Eu conheci Dario Fo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
CLEIDE REIS (diretora do ISAN-FGV) e Nacor Holanda, que ontem regressaram a São Luís, após duas semanas visitando os lugares mais emblemáticos da Itália. Depois de percorreram Roma e seu grande museu a céu aberto, eles foram para a famosa audiência coletiva do Papa e receberam a bênção papal na Praça São Pedro, no Vaticano, numa linda manhã de outono
CLEIDE REIS (diretora do ISAN-FGV) e Nacor Holanda, que ontem regressaram a São Luís, após duas semanas visitando os lugares mais emblemáticos da Itália. Depois de percorreram Roma e seu grande museu a céu aberto, eles foram para a famosa audiência coletiva do Papa e receberam a bênção papal na Praça São Pedro, no Vaticano, numa linda manhã de outono
MILINA e o desembargador Jamil Gedeon formavam um dos casais de maranhenses que foram aplaudir a estreia da turnê brasileira do cantor italiano Andrea Bocceli, dia 12, em São Paulo
MILINA e o desembargador Jamil Gedeon formavam um dos casais de maranhenses que foram aplaudir a estreia da turnê brasileira do cantor italiano Andrea Bocceli, dia 12, em São Paulo

Eu conheci Dario Fo
Era o ano de 1997 e eu estava curtindo a primavera em Paris, quando alguém avisou: “Dario Fo está chegando para almoçar”. O restaurante era Le Fouquet’s, no Champs Elisée. E sentou à mesa, próxima a minha, um dos maiores nomes da literatura do século XX. Não precisa dizer que o rebuliço foi grande, mas nada de tietagem, que ele não gostava.
Durante mais de uma hora fiquei observando cada gesto do italiano, que no outono do mesmo ano ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.
O escritor, dramaturgo, ator, diretor, pintor, cenógrafo, era um artista completo e, como se definia, “um giullare” moderno. A expressão refere-se aos artistas medievais que faziam de tudo ou ainda aos bobos da corte que entretinham a realeza.
Ao lado da esposa, Franca Rame, que também almoçava com ele e faleceu em 2013, Dario Fo tornou-se um dos maiores símbolos da cultura italiana, e também um dos mais destacados ativistas do país. No dia em que foi premiado com o Nobel, em 9 de outubro de 1997, a academia lhe entregou a honra dizendo que, “seguindo a tradição dos 'giullares' medievais, ele delega poderes ao restituir a dignidade aos oprimidos”.
Ontem, 13 de outubro de 2016, Dario Fo partiu para a eternidade, deixando em torno de sua história, uma lenda.

Bocelli no Brasil
Após três anos sem fazer shows no Brasil, quem retornou com sua imponente voz foi Andrea Bocelli. O tenor italiano apresentou-se na última quarta-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, e recebeu Anitta no palco. A cantora, inclusive, chamou atenção com um vestido preto brilhante.
Ontem, foi a vez de Paula Fernandes se apresentar ao lado do músico. Durante sua turnê, Andrea ainda fará mais dois shows em São Paulo, um em Aparecida do Norte e outro na capital paulista. Um terceiro acontecerá em Curitiba, no Paraná.
Na apresentação do dia 12, foram vistos por lá Danielle e Leandro Marcos Maciel, Thatiana Bandeira, Fátima e Marco Antônio Lima, entre outros que caíram, literalmente, na chuva.

Dylan é Nobel
Por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana, o prêmio Nobel de Literatura 2016 foi atribuído, com justiça, a Bob Dylan, nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nascido em 24 de maio de 1941, compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano.
Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho.

Congresso de Corretores
Quem marcou presença no Congresso Nacional de Corretores de Imóveis, evento realizado em São Paulo, foi o empresário Marco Silva, proprietária da Terra Viva Corretora de Seguros, com atuação no Maranhão e Pará.
Com o slogan “Novas Regras, Novos Públicos, Novos Horizontes” e tendo como referência a diversidade paulista, o congresso debateu assuntos como acessibilidade, panorama econômico mundial, direito imobiliário, políticas habitacionais, certificação de créditos de carbono, internet no mercado de trabalho e outros temas recorrentes na sociedade atual, com um time de conferencistas nacionais e internacionais de primeira linha.
O congresso reuniu a categoria para debater sobre a carreira e as exigências do mercado, difundir e estimular a busca pelo conhecimento, além de incentivá-los a oferecer ao público serviços de qualidade. Pelo menos dois mil profissionais de todo o Brasil participaram desta edição, que rendeu cerca de seis mil visitantes ao longo de todo o congresso.

Artesanato e aeromodelismo
O workshop “Faça Você Mesmo” será realizado amanhã, gratuitamente, na loja Potiguar da Cohama, ensinando como fazer peças em madeira, pedras e metais, além de dicas sobre a fabricação de aeromodelismo.
Seja como um passatempo ou até mesmo como fonte de renda, o interesse pelo artesanato cresce mais e mais a cada dia. E nesse workshop, serão apresentadas as ferramentas multiuso da marca Dremel, excelentes para fazer desenhos em madeira, gravação de nomes e cortes em metal, gravação em pedras, além de decoração em tela e papel.
Os facilitadores serão Nilde Moraes, gerente de Ferramentas da Potiguar, e Mauro Moscoso, fabricante de aeromodelos.

O melhor do Circo Voador na Casa das Dunas
A Casa das Dunas, na Avenida Litorânea, vai transbordar de gente animada na noite de hoje. Numerosa ala de pessoas que não esquece as marcantes décadas de 1980 e 1990 estará na Festa Ploc, que aterrissa e solo maranhense diretamente do Circo Voador, trazendo artistas que se transformaram em figuras emblemáticas desse período da história musical brasileira, entre eles, João Penca, Dr. Sylvana e Silvinho Blau Blau. Completam o time o cantor Luciano (do Trem da Alegria) e as ex-paquitas Cátia Paganote e Priscilla Couto (Miúxa e Catuxita), que estão na cidade desde ontem.

TRIVIAL VARIADO

Um cochilo da edição foi a causa do repeteco da foto principal de ontem, em que aparecem Danielle Braide e Marco Maciel. Aliás, o casal foi visto aplaudindo o cantor Andrea Bocceli, na estreia de sua turnê no Brasil, no último dia 12.

Ontem, vendo as modas no Shopping Iguatemi, em São Paulo, foram vistos o desembargador Jamil Gedeon e Milina, também eufóricos com a beleza do espetáculo que foi o show de Andrea Boccelli.
Também em São Paulo, jantaram no Adegão Português, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite com o filho dele, Alex, Rose e Eli Medeiros com o filho Flávio e esposa Carol, Marilena e Zeca Belo.

Hoje, na boate Kathedral, na Península da Ponta d’Areia, a festa “Brega ou Chique” receberá o cantor Wanderley Andrade. E mais: banda Levada do Teco e o DJ Flávio Durans.

Ontem, quem estava no parque de diversões e resort Legoland, em Winter Haven, na Flórida, tomou um susto. Todos foram convidados a se retirar. Era uma ameaça de bomba.

Prossegue a Semana da Criança: Hoje, alunos da Aliança Brasil-América (ABA Lagoa) participarão de divertido passeio dentro do "Trenzinho da Alegria", com uma parada no McDonald’s do Renascença II, onde, além de degustarem, conhecerão o processo de fabricação dos famosos sanduíches americanos.

DE RELANCE

Fiema e Laboratório
O grande acontecimento empresarial da manhã de hoje, em São Luís, terá como anfitriões o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, e o diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura da Silva. Eles vão inaugurar, às 9h, o Laboratório de Automação Industrial do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Raimundo Franco Teixeira. O Senai-CEPT fica localizado na avenida Getúlio Vargas, no Monte Castelo.

Uma parceria
As produtoras de eventos Thcyana Souza e Raina Cavalcante, duas figuras (competentes e belas) bastante conhecidas na área do entretenimento em São Luís, uniram seus talentos e agora estão juntas para novas empreitadas. Amanhã, elas darão a largada para esta prodigiosa parceria. Trata-se do “MF Beach”, festa em clima praiano que será realizada na Casa de Praia, na Avenida Litorânea, destacando uma label com os cantores Matheus Fernandes e Bruno Shinoda. E também o DJ Rogério Mix.

Campanha
A atriz Alinne Moraes é a estrela da campanha de O Boticário que anuncia, até o dia 16, uma promoção por todo Brasil com descontos de até 20%. Ao todo, são mais de 250 produtos, entre perfumaria, itens de cuidados pessoais e maquiagem. Alguns dos clássicos da perfumaria da marca participam da promoção, como Floratta, Egeo Dolce e duas versões de Malbec. Também participam hidratantes e óleos como Lily e Nativa SPA Ameixa.

O melhor do cinema
No período de 21 a 28 de outubro, o sinal dos seis canais Telecine, com o melhor do cinema, estarão liberados para os usuários da TVN. Em exibição nesse período, filmes que são sucesso de bilheteria, como os infantis “Minions” e “Zootopia”, além do drama “Perdido em Marte”, estrelado por Matt Damon; a comédia brasileira “Até que a Sorte Nos Separe 3” e a aventura “007 Contra Spectre”, entre muitos outros.

Combate à corrupção
Estamos nos aproximando do fim do ano e no dia 9 de dezembro será comemorado o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Aliás, pode falar nisso, com pouco mais de duas semanas de trabalho pela frente, em Brasília o deputado Onyx Lorenzoni, do DEM do Rio Grande do Sul, relator da proposta de lei que ficou conhecida como “Medidas Anticorrupção”, corre contra o tempo para tentar fechar um parecer e convencer bancadas partidárias a apoiar seu texto. A expectativa é que o relatório seja apresentado na primeira semana de novembro para que seja votado até o dia 4 e possa ser votado no plenário da Câmara até justamente no dia 9 de dezembro.

Hot Mix
O mês de outubro é quando se celebra o Halloween ao redor do mundo, principalmente no mundo anglófono. O ponto alto é 31, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. No Brasil, a data é lembrada principalmente em cursos de língua inglesa e em festas temáticas, como a que acontecerá amanhã no Espaço Renascença, o Hot Mix, com o melhor do repertório dos anos 1990 e a presença dos DJs Claudinho Polary, Henrique Carvalho e Mauro Dêjota.

Vamos refletir com Johann Goethe:
“Quando um homem não se encontra a si mesmo, não encontra nada”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.