Ampliação do serviço

300 novos táxis deverão circular em São Luís

Permissões para a ampliação do serviço foram aprovadas por meio de requerimento, apreciado no dia 21 deste mês, na Câmara Municipal

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
2.300 veículos estão em operação atualmente em São Luís, de acordo com o Sindicato dos Taxistas
2.300 veículos estão em operação atualmente em São Luís, de acordo com o Sindicato dos Taxistas (A capital maranhense dispõe atualmente de 2.300 veículos em operação, de acordo com o Sindicato ds Taxistas)

A capital maranhense deverá contar com 300 novos táxis. As permissões para a ampliação do serviço foram aprovadas por meio de requerimento, apreciado no dia 21 deste mês, na Câmara Municipal de São Luís e depende, de acordo com o Sindicato dos Taxistas, de aprovação da Prefeitura de São Luís.

Caso seja aprovada, deverá haver uma elevação em 13% no fluxo de táxis na cidade. Atualmente, de acordo com dados do Sindicato dos Taxistas, São Luís possui 2.300 táxis circulando na cidade.

De acordo com a entidade, a ampliação do serviço obedecerá à orientação das entidades de classe nacionais que, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima que a capital maranhense tenha, nos próximos anos, um táxi para cada 300 pessoas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de São Luís, Raimundo Medeiros, a inclusão de novos táxis será positiva para a categoria. “Eu creio que haverá uma melhoria para os trabalhadores, já que a classe estará mais forte para ir em busca de seus direitos”, disse.

Outro lado

Alguns taxistas mais antigos entendem que o acréscimo de novos veículos ao serviço será prejudicial, pois acirrará a concorrência. “Está faltando é clientela, e não táxis. Veículos têm até demais. É preciso cuidar de outras coisas e não aprovar esta medida”, disse o taxista José Maria Barros, que trabalha na função há 45 anos em São Luís.

O requerimento que foi aprovado na Câmara para incluir novos táxis em São Luís foi encaminhado pela vereadora Luciana Mendes (PP). Em julho deste ano, ela articulou para a desaprovação dos serviços do Uber na cidade.

A direção do Uber informou, no início deste mês, que havia a possibilidade de ingresso do serviço na cidade, mas não fixou prazo.

Frase

“Eu creio que haverá uma melhoria para os trabalhadores, já que a classe estará mais forte para ir em busca de seus direitos”

Raimundo Medeiros

Presidente do Sindicato dos Taxistas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.