades que lutam em defesa da causa animal.

Mais

Na praça onde os gatos vivem, às margens da Avenida dos Africanos, é uma espécie de refúgio para esses animais. No local há também uma casa para eles se abrigarem do sol e chuva. Diversas pessoas que passam pelo local deixam comida para que os felinos passam se alimentar.

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.