Cinema

“Walter do 402” vence festival na Romênia

Filme do cineasta Breno Ferreira, que narra a história de um idoso solitário, foi agraciado com o prêmio Especial do Júri no Festival SHORT to the Point em Bucareste

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Cena do filme "Walter do 402", do cineasta Breno Ferreira
Cena do filme "Walter do 402", do cineasta Breno Ferreira (Walter do 402)

O curta-metragem “Walter do 402”, do cineasta Breno Ferreira, venceu na categoria Prêmio Especial do Júri no Festival SHORT to the Point, em Bucareste, Romênia. Além disto, foi selecionado para o London Monthly Film Festival, que ocorrerá em Londres, Inglaterra. O filme já foi exibido também no 10º Brazilian Film & TV Festival of Toronto, Canadá, quando concorreu aos prêmios de Melhor Filme, Direção, Ator e Atriz.

A obra conta a história de Walter, um idoso rabugento, que sofre com a solidão e vê no suicídio a única saída. Protagonizado pelo ator Antonio Petrin, a obra traz no elenco o ator franco-maranhense Antonio Saboia (produtor associado e co-diretor do filme) e outros maranhenses na equipe, como Camila Aranha, na produção; Jr. Balby que assina como continuísta, e Fernando Braga, como coordenador de produção; além da trilha sonora assinada pelo maestro Joaquim Santos e montagem adicional de André Garros.

Para o cineasta, a maior premiação é fazer com que o filme seja visto pelo maior número de pessoas. “Minha maior alegria é que o filme seja visto, independentemente de ser premiado ou não. Eu faço filmes para que a temática abordada seja colocada em questão, em discussão. Para mim, se o filme contribuir de alguma maneira com isso, esta será a maior premiação”, diz Breno Ferreira.

Em “Walter do 402”, o cineasta se debruça sobre um tema comum à terceira idade, a solidão. O cineasta explica que se inspirou na avó para desenvolver o roteiro. “Durante anos eu almoçava com minha avó todas as quartas. Como eu sou um perguntador nato, queria saber como era sua vida e, em algumas ocasiões, ela dizia que se sentia sozinha. Nessa época, li reportagens sobre o quanto a solidão gerava depressão. Nesse momento pensei no roteiro. Imaginei alguém como minha avó, tão otimista com a vida, apesar de se sentir só em alguns momentos, deparando-se com outra pessoa que já perdeu as esperanças”, relembra.

Além de “Walter”, o cineasta assina “Instante”, em parceria com Francisco Colombo e Fabio Eneas; e ainda “Um minuto para o fim do mundo”, “Neorealismo nordestino” e “Ódio”, também em parceria com Francisco Colombo.

Em Brasília, em 2007, trabalhou no longa “Um Assalto de Fé”, de Cibele Amaral, como continuísta. No Rio de Janeiro atuou no canal Multishow, na Conspiração,onde trabalhou com nomes como Claudio Torres, Carolina Jabour, Daniel Lieff, Breno Silveira, Andrucha Waddigton, Selton Melo, André Moraes, Hsu Chien e Anita Barbosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.