Despedida

João Castelo recebe homenagens durante velório na Assembleia Legislativa do Maranhão

Durante todo o dia, tucano recebeu o carinho de familiares, amigos e lideranças políticas; presidente da Câmara, Rodrigo Maia, veio de Brasília prestar solidariedade à família

Gilberto Léda - Da equipe de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Gardeninha recebe condolências, enquanto líderes locais e nacionais prestam homenagem ao ex-governador
Gardeninha recebe condolências, enquanto líderes locais e nacionais prestam homenagem ao ex-governador

O deputado federal João Castelo (PSDB) recebeu ontem, em velório realizado durante todo o dia na Assembleia Legislativa do Maranhão, homenagens após o seu falecimento, ocorrido no domingo (11), em São Paulo.

O corpo do tucano chegou à sede do Legislativo por volta das 11h, de onde só saiu pouco depois das 16h, para o sepultamento no cemitério Parque da Saudade, no Vinhais. Por conta da solenidade, não houve sessão ordinária.

Familiares e vários políticos e amigos recepcionaram o corpo no Aeroporto Hugo da Cunha Machado, e acompanharam todo o translado feito em carro do aeroporto até a funerária e em seguida, até o prédio da Casa.

Ex-governador recebeu honras militares
Ex-governador recebeu honras militares

A filha, ex-deputada estadual Gardênia Castelo, e a viúva, Gardênia Ribeiro, estiveram sempre ao lado dele, que foi muito aplaudido ao chegar ao plenário, onde recebeu homenagens.

Em entrevista a O Estado, Gardeninha comentou a tristeza de haver retornado à Assembleia, onde atuou durante quatro anos como parlamentar, para velar o corpo do pai, a quem definiu como “pessoa de uma generosidade imensa”.

“Eu nunca imaginei que eu pudesse estar nesta Casa, onde eu passei um tempo, velando o corpo do meu pai”, afirmou.

Ela agradeceu as homenagens prestadas na Assembleia e o carinho de amigos, mas destacou a presença de “pessoas simples”, que admiravam o deputado.

“Isso tudo é muito confortante, cada amigo que veio de longe e que dá uma palavra de apoio e diz: ‘Olha, Gardênia, teu pai é exemplo’. Essas pessoas simples que estão aqui, que me dizem: ‘Gardênia, teu pai me deu dignidade’. Isso é muito forte e de certa forma pelo menos ameniza um pouco a dor que a gente sente”, completou.

Missas – Durante o velório, houve dois momentos de oração, quando foi rezada missas e celebrado culto de corpo presente – um pela manhã e outra à tarde, pouco antes da saída do corpo para o cemitério.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), que também decidiu suspender a sessão plenária em Brasília, compareceu ao velório. Ele chegou acompanhado do governador Flávio Dino (PCdoB) e citou a amizade de sua família com a do tucano ex-governador.

“É a perda de um político que construiu amigos. Eu tinha uma ótima relação com ele. Era amigo do meu pai. Na política a gente tem poucas oportunidades de construir amigos, e Castelo era meu amigo. Castelo governou o estado, passou pelo parlamento nas duas casas e foi muito importante para o parlamento”, afirmou.

Natural de Caxias, João Castelo Ribeiro Gonçalves tinha 79 anos e morreu em São Paulo, após uma série de complicações cardíacas que começaram no mês de outubro.

Estava no quinto mandato de deputado estadual, mas foi também governador do Estado, senador e prefeito de São Luís.

Esse momento é de extrema dor. É uma dor que a gente só sabe quando sente”Gardênia Castelo, ex-deputada estadual e filha de João Castelo

Diretórios nacional e estadual do PSDB prestam homenagem

O presidente estadual do PSDB do Maranhão, Carlos Brandão, chegou da cidade de Brasília (DF) nesta manhã (12) acompanhado dos deputados federais Antônio Imbassahy e Rodrigo Maia, líder do PSDB na Câmara Federal e presidente da Câmara Federal, respectivamente. Com eles, também estavam o deputado federal Waldir Maranhão e o governador Flávio Dino.

Brandão estava na capital federal após recém retorno de viagem oficial pelo governo do Estado quando soube do falecimento de seu correligionário, João Castelo. Após cancelar agendas oficiais que cumpriria nesta segunda-feira, em Brasília, seguiu para o velório de João Castelo, em São Luís, na companhia de Imbassahy e Maia.

O velório ainda acontece em boa parte desta tarde, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e o enterro deve acontecer às 17h, no cemitério Parque da Saudade, localizado no bairro Vinhais.

Homenagem tucana - Além de Brandão e Imbassahy, o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, fez questão de prestar homenagem ao ex-presidente estadual do PSDB, Castelo, e o seu velório contou também com a presença de diversas lideranças do partido no Maranhão, a exemplo dos vereadores Gutemberg e José Joaquim, membros das direções estadual e municipal no estado, lideranças políticas correligionárias de todo o Maranhão e demais simpatizantes do partido.

Deputados destacam importância de Castelo no cenário político

Centenas de pessoas foram à Assembleia prestar homenagens a Castelo
Centenas de pessoas foram à Assembleia prestar homenagens a Castelo

Consternados com o falecimento de João Castelo, os deputados estaduais manifestaram sentimento de pesar e ressaltaram a importância do deputado federal que muito contribuiu para a história política do Maranhão também enquanto esteve nos cargos de governador, prefeito e senador.

A deputada Francisca Primo (PCdoB), externou sentimentos e se solidarizou com os familiares de João Castelo. “Neste momento doloroso, venho externar meus sinceros sentimentos e me solidarizar com a família do deputado federal, ex-governador e ex-prefeito de São Luís, João Castelo. Rogo a Deus que no aconchego dos seus braços, receba este ente querido e que no calor do seu imenso e generoso coração, conforte a todos os familiares e amigos por esta grande perda”, acentuou ela.

Othelino Neto (PCdoB) enfatizou que Castelo era um homem de personalidade forte, de formação conservadora e sempre disposto ao trabalho. “Mesmo aqueles que eram seus adversários reconhecem a grande disposição que ele tinha para trabalhar. Esse é um momento triste para a história política do Maranhão”, acentuou o deputado.

“Nós perdemos uma figura pública que teve presença firme na história do Maranhão. Sem dúvida alguma é uma grande perda para a política do Estado”, disse Bira do Pindaré (PSB).

“Castelo fez uma trajetória política que mercê dos conflitos, das divergências polícias, sempre foi um exemplo que muitos queriam seguir, não só pelo talento, mas de ser um exemplo que fez um dos políticos mais importantes do Maranhão”, enfatizou César Pires.

O deputado Max Barros (PRP) afirmou que João Castelo foi um grande maranhense. “Ele deixou um legado muito grande que marcou a história política do nosso Estado”.

Fábio Braga (SD) disse que Castelo foi um grande governador, deputado federal, que durante décadas permaneceu na política “fazendo um trabalho excelente e que foi reconhecido pela população como grande prefeito de São Luís”.

Marco Aurélio (PCdoB), salientou que Castelo foi um grande estadista que deu uma grande contribuição ao Maranhão. “Em Imperatriz ele deixou uma marca forte: construiu o Hospital Materno Infantil e os prédios da prefeitura e câmara municipal, além de outros benefícios ao estado do Maranhão”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.