Rituais natalinos

Missa do Galo, Presépio Vivo e celebrações marcarão data

Os rituais natalinos ocorrerão desde a tarde do dia 24, tendo continuidade no dia 25, quando se comemora o nascimento de Cristo, com encenações teatrais e ritual do Advento; cada paróquia seguirá a sua programação

Jock Dean / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Presépio, que simboliza o nascimento de Jesus, é montado em diversas igrejas da capital
Presépio, que simboliza o nascimento de Jesus, é montado em diversas igrejas da capital

A chegada do Natal será celebrada pela Igreja Católica com a Missa Vespertina da Vigília de Natal, conhecida tradicionalmente como Missa do Galo. Diversas paróquias de São Luís, além da Catedral Metropolitana, irão reunir os fiéis em cerimônias ao longo do dia 24. Em São Luís, as celebrações começam às 17h e terão, além de missas, encenações teatrais sobre o nascimento de Jesus. Na Igreja da Sé, a Missa do Galo acontecerá às 19h, com apresentação do “Presépio Vivo”.
A Missa do Galo é o nome dado em países católicos à missa celebrada depois do jantar da Véspera de Natal que começa à meia-noite de 24 para 25 de dezembro. Nesta missa, todas as velas do Advento ficam acesas e canta-se o cântico de Glória. E no dia 25, domingo, novas missas em comemoração ao Natal serão realizadas abordando a mensagem de amor e fraternidade deixada por Cristo.
Nas igrejas de São Luís, os presépios já foram montados aguardam a imagem do Menino Jesus, que será colocada apenas na noite de Natal, para a celebração da Missa do Galo, que será rezada no dia 24, a partir do fim da tarde, de acordo com a programação de cada paróquia.“Na maioria das igrejas, a celebração acontece à noite. Essa antecipação do horário não compromete a liturgia da Noite de Natal”, afirma dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís.

Igreja da Sé
Na Catedral Metropolitana de São Luís, Igreja Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé), localizada na Praça Pedro II, bairro Praia Grande, a celebração da noite de Natal começa às 19h, com a Missa do Galo, celebrada pelo pároco padre César Sousa. “Antes, a Missa do Galo, na Sé, ocorria às 22h, depois passou para as 20h e agora é às 19h, por causa da insegurança, que faz com que muita gente deixe de frequentar o Centro Histórico”, informa o pároco.
Além da Missa do Galo, haverá apresentações teatrais com a dramatização do presépio e o nascimento de Cristo. As duas encenações acontecem dentro da missa, conforme as passagens das leituras bíblicas da noite de Natal. A apresentação do “Presépio Vivo” já é uma das tradições natalinas da Catedral Metropolitana de São Luís, atraindo um grande número de fiéis que lotam a Sé para celebrar o nascimento de Jesus e contemplar uma das passagens bíblicas mais importantes para o Cristianismo.

Outras paróquias
Segundo a tradição católica, no dia 24, após o pôr do sol já se considera noite de Natal, mas em algumas paróquias a celebração acontecerá às 17h. É o caso da Igreja de Santo Antônio, na Praça Antônio Lôbo, Centro. A escolha do horário levou em consideração a localização da igreja e o perfil dos fiéis, que é de maioria idosa. As celebrações na maioria das paróquias ocorrem a partir das 19h, dependendo da localidade, e considerando-se a segurança dos fiéis. Em algumas, como a de Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda, a celebração começa às 21h.
Na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro, além da Missa do Galo, no dia 24 haverá encenação teatral sobre o nascimento de Jesus e a bênção do presépio. Na Igreja de São João Batista, também no Centro, haverá cantata de Natal dia 21, com apresentação do coral São João.
A cada ano, dom Belisário celebra a Missa do Galo em uma paróquia diferente. Este ano, a celebração será na Paróquia Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda, e no dia de Natal ele celebrará missa no bairro Vila Samara.
O arcebispo afirma que este ano proporá que a comunidade católica de São Luís reflita sobre a banalização da violência e a desvalorização da vida. “Estamos vivendo um período em que os índices de violência aumentam e nada é feito para mudar isso. A vida está perdendo seu valor e nós precisamos discutir isso”, defende.

Horário das missas em algumas paróquias de São Luís

Igreja da Sé, Praça Pedro II

Dia 24: 19h

Dia 25: 10h e 17h30

Igreja de Santo Antônio, Praça Antônio Lôbo, Centro

Dia 24: 17h

Dia 25: 11h

Igreja de São João Batista, Rua da Paz, Centro

Dia 24: 19h

Dia 25: 7h e 11h

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito, Rua do Egito, Centro

Dia 24: 19h

Dia 25: 9h

Igreja de Sant’Anna, Rua de Santana, Centro

Dia 25: 8h30

Santuário Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo

Dia 24: 6h30 e 19h

Dia 25: 7h/ 9h/ 17h/ 19h

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac

Dia 24: 17h e 19h

Dia 25: 6h30/ 9h/ 19h

Paróquia São José dos Migrantes, Vila Itamar

Dia 24: 20h

Dia 25: 19h

Paróquia São Cristóvão, São Cristóvão

Dia 24: 21h

Dia 25: 7h e 19h

Paróquia Santa Paulina, Residencial Pinheiro

Dia 25: 19h30

Paróquia Nossa Senhora da Glória, Alemanha

Dia 24: 19h

Dia 25: 7h30 e 19h

Paróquia São Francisco de Assis, São Francisco

Dia 24: 19h

Dia 25: 8h30 e 19h

Paróquia Nossa Senhora da Penha, Anjo da Guarda

Dia 24: 21h

Dia 25: 18h

Paróquia São Pantaleão, Centro

Dia 24: 20h

Dia 25: 18h

Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Paranã

Dia 24: 19h

Dia 25: 6h30 e 17h

Santuário São José de Ribamar, São José de Ribamar

Dia 24: 17h e 19h

Dia 25: 6h/ 8h30/ 11h/ 17h/ 18h30

A programação completa pode ser acessada no site da Arquidiocese de São Luís: http://www.arquidiocesedesaoluis.org/

Mais

A tradição católica diz que o presépio (do latim praesepio) surgiu em 1223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo mais realista possível. Com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos, e vários outros animais. Neste cenário, foi celebrada a Missa de Natal. O sucesso dessa representação do presépio foi grande e, rapidamente, se espalhou por toda a Itália e pelo mundo. No Brasil, a arte chegou com os padres jesuítas. Em todas as religiões cristãs, é consensual que o presépio é o único símbolo do Natal de Jesus verdadeira-mente inspirado nos Evangelhos.

Personagens do presépio

Menino Jesus: é o filho de Deus, escolhido para ser o salvador do povo.

Virgem Maria: é a mãe Jesus Cristo.

São José: esposo de Maria e pai adotivo do Menino Jesus.

Gruta ou curral: é o local simbolizado pelo presépio. O curral era onde se guardava o gado. Por isso, no presépio, o Menino Jesus fica sobre palhas, numa manjedoura.

Manjedoura: é um lugar de aconchego onde Jesus ficou quando nasceu, utilizado como berço.

Um burro, um boi, o galo e as ovelhas: os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. O boi representa ainda a bondade, a força pacífica, o povo hebreu e o sacrifício. O burro simboliza a humildade e os pagãos. O galo anuncia a chegada de Jesus, uma boa nova. Já as ovelhas, além de serem os animais dos pastores, simbolizam que Jesus veio ao mundo para sacrificar-se pelos pecadores.

Anjos: os anjos anunciam aos pastores a chegada do filho de Deus.

Pastores: os pastores são homens do campo, que simbolizam a simplicidade do povo, já que Deus acolhe a todos sem se importar com sua condição social. Representam ainda o povo hebreu.

Estrela de Belém: a estrela de Belém é aquela que se coloca no alto da árvore de Natal. Foi ela que guiou os três Reis Magos quando Jesus Cristo nasceu.

Três Reis Magos: Gaspar, Baltasar e Belchior representam os povos pagãos. Eram considerados sábios. Estes três nomes simbolizam as raças distintas, representando a universalidade da salvação. Eles vieram do Oriente conduzidos pela estrela. Chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do Menino Jesus, trazendo presentes: mirra, ouro e incenso. O ouro representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão e o incenso é oferecido a Deus, que representa a divindade de Jesus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.