Saúde animal

Campanha de vacinação antirrábica se encerra sábado no Distrito Vila Esperança

Até esta semana, ação já imunizou 130 mil animais entre cães e gatos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Campanha se encerra neste fim de semana
Campanha se encerra neste fim de semana (antirrábica)

São Luís - Ocorre neste fim de semana o encerramento da campanha de vacinação antirrábica realizada pela Prefeitura de São Luís. O último distrito a receber os vacinadores é o da Vila Esperança que recebe as equipes de vacinadores nesta sexta-feira (27), a partir das 14h e sábado (28), a partir das 8h. As ações, que começaram no dia 9 de outubro, teve grande cobertura imunológica de cães e gatos tendo sido vacinados até esta semana, mais de 130 mil animais.

Além da Vila Esperança, cães e gatos foram protegidos nos seguintes distritos: Cohab, Bequimão, Tirirical, Itaqui-Bacanga, Coroadinho e Centro. Assim como nestas áreas, a vacinação acontecerá na Vila Esperança na modalidade casa em casa, obedecendo a critérios de proteção sanitária em virtude do coronavírus.

Após a aplicação, os vacinadores orientam os responsáveis pelos animais acerca da importância do ato. "Além de proteger o animal, a vacina também representa uma proteção aos donos destes animais. É importante que a população colabore com os nossos agentes que aplicam as doses", afirmou a secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino.

De acordo com a direção da Unidade de Vigilância em Zoonozes (UVZ), ligada à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e responsável pelos trabalhos - a cidade foi dividida em distritos, para consolidar a abrangência das ações e criar um cronograma para facilitar o acesso às residências.

SAIBA MAIS

A campanha de vacinação contra a raiva é promovida desde 2013 e tem como objetivo combater a doença. A raiva é uma doença viral que possui alta taxa de letalidade, transmitida por meio do contato com a saliva de animais infectados, através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.