Segundo Turno

Urnas são levadas para os locais de votação

Um total de 1.968 urnas eletrônicas começaram na sexta-feira, 28, a serem levadas para as seções eleitorais de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
(Funcionários dos Correios fazem o transporte das urnas eletrônicas)

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições municipais, neste domingo,30, em São Luís, começaram a ser levadas na sexta-feira,28, do depósito do Fórum Eleitoral, na Madre Deus, ao lado do Anel Viário. Ao todo, 1.968 urnas eletrônicas são distribuídas com escolta policial, igual como ocorreu no 1º turno, nas seções eleitorais de 260 locais de votação da cidade. A votação está prevista para ocorrer das 8h às 17h, horário local.

Algumas escolas estavam sendo preparadas na sexta-feira,28, para receber as seções. Na UEB Monsenhor Frederico Chaves, no São Francisco, funcionários faziam a limpeza das salas e corredores, antes que as urnas fossem colocadas em seus respectivos locais.

Neste sábado, 29, ainda ocorre no 5º andar da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (Areinha) o sorteio de duas urnas eletrônicas que passarão por auditoria através da votação paralela. O sorteio é aberto aos partidos políticos, imprensa e público interessado.

Às 11h30, no auditório Ernani Santos (sede do TRE), o desembargador Lourival Serejo (corregedor) oficializará o sistema de gerenciamento das Eleições 2016 referente ao 2º turno.

Denúncias

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) chama a atenção do eleitor para denunciar práticas irregulares que são comuns no dia da eleição, tais como compra de voto, boca de urna e propaganda irregular. Tudo isso pode ser notificado ao TRE por meio do aplicativo "Pardal", disponível nas lojas online.

Por meio desse aplicativo, qualquer cidadão do país pode denunciar irregularidades praticadas por candidatos e partidos enviando fotos, áudios ou vídeos que comprovem indícios de crime que serão encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE), que avaliará a consistência das informações recebidas e formalizará eventuais denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.

Para saber ou confirmar onde vota, o eleitor pode baixar o aplicativo “onde votar” nas lojas online disponíveis para os sistemas Android e IOS; consultar no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br; ou ainda ligar para o número 0800 098 5000, entre as 8h e 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.