Partidos

Dois candidatos na disputa pelo comando do PT no Maranhão

Direção da legenda decidiu realizar em abril – e não mais em outubro – congresso nacional, o que forçou antecipação das disputas municipais e estaduais

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Zé Inácio vai disputar presidência do PT com Augusto Lobato
Zé Inácio vai disputar presidência do PT com Augusto Lobato (Petistas)

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu antecipar de outubro para abril deste ano – entre os dias 7 e 9 – a realização do VI Congresso Nacional da legenda. Com a mudança no calendário, ficou antecipado, também, o Processo de Eleições Diretas (PED), nos municípios e nos estados – dias 12 e 26 de março, respectivamente.

No Maranhão, despontam como candidatos ao comando do partido do ex-presidente Lula o deputado estadual Zé Inácio e o atual vice-presidente estadual, Augusto Lobato. Eles disputam a sucessão de Raimundo Monteiro.

De acordo com as novas regras estabelecidas pela Secretaria Nacional de Organização do PT, a primeira batalha entre eles será travada no dia 12 de março. Na ocasião serão renovadas as direções municipais da sigla e escolhidos os delegados estaduais.

São esses delegados que, no dia 26 de março, votarão pela escolha dos dirigentes estaduais, por isso a importância de, nos municípios, os candidatos garantirem a eleição do maior número de chapas possível.

Apoios – Para a missão de angariar votos nos municípios, cada um dos dois candidatos já postos na corrida sucessória conta com apoios importantes.

Ocupante de mandato na Assembleia Legislativa, Zé Inácio já tem uma estrutura de militantes atuando a seu favor. Além disso, por conta da antecipação do pleito, ele decidiu suspender as férias do gabinete no meio do recesso parlamentar para garantir a inscrição das chapas, que deve ser feita até o dia 30 de janeiro.

“Suspendi as férias para trabalhar exclusivamente nesse processo. Temos que organizar a militância para garantir as inscrições dentro do tempo estabelecido pelo partido”, destacou.

O deputado acrescenta, ainda, que deve contar também com o apoio do atual presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro.

“Já conversamos sobre isso e há um indicativo de que ele venha nos apoiar. Não está definido, mas já conversamos”, destacou.

De outro lado, a candidatura de Augusto Lobato deve contar com o apoio do deputado federal Zé Carlos.

MAIS

Durante o encontro estadual, além da eleição do novo comando partidário, serão escolhidos, também, os delegados que participarão do VI Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, em abril.

DATAS

12 de março – eleições diretas municipais

26 de março – eleições estaduais (por delegados)

7/9 de abril – congresso nacional

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.