Eleição 2016

Segundo turno da eleição é tranquilo em São Luís

Não houve incidentes com urnas e as filas foram pequenas nas seções eleitorais, garantindo a rápida votação, que foi encerrada às 17h, sem transtornos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
SEGUNDO turno foi  marcado por filas pequenas de eleitores nas  seções
SEGUNDO turno foi marcado por filas pequenas de eleitores nas seções (Eleição)

SÃO LUÍS - São Luís experimentou uma eleição tranquila no segundo turno. Não houve registro de problemas nos locais de votação, exceto alguns incidentes com relação ao descumprimento de regras eleitorais. As longas filas não existiram e em alguns colégios, mesários e presidentes de mesa vivenciaram um pleito atípico, dado o pouco movimento de eleitores. A maioria acreditava que o índice de abstenção seria alto. No fim da votação, totalizou 16%, 2% a mais do que no primeiro turno. O pleito ocorreu das 8h até as 17h.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dos 659.778 eleitores aptos a votar, 298.250 mil são do sexo masculino e 361.529 mil pertencem ao sexo feminino. Todos foram distribuídos em 260 locais de votação, que começou pontualmente às 8h. Nenhuma urna apresentou defeito, o que contribuiu para a agilidade do processo. Estava prevista a participação de 7.872 mesários, divididos em 1.968 seções aptas ao funcionamento. As equipes eram compostas ainda por coordenadores de prédios e advogados, que ficaram a postos para recebimento de denúncias e encaminhamentos.

Logo nos primeiros minutos de votação, o vaivém de pessoas era tímido na Escola Modelo, um dos colégios eleitorais do centro de São Luís. Em cada uma das 15 seções, dois fiscais acompanharam o processo cívico, sendo um dentro e outro fora da sala. Segundo Mônica Andrade, coordenadora de prédio pela Coligação do PDT, a atmosfera era das mais calmas, sem tumulto ou longas filas. “Aqui, quando o relógio deu o sinal verde, o processo começou com tranquilidade e sem nada que nos preocupasse. É, sem dúvida, uma eleição serena do ponto de vista operacional”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.