Prisão

Bandido envolvido em assalto a bancos é preso no interior

Francisco das Chagas Brasil é suspeito de participar de explosões de caixas eletrônicos nas cidades de Igarapé Grande, Paulo Ramos e Lima Campos

Leandro Santos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Francisco das Chagas estava sendo procurado desde janeiro
Francisco das Chagas estava sendo procurado desde janeiro (Bandido envolvido em assalto a bancos é preso no interior)

A Polícia Civil prendeu na madrugada de ontem, por volta de 4h, um homem identificado como Francisco das Chagas Brasil, de 29 anos de idade, no povoado Cazuza, localizado no município de Joselândia (distante aproximadamente 330 km de São Luís). De acordo com as investigações, ele é envolvido com explosões de caixas eletrônicos de agências bancárias.

A prisão foi efetuada por policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Conforme informações repassadas pelo delegado Tiago Bardal, chefe da superintendência, contra Francisco das Chagas havia uma mandado de prisão preventiva em aberto pelas participações nas explosões aos caixas eletrônicos dos Bancos do Brasil e Bradesco da cidade de Igarapé Grande, ocorrido no dia 6 de janeiro deste ano.

Sobre essa ocorrência, os criminosos chegaram na cidade e se dirigiram para essas duas agências bancárias. De posse de armas e explosivos, os bandidos destruíram os caixas eletrônicos dos estabelecimentos e em seguida fugiram.

Dias depois, a polícia prendeu alguns dos responsáveis pelo delito. Foram detidos: Antônio de Macedo Brandão Filho, o Lourão, de 30 anos, chefe do bando, natural de Bacabal; Francisco de Jesus Silva, o Titico, de 24 anos, natural de Lago da Pedra; Marcos de Jesus Silva, o Peba, de 20 anos, nascido em Lago da Pedra; Hilton Carlos Rodrigues da Silva, o Dj, de 21 anos, natural de Bacabal, e Antônio Henrique Marques de Sousa, o Chorrinho, de 19 anos, nascido na cidade de Lago da Pedra.

Com o bando, foram apreendido uma escopeta calibre 12, duas pistolas, sendo uma calibre 9 mm e outra 380 e apetrechos utilizados durante a ação criminosa como balaclava, luvas e fardamento das Forças Armadas.

Além disso, Francisco das Chagas, preso na segunda-feira, também participou da explosão dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil da cidade de Paulo Ramos, ocorrido no dia 12 de novembro do ano passado, e da explosão dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil da cidade de Lima Campos ocorrido no dia 15 de outubro também do ano passado.

Ocorrências – De acordo com as estatísticas do Sindicato dos empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado do Maranhão (Seeb-MA), este ano já foram registradas 54 ocorrências contra bancos em todo o estado.

Desses casos, 41 foram arrombamentos de caixas eletrônicos, nove foram assaltos e quatro foram classificados como saidinhas bancárias. O ano passado terminou com o registro de 84 casos: 61 arrombamentos, 12 saidinhas bancárias e 11 assaltos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.