Charanga

Charanga Máquina de Descascar Alho dará largada para Carnaval

Conhecida por seus longos cortejos, a charanga fundada na Madre Deus em 1986 sairá às ruas neste primeiro dia de 2017, fazendo um alegre passeio carnavalesco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
A charanga  em desfile nas ruas da Madre Deus
A charanga em desfile nas ruas da Madre Deus (Máquina )

O primeiro grito oficial de Carnaval em São Luís será dado neste domingo, 1º de janeiro, pela charanga Máquina de Descascar Alho, criada há 31 anos na Madre Deus. A concentração será às 17h, da "Estação da Máquina", no Morro do Querosene, naquele bairro. A charanga percorrerá a Avenida Rui Barbosa, Rua do Passeio, Rua do Norte, São Pantaleão e retornará à Madre Deus. Ao passar pela Rua São Pantaleão, fará uma homenagem à Casa das Minas.

Segundo Boscotô, coordenador geral da charanga, é tradição sair às ruas no primeiro dia do ano, levando a energia da comunidade, com muito samba no pé. A banda é formada por sambistas da Madre Deus e também por aqueles que compõem o grupo oficial, que se apresenta o ano todo em diversos eventos.

Em 2005, devido à violência urbana, a charanga deixou de fazer seus cortejos alternativos, saindo de outros pontos da cidade. os locais de partida eram mantidos em segredo até a largada. "Agora, ficamos apenas na Madre Deus, que estamos seguros para poder nos divertir", disse Boscotô.

A charanga tem quatro CDs gravados, privilegiando sambas e marchinhas. Nesta edição, a homenagem principal será para José Ribamar Gomes Veloso, que faleceu este ano. Ele foi um dos fundadores da Máquina e era artesão, compositor e produtor cultural. A Máquina de Descascar Alho foi fundada em 1986, chegando ao auge nos anos subsequentes. Virou a sensação do bairro e ganhou repercussão na cidade, reunindo muita gente em seus históricos cortejos, inclusive debaixo de fortes chuvas. A tradição persiste até hoje.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.