PH

Uma grande produção em dezembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Glícia, Glauber e Filipi Gentil com o empresário Aluízio Alves
Glícia, Glauber e Filipi Gentil com o empresário Aluízio Alves (PH01 )

Dezembro se aproximando e com ele, além das tradicionais confraternizações, os eventos de público recorde, a exemplo da “Festa das Patroas”, a ser promovida dia 2, no São Luís Shopping. Essa mega-produção reunirá em São Luís dois fenômenos da música sertaneja na atualidade: Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraísa. Além delas, se apresentarão também Mano Walter e Luís Marcelo & Gabriel.

Livro de Cleones
Deus e Estado, Religião e Estado, Igreja e Estado, o religioso e o profano, o político e o temporal – eis aí alguns pontos de uma questão delicada, tanto de ordem teórica quanto de ordem prática, da qual se deve aproximar com cuidado.
Não foram poucas as vezes, ao longo da História do Ocidente, que esses dois polos se confundiram ou se sobrepuseram, para prejuízo de ambos.
Na revelação bíblica e, especificamente, no Evangelho, encontra-se uma chave de solução. Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus (Mt 22, 21).

Livro de Cleones 2
No assunto: essas palavras, pronunciadas por Jesus em resposta à cilada armada pelos fariseus,
sinalizam a direção para a qual caminhará a sociedade ocidental.
Não é por acaso que a ideia e a realização – nem sempre de maneira feliz, mas é assim que a História caminha – do Estado Laico e da Liberdade Religiosa surgiram em sociedades profundamente marcadas pelo Cristianismo.
A dissertação apresentada pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha para obtenção do título de Mestre em Direito Canônico, aborda com clareza e objetividade as relações Igreja e Estado. E é um auxílio valioso para superarmos equívocos desnecessários e para retomarmos valores preciosos da mensagem evangélica e da tradição cristã.
Hoje, portanto, a partir das 18h, durante a festa do trigésimo aniversário da Escola da Magistratura - ESMAM, Cleones fará o lançamento
do seu livro Relações Igreja - Estado, fruto da sua dissertação do mestrado em Direito Canônico.

Longo tempo de amizade
Uma das mais tradicionais turmas de ex-alunos do Colégio Marista se reúne amanhã à noite, para comemorar 50 anos de amizade.
A conhecida ‘Turma de Irmão Itaici’ é integrada por pessoas que hoje participam de diversas atividades profissionais na sociedade maranhense.
Vale lembrar que ao longo dos anos, o grupo itaiciano se reúne mensalmente em almoço em restaurante da cidade para colocar as conversas em dia e relembrar os velhos tempos de estudantes.

No jardim do museu
Sugestivo o endereço do lançamento do livro “As casas que habitam em mim”, de autoria da pedagoga e ex-professora da Universidade Federal do Maranhão Thereza Pflueger, a ser apresentado à sociedade dia 24 de novembro, no Jardim do Museu Histórico e
Artístico do Maranhão, na Rua do Sol. O lugar não poderia ser outro, pois naquele suntuoso prédio morou o bisavô da autora.
A obra é uma gostosa leitura. É, na verdade, uma viagem pelas memórias de Pflueger, que escreve com a delicadeza da alma e nos apresenta o livro de sua vida, a partir de relatos das residências onde morou. É também uma narrativa sobre a cidade de São Luís.
É bem verdade que se trata de uma criativa metáfora. A autora quer nos dizer que as casas onde moramos carregam muito de nós e vice-versa. São símbolos valiosos que guardam preciosidades de nossas vidas.

Amigos da Marinha
A Sociedade dos Amigos da Marinha do Brasil e o Centro de Comunicação Social da Marinha do Brasil realizarão dois eventos importantes em São Luís. O primeiro será o II Encontro Nacional de Presidentes de Soamar, hoje, no Rio Poty Hotel. O segundo será a XXI Convenção Nacional da SOAMAR Brasil, sexta e sábado, no mesmo local.
A expectativa é de que o II Encontro Nacional de Presidentes de SOAMAR reúna representantes das 54 Sociedades Amigo da Marinha Regionais do Brasil.

Amigos da Marinha 2
O principal objetivo é possibilitar uma maior integração entre as Sociedades Regionais Amigo da Marinha e a Marinha do Brasil.
Na ocasião, os participantes discutirão temas importantes de interesse da sociedade brasileira, tais como, o momento atual da economia em relação aos projetos e estudos da Marinha do Brasil, que será abordado na palestra do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de esquadra Leal Ferreira, além de outros assuntos peculiares a SOAMAR e a Marinha do Brasil.

Menos Zika
A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a campanha “Mais Direitos, Menos Zika”, que visa à promoção do acesso à informação sobre os meios de prevenção da doença e sobre os direitos da população. O enfoque da mobilização é nos direitos humanos como centro do combate aos efeitos do vírus.
A campanha vai distribuir materiais com informações sobre as formas de prevenir a infecção pelo Zika, mostrando os insumos e tratamentos aos quais a população tem direito e ainda quais os meios de reclamação, caso esses direitos sejam negados.

TRIVIAL VARIADO

Nove entre cada dez especialistas no assunto indicam o ponto de partida para modificações na Previdência do setor público: não há caixa que possa devolver a qualquer de seus beneficiários em aposentadorias muito mais do que recebeu de contribuições. As medidas que o governo federal vai propor são autoexplicativas.

Em 2000, quando passou a vigorar a Lei de Responsabilidade Fiscal, a oposição se muniu de toda a sua artilharia para condenar. Alegou que “seria o fim do País”. Passados 16 anos, os que condenavam tornaram-se réus por conta de crimes graves contra o setor público.
Frase que editoriais de jornais publicam há décadas: “O Brasil se defronta, em matéria de impostos, com uma verdadeira saturação, tanto pelo extenso campo de incidência quanto pela elevação de suas taxas.”

Com a montagem dos secretariados municipais, abre-se a temporada de conhecidos discursos sem pontos finais, substituídos por etcéteras e reticências.

Avolumam-se os pedidos de novos registros no Tribunal Superior Eleitoral. Com isso, monta-se o cenário da película “Pequenos partidos, grandes negócios”. Enriquecerá a série Vivaldices Variadas.

Hoje, existem no País 35 partidos e outros 20 estão com pedidos de registro protocolados no Tribunal Superior Eleitoral. Significa o funcionamento aumentado do puxadinho no balcão de negociações.

Ana Lúcia e Amaro Santana Leite já decidiram: a confraternização de fim de ano que o casal realiza para reunir amigos, será dia 3 de dezembro, no restaurante Manu, no Brisa Mar Hotel.

DE RELANCE

“Cases” de sucesso
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), entidade do Sistema Fiema, promove, hoje e amanhã, a segunda edição do “Workshop Ativamente”, na Casa da Indústria. O encontro reunirá empresários e palestrantes convidados que apresentarão cases de sucesso. O convidado dessa edição é o administrador de empresas Higor Alencar, da Comic Pizzaria Express, que vai abordar o uso do Marketing Virtual na sua empresa, referência de mercado nas redes sociais.

Troféu Alfredo Menezes
A Associação Atlética do Banco do Brasil sediará a Copa Primavera de Voleibol-Troféu Alfredo Menezes, jornalista ícone do esporte no Maranhão e colaborador do jornal O Estado. As inscrições continuam abertas até a próxima sexta-feira. As equipes interessadas em participar da
competição que movimentará o voleibol Maranhense deverão realizar sua inscrição na secretaria da Associação, no bairro do Calhau.

Prorrogação
A medida provisória que trata da reforma do ensino médio terá mais 60 dias para ser discutida no Congresso Nacional. Com isso, o Congresso terá até meados de janeiro para votar a medida. A prorrogação do tempo de apreciação de MPs está prevista no regimento do Congresso Nacional e ocorre quando uma MP não tem a votação encerrada tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal no prazo de 60 dias.

Ginástica Artística
Voltado para crianças com idades a partir dos 3 anos, vem aí o Festival de Mudança de Nível da Ginástica Artística, nos dias 18 e 19 deste mês, na Academia Viva Água, Trata-se de um grande circuito para avaliação das habilidades dos desportistas. É provável que participem cerca de 150 crianças.

Viabilidade
Direto da Bahia, a Faculdade de Negócios Faene receberá esta semana o professor Antônio Carvalho, para ministrar a disciplina “Análise de Viabilidade” para a turma do MBA em Auditoria, Controladoria e Finanças. Primeiro na unidade de Imperatriz e, logo em seguida, em São Luís. A instituição, aliás, iniciará seus vestibulares para as graduações de Administração e Logística.

Jeito Inocente
Neste sábado, na Casa das Dunas, haverá show do grupo Jeito Inocente, pela primeira vez em São Luís. A banda vai sacudir mais uma edição do projeto Samba do Pinto, de Mário Carneiro Júnior. No mesmo evento, se apresentarão ainda Vamu di Samba e Pintou Samba. A participação especial será o cantor Ivan. O Samba do Pinto costuma atrair uma ala jovem e bonita de São Luis, sendo esta uma das principais características da festa.

Encontro sobre saúde
Começou ontem e prosseguirá até o dia 18 o VII Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “O SUS do tamanho da necessidade do povo brasileiro”. O encontro acontece na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É a primeira vez que o evento sai de Brasília (DF). A iniciativa é do Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador.

Para refletir com José de Alencar:
“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.