Partidos

Possibilidade de filiação de Waldir Maranhão opõe dirigentes do PT no estado

Membros do alto escalão petista rechaçam qualquer tipo de aproximação, mas deputado diz que vice-presidente da Câmara seria bem-vindo

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Governador Flávio Dino cumnprimenta Maranhão por sua ação no impeachment, sob aplausos de Jerry
Governador Flávio Dino cumnprimenta Maranhão por sua ação no impeachment, sob aplausos de Jerry (Flávio Dino cumprimenta Waldir Maranhão, sob aplausos de Márcio Jerry)

A notícia de que o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), pode se filiar ao Partido dos Trabalhadores, abriu uma divergência no comando da legenda no estado.

A informação sobre a possível saída do parlamentar do PP – e sua entrada no PT – é da coluna Expresso, da revista Época. Segundo a publicação, a entrada de um novo companheiro contaria com as bênçãos do ex-presidente Lula (PT) e o apoio do governador Flávio Dino.

Todos os dirigentes ouvidos pela reportagem de O Estado afirmaram que não há nada oficial em relação, pelo menos, a um convite. Mas o deputado Zé Inácio chegou a dizer que uma filiação do pepista seria bem-vinda.

Já o presidente estadual da legenda, Raimundo Monteiro, rechaçou qualquer possibilidade. Para ele, “Não existe nenhuma ligação do partido com o deputado”.

“O PT não formalizou convite algum para o deputado Waldir Maranhão. Não há nada em relação a isso. Absolutamente nada em relação a isso”, disse o presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro. O deputado também não procurou o partido. Nunca houve conversa em relação a filiação dele no PT. Nunca houve contato. Não existe nenhuma ligação do partido com o deputado”, disse.

Monteiro acrescenta que, se há articulação do governador do Maranhão, esta seria para uma filiação de Waldir ao PCdoB, não ao PT. “A articulação do governador Flávio Dino é no PCdoB. Em relação ao PT jamais houve contato com Waldir Maranhão”, finalizou.

Membro da Executiva Estadual, Fernando Silva também diz desconhecer qualquer aproximação. “O PT no Maranhão nunca nem cogitou isso. Nem o PT no Maranhão, nem o nacional”, reiterou.

Parceiro – Apesar de também confirmar que não há qualquer tratativa formal pela nova filiação, o deputado estadual Zé Inácio declarou que Waldir Maranhão seria bem recebido no PT.

Ele destacou a atuação do parlamentar durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em uma ocasião, no exercício da presidência da Câmara, o deputado do PP chegou a dar um despacho anulando a sessão em que foi aberto o processo de impedimento – depois ele revogou o próprio ato.

“Waldir Maranhão é um parlamentar atuante, que foi um parceiro nosso, solidário num momento difícil, votou a favor da presidente Dilma, principalmente por conta disso, tem meu respeito”, comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.