Imunização

Cães e gatos: apenas 42% foram vacinados contra a raiva em SL

Faltando pouco mais de duas semanas para o encerramento da campanha realizada pela Prefeitura, total de 67.802 animais foram imunizados na capital maranhense; ações serão encerradas no próximo dia 17

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Cães e gatos estão  sendo imunizados contra raiva em campanha iniciada em novembro, em São Luís
Cães e gatos estão sendo imunizados contra raiva em campanha iniciada em novembro, em São Luís (Animais)

Faltando pouco mais de duas semanas para o encerramento das ações de campanha da Prefeitura de São Luís, apenas 42% - ou 67.802 – dos cães e gatos de São Luís receberam a vacina antirrábica na capital maranhense. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com base em meta estabelecida pela pasta, no total deverão ser protegidos até 160 mil animais durante a campanha deste ano. O Município prosseguirá hoje com as ações e promoverá, de 13h e às 17h, com aplicação de doses em cães e gatos situados no distrito Cohab.

Amanhã, 3, a vacinação continuará na Cohab, com a colaboração de cerca de 230 agentes de saúde. De acordo com a Semus, do dia 4 do mês passado (quando começou a campanha de vacinação) ao dia 1º deste mês, 44.348 cães foram imunizados. Outros 23.454 gatos também foram protegidos.

Segundo o diretor da Unidade de Vigilância de Zoonozes (UVZ), João Batista Pires, a cobertura abaixo da expectativa se deve à quantidade de animais presentes nos distritos onde o trabalho já passou. “Em outros distritos que ainda não foram cobertos, há mais animais e, portanto, mais chance de elevar a nossa cobertura”, disse.

Ele informou ainda que o animal vacinado nesta etapa da campanha terá um ano de proteção imunológica. “Portanto, haverá um controle ainda maior sobre a doença, o que será positivo para a população”, afirmou.

Etapas
O mutirão de vacinação na Cohab será a quinta etapa da campanha. De acordo com a Semus, o distrito do Itaqui-Bacanga somente será contemplado com a imunização a partir de janeiro do ano que vem.

Segundo a Semus, a vacinação antirrábica de rotina para animais está disponível em três postos fixos. Além da UVZ – localizada na estrada que dá acesso ao município de Ribamar – também pode ser encontrada a vacina no Centro de Saúde Salomão Fiquene, situado no Cohatrac, e o Centro de Saúde Yves Parga, na Vila Maranhão.

SAIBA MAIS

A raiva é uma zoonose causada por um vírus presente principalmente na saliva dos animais infectados. É uma doença fatal tanto para os animais quanto para as pessoas. Quaisquer mamíferos, como cães, gatos e morcegos, quando infectado pelo vírus, podem transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Números
67.802
é a quantidade de animais vacinados nesta campanha
1 ano é o prazo estimado de proteção com a vacina

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.