Festival

Elas na praça

Festival BR-135, que acontece na Praça Nauro Machado, às 19h, recebe hoje as cantoras Nathália Ferro e Lei di Daí, e também Tambor de Crioula de Mestre Felipe, Tássia Campos e Núbia; evento acontece até amanhã

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Nathalia Ferro é uma das atrações de hoje
Nathalia Ferro é uma das atrações de hoje (Nathalia Ferro)

Cantora e compositora maranhense radicada há um ano e meio em São Paulo, Nathália Ferro será uma das atrações da programação de hoje no Festival BR-135, que começa a partir das 19h, na Praça Nauro Machado (Praia Grande). Além dela, se apresentarão Tambor de Crioula de Mestre Felipe, Tássia Campos, Núbia e Lei di Daí (SP). O show de Na-thália Ferro terá canções dos seus dois últimos álbuns, intitulados “Instante” e “Alice Ainda”, e também músicas autorais inéditas, a exemplo de “Random Girls” e “A Revolução das Bruxas”.

“Eu acho sempre incrível participar desse festival. Primeiro pela importância e a proporção que ele alcançou. Segundo, porque, literalmente, vi ele nascer, desde quando eu era apenas uma ‘ideia’, sobre a qual os cantores Alê Muniz e Luciana Simões conversavam na sala do antigo apartamento deles”, relembrou a cantora.

Para ela, é bom saber que a iniciativa partiu de um desejo genuíno de colocar a música do Maranhão em outro patamar, e de fomentar, de maneira gratuita e extremamente bem organizada, público, palco, luz, som de qualidade, além das oportunidades de troca profissional e capacitação que acontece nas palestras.

“Pelo que tenho observado em relação a outros festivais, este é um dos mais especiais, justamente por unir qualidade com aprimoramento e divulgação da cena, tudo isto de forma gratuita”, elogiou a cantora, que está estreando um experimento novo, em se tratando de formato, sonoridade e dinâmica.

Mistura

O novo trabalho de Nathália Ferro chama-se “Selvagem/Transcendental”. Pela primeira vez, ela mistura seu som a beats eletrônicos. “Era um estudo que eu já estava fazendo em São Paulo, e agora tive a oportunidade de experimentar com os artistas que se apresentam comigo e com a minha banda no palco”, contou.

A artista começou cantando na banda Tribo de Jah, em 2004, mas a carreira solo só veio a deslanchar em 2012. O trabalho da maranhense, de certa maneira, contribui para o empoderamento feminino. “Ninguém aguenta mais o modelo patriarcal de organização social. As pessoas estão loucas para experimentar o que são de forma verdadeira, sem amarras e sem riscos. Muita gente tem dedicado especial atenção ao ato de amar e respeitar o diferente. É normal que essas mudanças causem pavor nas mentes que sustentam o nosso sistema falido”, opinou a artista.

A programação do festival terá ainda apresentações de Tambor de Crioula de Mestre Felipe, Tássia Campos, Núbia e Lei di Daí (SP). A cantora e compositora Lei di Dai, por exemplo, está comemorando 10 anos de carreira solo. Coroada “Rainha do Dancehaal Raggamuffin Brasileiro”, pela revista Rolling Stone, ela recém lançou o disco “Quem tem fé tá Vivo 2016”.

O disco foi gravado na Redbull Station, mixado por Rodrigo Funai e Buguinha Dub, que também assina a masterização. Com produção musical de Drumagick, Gustah Echosound, Vinnieman, Diego Sants (Beatwise), Ricardo Cabes (Track cheio), Rafaela Bad $ista e Kleiton Bassi, o álbum conta com as participações dos cantores Jimmy Luv, Marietta Massarock, Fauzi Beydon (Tribo de Jah) e dos rappers Kamau e Max B.O.

Serviço

O quê

Natália Ferro e Lei di Daí no Festival BR-135

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Praça Nauro Machado (Praia Grande

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.