Mobilização

Ativistas da causa animal farão protesto após chacina de gatos

Mobilização será realizada hoje à tarde, em frente à Delegacia Estadual do Meio Ambiente; dezenas de gatos foram mortos em praça no Bacanga

O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Gatos foram mortos em circunstâncias ainda não esclarecidas
Gatos foram mortos em circunstâncias ainda não esclarecidas (gatos)

Protetores dos animais e ativistas da causa farão uma mobilização hoje, às 16h, em frente à Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema) para cobrar medidas após a segunda chacina registrada contra felinos que habitam uma praça localizada na Avenida dos Africanos.

A mobilização está sendo organizada pelo Movimento de Proteção Animal SLZ. “Formamos esse movimento como forma de protesto por causa do descaso do poder público e das autoridades da Dema, que não fornece nenhum tipo de informação a respeito do inquérito da matança de felinos por um psicopata que reside na área da Avenida dos Africanos”, explica a policial federal aposentada Solange Braga, uma das organizadoras do movimento.

Segundo Solange Braga, a mobilização também será uma forma de cobrar políticas públicas voltadas para a causa animal. “Os animais são tutelados do estado. Cabe ao estado cuidar e proteger. Há uma verba que vem anualmente para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). O CCZ está fechado. Foi criada pelo prefeito a UVZ (Unidade de Vigilância Sanitária, lá na Forquilha, que não faz nada. Teria que ter castrações para que não houvesse multiplicação de animais abandonados nesse município. Os veterinários que estão ali são pagos com nossos impostos. E cuidar dos animais é cuidar da saúde pública”, destaca a ativista.

A matança dos gatos está sendo investigada pelo Ministério Público do Maranhão e pela Delegacia Estadual de Meio Ambiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.