Adeus!

Após homenagens e cortejo fúnebre, João Castelo é enterrado em São Luís

O sepultamento foi acompanhado por centenas de pessoas entre parentes, amigos e admiradores do político

OESTADOMA.COM*

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Enterro de João Castelo.
Enterro de João Castelo.

SÃO LUÍS – Comoção e homenagens marcam o enterro do deputado federal e ex-governador do Maranhão João Castelo Ribeiro Gonçalves (PSDB). O corpo do político, que também foi senador e prefeito de São Luís, saiu da Assembleia Legislativa por volta das 16h30, desta segunda-feira (12), em um carro do Corpo de Bombeiros do Maranhão, seguindo em cortejo fúnebre até o cemitério Parque da Saudade, no bairro do Vinhais

Enterro de João Castelo.
Enterro de João Castelo.

Leia também:

Morre, em São Paulo, o deputado federal João Castelo

Políticos do MA lamentam morte de João Castelo

José Sarney e Sarney Filho lamentam morte de Castelo

Corpo de João Castelo é velado na Assembleia Legislativa

População honra memória de João Castelo na Assembleia Legislativa

O enterro aconteceu pontualmente às 17h, como havia sido previsto. O sepultamento foi acompanhado de centenas de pessoas entre parentes, amigos e admiradores de João Castelo.

Missa e homenagens

Após a chegada do corpo do deputado federal à Assembleia Legislativa, por volta das 11h, foi realizada a missa de corpo presente. A cerimônia foi conduzida pelo padre Haroldo. Durante o sermão, o padre Haroldo enfatizou que a morte de João Castelo deixa todos os seus familiares e amigos tristes, mas que a esperança não deve morrer. Fiquem tristes, mas a esperança não morre. Tenham a certeza que a nossa vida é eterna; não somos destruídos. Ele vive. Castelo vive na glória do Deus Pai. Castelo partiu, mas continua vivo”, disse Padre Haroldo.

Enterro de João Castelo.
Enterro de João Castelo.

Após a benção ao grande líder político, seguida de uma oração, o padre pediu uma salva de palmas para João Castelo. “Se nós acreditamos que Castelo está vivo, eu peço uma salva de palmas para ele”.

Em seguida, o pastor Waldir, da Igreja Presbiteriana realizou o culto fúnebre que foi reservado aos familiares, autoridades e amigos de João Castelo, que estavam bastante consternados com o falecimento do grande líder político do Maranhão.

Durante todo o dia, centenas de pessoas entre família, amigos, autoridades e admiradores do ex-governador foram ao Plenário da Assembleia Legislativa prestar homenagens so deputado federal.

João Castelo era filiado ao PSDB e membro da Executiva Estadual do Partido. Exerceu o mandato de deputado federal por 5 mandatos. Foi governador de 1979 a 1982, tendo como uma das obras de principal relevância em seu mandato a construção do Sistema Italuís – que até os dias atuais funciona abastecendo a capital maranhense; além da construção do estádio “Castelão” e de bairros como o Maiobão e a Cidade Operária.

Durante o seu mandato como prefeito da cidade de São Luís, de 2009 a 2012, realizou o prolongamento da avenida Litorânea, a reconstrução total da avenida Santos Dumont e outras obras importantes para os ludovicenses. Foi também Senador da República, de 1983 a 1991, e presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), entre os anos de 2007 e 2008.

*Com informações da Assembleia Legislativa do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.