Pesquisas na berlinda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

A grande suspeição sobre as pesquisas de intenção de votos em São Luís - levantada desde o primeiro turno - tem colocado na berlinda, além dos próprios institutos, também a Justiça Eleitoral maranhense, instância de regulamentação e decisão sobre todos os aspectos da campanha eleitoral.
Desde o primeiro turno, a Justiça Eleitoral recebeu uma série de questionamentos quanto a levantamentos feitos por institutos com alto grau de suspeição - algumas das ações pedindo, inclusive, banimento de empresas por serem recorrentes em “equívocos”. Mas os juízes nunca julgaram nenhuma das ações.
Esta semana, no entanto, um dos membros do TRE foi aos holofotes ao decidir - a pedido do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) - que o candidato do PMN, Eduardo Braide, não poderia usar em sua propaganda os números da pesquisa Escutec/O Estado, que lhe mostrava à frente do candidato pedetista. O juiz José Reinaldo Araújo acatou alegação de Edivaldo, a de que dados da pesquisa foram divulgados antes da data prevista.
No mesmo dia da decisão do juiz eleitoral, porém - quarta-feira, 12 -, jornalistas comentavam, em redes sociais e blogs, supostos números de uma pesquisa do Instituto Econométrica que só estaria pronta para divulgação somente nesta sexta-feira, 14. Detalhe, o levantamento foi encomendado para divulgação em um blog cujo titular é um dos adjuntos na Secretaria de Comunicação Social da própria Prefeitura comandada por Edivaldo.
A pressão do precedente aberto no caso da Escutec, porém, pode levar a novas decisões no decorrer do segundo turno. Inclusive já nos próximos dias.

Farra de números
Há pelo menos quatro pesquisas prontas para ser divulgadas até o fim de semana.
Os números da Econométrica - que desde a quarta-feira já circulavam em redes sociais - devem ser divulgados hoje, assim como do Ibope.
Para sábado e domingo, estão previstos os levantamentos do Instituto Prever e do também controverso DataM.

Adesões
A dianteira do deputado Eduardo Braide (PMN) na primeira pesquisa Escutec do segundo turno provocou uma corrida de aliados à sua campanha.
De quarta-feira para cá, ele recebeu apoio de vereadores, dirigentes partidários e até de membros do PCdoB, do governador Flávio Dino.
Entre os comunistas alinhados ao projeto do PMN, estão o deputado federal Rubens Júnior, o prefeito eleito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, e o suplente de vereador Paulo César.

Apoio
Vice da deputada Eliziane Gama em 2012 e aliado dela nas eleições do primeiro turno, o deputado Cabo Campos aderiu ao prefeito Edivaldo Júnior.
Campos declarou seu apoio em evento na tarde de quarta-feira.
Para subir no palanque de Edivaldo, o parlamentar disse que “é preciso manter o que está dando certo”.

TV Assembleia
A TV Assembleia anunciou nesta semana que o 2º turno da eleição em São Luís será tema da sua programação jornalística.
Os candidatos Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN) serão entrevistados pela emissora, no último bloco do “Portal da Assembleia”, ao vivo, às 13h15.
As entrevistas serão conduzidas pelo jornalista Gleyser Azevedo e a data será definida em reunião marcada para ocorrer hoje.

Água
A bancada federal maranhense esteve reunida nesta semana para tratar do destino das emendas parlamentares de bancada que serão indicadas ao Orçamento de 2017.
Preocupado com o abastecimento d’água em Codó, o deputado João Marcelo (PMDB) sensibilizou os deputados João Castelo (PSDB) e Alberto Filho (PMDB) para a questão.
E os três decidiram indicar R$ 20 milhões em emendas para a implantação e ampliação de um sistema no município. Os recursos vão beneficiar quase 120 mil pessoas.

Cobrou
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) denunciou descaso do governo Flávio Dino (PCdoB) com a educação no município de Presidente Sarney.
De acordo com o parlamentar, cerca de 700 alunos da rede estadual de ensino médio estão sem aula desde maio deste ano.
Ele cobrou consciência e sensibilidade do comunista em relação a crianças e adolescentes daquele município que correm o risco de perder o ano letivo.

Vazou
Vazaram, na última quarta-feira, dados da pesquisa Econométrica, de intenções de votos, que será divulgada hoje por um blog ligado ao Palácio La Ravardière.
O contratante atua na assessoria da Prefeitura de São Luís e sustenta ter pago R$ 10 mil pelo levantamento.
A pesquisa, segundo o vazamento, deve apresentar Edivaldo à frente de Eduardo Braide.

E MAIS

• Com quase 90% dos seus eleitores já posicionados no segundo turno, o deputado Wellington do Curso (PP) ainda mantém-se em silêncio nesta etapa do pleito.

• O prefeito Edivaldo Júnior tem centrado forças no segmento evangélico de São Luís, onde espera ter ampla maioria dos votos.

• Forte na chamada classe média e entre os jovens ligados às redes sociais, Eduardo Braide quer chegar à Zona Rural, onde o prefeito leva vantagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.