Vacinados

Cerca de 150 mil animais foram imunizados em campanha de vacinação antirrábica

Ação foi finalizada no último sábado (28) e abrangeu todos os distritos da capital

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Campanha de vacinação antirrábica abrangeu todos os distritos na capital
Campanha de vacinação antirrábica abrangeu todos os distritos na capital (antirrábica)

São Luís - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) imunizou, durante a campanha de vacinação antirrábica, cerca de 151 mil animais, sendo 99.559 cães e 51.417 gatos. A ação, iniciada no dia 9 de outubro deste ano, foi finalizada no último sábado (28). No último fim de semana vacinadores estiveram no Distrito Vila Esperança, última área a ser atendida.

Como nos outros distritos cobertos (Cohab, Bequimão, Tirirical, Itaqui-Bacanga, Coroadinho e Centro), os vacinadores adotaram à modalidade casa em casa. Cada animal era imunizado e a orientação era que o dono se mantivesse com o máximo de distância do vacinador.

"O saldo da campanha foi extremamente positivo. Apesar da pandemia e das medidas de distanciamento social, a população entendeu nosso apelo e colaborou conosco. Os agentes da secretaria executaram um excelente trabalho", afirmou a secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino.

Além de luvas e máscara, a cada aplicação os vacinadores higienizavam as mãos com álcool em gel. Após a aplicação, os vacinadores orientaram os responsáveis pelos animais acerca da importância de cumprir os protocolos sanitários.

A campanha contra a raiva na modalidade casa em casa, é promovida desde a primeira gestão do prefeito Edivaldo e tem auxiliado no controle da doença. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a raiva é uma doença viral que possui alta taxa de letalidade, transmitida por meio do contato com a saliva de animais infectados, através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.