PH

Homenagem a Dimas Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, com os alunos
O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, com os alunos (PH01)

O professor Antônio Maria Zacharias de Araújo, o Dimas, um dos fundadores do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, será homenageado na próxima terça-feira, às 11h, na Assembleia Legislativa, quando será condecorado com a Medalha Manoel Beckman. O ato foi sugerido pelo deputado Eduardo Braide. A solenidade, no Plenário Nagib Haickel, será presidida pelo deputado Humberto Coutinho, presidente da AL.

Uma noite especial na AML
Alunos do Colégio Dom Bosco viveram uma noite especial na Academia Maranhense de Letras (AML). Em recente evento coordenado pelo presidente da Casa de Antônio Lobo, Benedito Buzar, e intitulado “Um dia de acadêmico na AML”, eles contaram a história de cada um dos fundadores da instituição, entre eles, Astolfo Marques, Barbosa de Godóis, Corrêa de Araújo e Clodoaldo Freitas. Diante de uma plateia formada por professores, pais e intelectuais, eles eram o centro das atenções e se engajaram em uma atividade inusitada e diferente de tudo aquilo que já haviam experimentado além das salas de aula. Além de democratizar o acesso dos mais jovens à AML, o objetivo do projeto é mostrar a importância da entidade para a sociedade. O evento integrou as comemorações alusivas aos 108 anos da AML.

Posse de juízes
A semana foi marcada por posse. O desembargador Cleones Cunha, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, empossou os juízes Manoel Matos de Araújo Chaves e Cleonice Conceição do Nascimento. Os dois permutaram entre o Juizado Especial da Fazenda Pública e a 10ª Vara da Fazendo Pública de São Luís, respectivamente.
A permuta dos dois magistrados entre as duas unidades judiciais foi aprovada em sessão plenária administrativa da Corte estadual de Justiça. Manoel Matos de Araújo Chaves tem 20 anos de efetivo exercício na magistratura maranhense. Já Cleonice Conceição do Nascimento desenvolve as atividades judicantes há 25 anos.

Lava Jato
O ator Marcelo Serrado, que desembarca em São Luís neste fim de semana para o espetáculo “O Atormentado”, viverá o juiz Sérgio Moro no filme a ser gravado sobre a operação Lava Jato, da Polícia Federal. Serrado, inclusive, chegou a almoçar com Sérgio Moro, magistrado responsável pelos julgamentos processuais em primeira instancia dos réus na operação.
O filme, por enquanto, tem o nome provisório de “Polícia Federal - A lei é para todos”, mas como toda produção artística, pode ter o título alterado até o término das gravações, como também poderá ser mantido.
O ator foi elogiado pelo papel do cômico personagem gay Clodoaldo, de Fina Estampa (Rede Globo), onde ele bajulava sua patroa e protagonizava cenas de humor durante toda a novela. Recentemente, vivei um deputado federal na novela Velho Chico, também da Rede Globo.

Prêmio para Eduardo Mendoza
Aos 73 anos, o genial escritor Eduardo Mendoza foi eleito o Prêmio Cervantes 2016, por inaugurar, em 1975, uma nova etapa na narrativa espanhola, devolvendo ao leitor o gosto pelo relato, com uma literatura cheia de sutilezas e ironia.
O nome do vencedor foi anunciado pelo ministro de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, Íñigo Méndez de Vigo, em entrevista coletiva na sede da secretaria de Estado de Cultura após a reunião do júri, que precisou de quatro votações para escolher o novo Prêmio Cervantes.
Mendoza abriu uma nova etapa narrativa com a publicação de “La Verdad sobre el Caso Savolta”, um romance que retomou também nos leitores o interesse pela história contada, e que ele manteve ao longo da carreira. Após a decisão, o ministro ligou para Mendoza, que está fora da Espanha, para dar a notícia.

Samba e Gil
O fim de semana começa em ritmo de samba em São Luís, com as comemorações em torno dos 100 anos do gênero, a serem celebrados em grande estilo, hoje à noite, na Casa das Dunas, com a apresentação exclusiva do grupo Fundo de Quintal, que optou por festejar a data na capital maranhense e de frente para o mar.
Amanhã, a cidade entrará no clima frenético de Preta Gil, uma das mais alegres artistas do Brasil. Gil vem para lançar o bloco “Aurora”, que dará o primeiro grito de Carnaval também na Casa das Dunas e agitará os sábados de janeiro e fevereiro, em plena de pré-temporada de folia.

Convite especial
Os talentosos atores da peça “Pão com Ovo” receberam um convite especial para participar do “Prêmio Multishow de Humor”, do canal Multishow, sem nem mesmo precisarem mandar material em vídeo.
Simplesmente a diretora do programa assistiu à peça, no Rio de Janeiro, e a produção se encarregou de fazer o convite aos maranhenses.
No entanto, o trio não poderá comparecer em função da agenda. No mesmo dia, eles estarão em cartaz no Teatro Miguel Falabella, na Cidade Maravilhosa. A temporada terá início em 19 de janeiro.

DE RELANCE

Suspensão de exigência
Resolução publicada no Diário Oficial da União suspende a exigência de cadeirinhas para crianças de até sete anos e meio em vans escolares. Em julho do ano passado, a obrigatoriedade do uso do equipamento havia sido adiada para fevereiro de 2017. A exigência da cadeirinha provocou a reação de motoristas de vans escolares, que fizeram protestos pelo país, alegando que a medida reduziria a capacidade de transporte. Então está resolvido!

Cantata natalina
Com a realização de uma cantata natalina, neste sábado, o Centro Infantil Vila das Letras encerrará o ano letivo e iniciará 2017 sob nova direção. O projeto é o último a ser comandado por Hayane Sauaia, que se dedicará a outros na esfera empresarial. Vila das Letras terá, assim, novos proprietários a partir do próximo ano.

Bandeira amarela
A bandeira amarela, uma taxa extra na conta de luz, não será cobrada neste mês. Bom para o bolso do cidadão! A Aneel decidiu que, devido às condições melhores dos reservatórios, a bandeira tarifária em dezembro voltará a ser verde. A cobrança de taxa extra vigorou em novembro pela bandeira amarela, com R$ 1,50 a mais a cada 100 kWh consumidos. As bandeiras começaram a ser cobradas em janeiro de 2015 e servem para cobrir o custo mais alto de gerar energia por meio das usinas termelétricas, quando a seca prejudica os reservatórios das hidrelétricas pelo país. De abril até outubro, não houve cobrança de taxa, porque também estava em vigor a bandeira verde.

Festa das Patroas
O estacionamento do São Luís Shopping recebe hoje o show “Festa das Patroas”, um megaevento que reunirá as artistas Marília Mendonça, Maiara e Maraísa e convidados. Trata-se de fenômenos atuais da música sertaneja e que têm lotado as casas de shows em todo o Brasil. Quem também fará parte do evento será a modelo e atriz Aline Riscado, mais conhecida como “Verão” (aquela do comercial). Ela estará no backstage do show fazendo presença vip.

Profusão de cores
As cores farão a diferença no fim de ano, com a chegada do Natal e do Réveillon. Marcas famosas como Calvin Klein e Tommy Hilfiger, ambas com lojas no São Luís Shopping, encontraram o tom certo e investiram em vitrines coloridas e leves, sugerindo não somente o charme do branco, mas também do amarelo, verde, vermelho e outros tons. Assim fez a Aleatory, também com loja no São Luís Shopping, que apresenta modelos esportivos e sociais com diferenciais no corte.

Saldo positivo
A empresária Daniella Andrade, que comanda a D Andrade, vai encerrar o ano com saldo positivo em sua programação anual. Foram quase 365 dias de muito trabalho e ações diversas, desenvolvidas junto a variados parceiros. A empresa é especializada em saúde ocupacional, programas de qualidade de vida e gestão de pessoas e tem como um de seus parceiros fortes a Caixa Econômica.

Para refletir com Johnny Welch:
“Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.