Música

Shows e movimento na praça

Festival BR-135 terá início amanhã e prosseguirá até o dia 26, na Praça Nauro Machado, com programação diversificada; na abertura, se apresentarão Boi de Santa Fé, Venga Venga, DuSouto e Nação Zumbi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Dupla de DJs Venga Venga apresentará sua viagem sonora
Dupla de DJs Venga Venga apresentará sua viagem sonora (Venga Venga)

São Luís vai virar terreno da música a partir de amanhã, 24,com a realização de mais uma edição do Festival BR-135, que receberá 18 shows no total. Além da banda pernambucana Nação Zumbi, estarão em São Luís Liniker e os Caramelows (SP), o Imorrível Di Melo (PE), DuSouto (RN), Venga Venga (SP) e Bruno Batista (MA). E ainda as 15 atrações selecionadas. A programação acontecerá até o dia 26, na Praça Nauro Machado (Praia Grande).

Amanhã, a abertura, às 19h, será com o Boi de Santa Fé, a dupla Venga Venga, o trio Du Souto e a banda Nação Zumbi. USanta Fé é um dos grupos folclóricos mais tradicionais do Maranhão, referência para o Bairro de Fátima, onde está situado seu barracão. O grupo possui cinco CDs gravados e têm destacada atuação nas festividades culturais do Estado, muito requisitado para apresentações em arraiais públicos e particulares, levando a beleza de seu espetáculo, onde a batida das matracas e dos pandeirões são fortes e vibrantes, soando com altivez, harmoniosas toadas.

A Venga Venga é uma dupla de DJs formada pelo hair stylist paulistano Denny Azevedo e o designer mineiro Ricardo Don, que mistura ciganismo, música étnica, performance e dança. As festas promovidas pelo duo tem clima libertário e a próxima da lista é uma produção e tanto. O movimento começou em 2013 pelas mãos dos artistas multimídia brasileiros. Iniciado como um projeto de pesquisa musical apresentado em forma de festas, passou a ser uma plataforma, ou “movimento cultural itinerante”, criando performances, instalações, artes gráficas e multimídia que dialogam com escapismo, apropriação cultural, migrações, diversidade sexual e redescoberta do espaço urbano. A base do trabalho é resgatar e ressignificar símbolos culturais de origens diversas, que agregadas ao hedonismo e sinestesia interagem com o público em comoções estéticas.

Musicalmente, Venga Venga busca promover uma viagem sonora evocando ritmos e mitos de várias partes do mundo, em várias épocas. Agitadores culturais ativos na cena brasileira, os dois foram criadores e curadores de intervenções em importantes festivais de rua, como “Virada Cultural de São Paulo” e “Virada Cultural de Belo Horizonte”, três edições do Festival SP NA RUA, além de criar o bloco CIGA-NOS, um cortejo que reúne há 3 anos milhares de pessoas no Carnaval paulistano, que mistura bloco de Carnaval tradicional com cultura cigana.

Trio potiguar que vem embalando noitadas animadas e dançantes com seus beats autorais e letras bem sacadas, DuSouto também estará no BR-135. É formado por Paulo, Gabriel e Gustavo. Eles apresentarão canções dos discos “Dusouto”, “Malokeiro High Society” e “Cretino”, os três álbuns da banda até o momento.
Depois, será a vez da banda Nação Zumbi, que está completando 25 anos de carreira e é uma das mais importantes formações da música brasileira dos últimos 20 anos.

Com Chico Science, Nação Zumbi lançou dois discos, “Da Lama ao Caos” (1994) e “Afrociberdelia” (1996). Já no póstumo “CSNZ” (1998), a banda deu mostras de que seguiria outro caminho, diferente daquele que vinha se desenhando com Chico Sciene. Inicialmente um octeto, hoje a Nação é um quinteto: Lúcio Maia, Jorge Du Peixe (voz), Dengue (baixo), Toca Ogan (percussão) e Pupillo (bateria). Os tamboristas Tom Rocha e Gustavo Da Lua são músicos contratados.

Resistência cultural

O projeto BR-135 é uma realização da dupla Criolina, formada pelos cantores Alê Muniz e Luciana Simões, e integra o programa Vivo Transforma, com patrocínio da Vivo por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A iniciativa segue na estrada de som ocupando o Centro Histórico de São Luís como forma de resistência cultural por meio da arte. “Além da música, nesta edição 2016 outras linguagens estarão nos palcos e na rua em um amplo painel das várias linguagens e formas de expressão. Nossa ideia é mostrar que a estrada do festival está aberta para os artistas que resistem fora da indústria cultural”, explica Luciana Simões.

O evento tem ainda outro enfoque, com palestras, oficinas e encontros entre artistas, produtores e jornalistas de várias cidades brasileiras debatendo sobre arte, cidadania, música, cultura digital e jornalismo cultural. Entre os nomes confirmados, estão Roberta Martinelli (TV Cultura e Rádio Eldorado), Alexandre Mathias (blog Trabalho Sujo), Marcelo Costa (blog Scream&Yell), Maurício Garcia (Virada Cultural SP), Júlio Barroso (Ocupa Minc RJ), Alexandre Rossi (Circo Voador RJ) e Marcel Arêde (Amplicriativa).

Serviço

O quê

Projeto BR-135

Quando

De amanhã até o dia 26, às 19h


Onde

Praça Nauro Machado (Praia Grande)


Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.