PH

Eu conheci Dario Fo

14/10/2016

Eu conheci Dario Fo
Era o ano de 1997 e eu estava curtindo a primavera em Paris, quando alguém avisou: “Dario Fo está chegando para almoçar”. O restaurante era Le Fouquet’s, no Champs Elisée. E sentou à mesa, próxima a minha, um dos maiores nomes da literatura do século XX. Não precisa dizer que o rebuliço foi grande, mas nada de tietagem, que ele não gostava.
Durante mais de uma hora fiquei observando cada gesto do italiano, que no outono do mesmo ano ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.
O escritor, dramaturgo, ator, diretor, pintor, cenógrafo, era um artista completo e, como se definia, “um giullare” moderno. A expressão refere-se aos artistas medievais que faziam de tudo ou ainda aos bobos da corte que entretinham a realeza.
Ao lado da esposa, Franca Rame, que também almoçava com ele e faleceu em 2013, Dario Fo tornou-se um dos maiores símbolos da cultura italiana, e também um dos mais destacados ativistas do país. No dia em que foi premiado com o Nobel, em 9 de outubro de 1997, a academia lhe entregou a honra dizendo que, “seguindo a tradição dos 'giullares' medievais, ele delega poderes ao restituir a dignidade aos oprimidos”.
Ontem, 13 de outubro de 2016, Dario Fo partiu para a eternidade, deixando em torno de sua história, uma lenda.

Bocelli no Brasil
Após três anos sem fazer shows no Brasil, quem retornou com sua imponente voz foi Andrea Bocelli. O tenor italiano apresentou-se na última quarta-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, e recebeu Anitta no palco. A cantora, inclusive, chamou atenção com um vestido preto brilhante.
Ontem, foi a vez de Paula Fernandes se apresentar ao lado do músico. Durante sua turnê, Andrea ainda fará mais dois shows em São Paulo, um em Aparecida do Norte e outro na capital paulista. Um terceiro acontecerá em Curitiba, no Paraná.
Na apresentação do dia 12, foram vistos por lá Danielle e Leandro Marcos Maciel, Thatiana Bandeira, Fátima e Marco Antônio Lima, entre outros que caíram, literalmente, na chuva.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte