Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
DANIELLE e Leandro Marcos Maciel, presenças de grande charme no coquetel de lançamento em São Luís da nova picape L200 Triton Sport da Mitsubishi, na concessionária Intercar, dos sócios Lourival Parente e Manoel Dias
DANIELLE e Leandro Marcos Maciel, presenças de grande charme no coquetel de lançamento em São Luís da nova picape L200 Triton Sport da Mitsubishi, na concessionária Intercar, dos sócios Lourival Parente e Manoel Dias
Ana Carolina Medeiros, diretora de receptivo ABAV-MA, com Guilherme Alcortas. presidente da Panrotas, empresa líder na produção de informações para o profissional de turismo, na 44ª ABAV - Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, realizada em São Paulo
Ana Carolina Medeiros, diretora de receptivo ABAV-MA, com Guilherme Alcortas. presidente da Panrotas, empresa líder na produção de informações para o profissional de turismo, na 44ª ABAV - Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, realizada em São Paulo

Massacre de Alto Alegre
Acaba de ser editado pelo Senado Federal o livro O Massacre de Alto Alegre, da autoria do capuchinho italiano Bartolomeu de Monza, publicado em Milão, em 1909.
Traduzido pelo escritor Sebastião Moreira Duarte e com a introdução de Antônio Carlos Lima, ambos da Academia Maranhense de Letras, a obra trata do triste episódio de 13 de março de 1901, em que centenas de índios Guajajaras atacaram a Colônia de São José da Providência, instalada pelos religiosos capuchinhos no povoado Alto Alegre, no sertão maranhense.
O cineasta Joaquim Haickel já mostrou interesse em produzir e dirigir, com base nessa obra, um filme sobre o maior massacre de índios contra brancos no Brasil.

Maria Firmina
A Academia Ludovicense de Letras - ALL - Casa de Maria
Firmina dos Reis – comemora hoje à noite, na Casa de Cultura Huguenote Daniel De La Touche, na Praia Grande, os 191 anos de
nascimento da sua Patrona.
Da programação alusiva à data, consta a realização de um Sarau em homenagem a Maria Firmina dos Reis, com Poesias da homenageada e de outras poetas de São Luís, do Maranhão, do Brasil e do
mundo em louvação à primeira escritora negra do Brasil.
As músicas serão apresentadas pela Camerata Chorística, composta por: Flor Duarte – bandolim; Magno Jr - violão 7 cordas; Renato Pinheiro – violoncelo; André Santos – Flauta; Bruno Oliveira – Pandeiro e
Aninha – pandeiro.

Carros velhos
Em vários países, carros com determinada idade são proibidos de circularem. No governo Figueiredo o seu ministro da Indústria e Comércio, o mineiro João Camilo Penna, fez um projeto no mesmo sentido, contra a circulação de carros muito antigos.
Aqui em São Luís e em todo o território nacional tem carros andando pelas ruas que já deveriam estar no depósito de ferro velho.
É mais um perigo para a população. Para quem não se lembra, foi Collor que intitulou os carros de carroças. Os bons mineiros preferem, carroça do que carros.

Tiro no pé?
A Fenaban (Federação Nacional dos Bancários) orientou aos seus associados a aceitarem a proposta dos bancos de 8% de reajuste mais abono de 3,5 mil reais para 2016, além de outros benefícios.
Para 2017, a proposta prevê reajuste de acordo com a inflação, mais 1% de aumento real.
Uma das razões para a aceitação da proposta foi decisiva: 31 dias após a mais longa paralisação, os bancários deram-se conta de que, nesse período a população e os bancos começaram a criar mecanismos alternativos para viver o dia a dia sem os serviços das agências.

Centenário de Ulysses Guimarães
O Brasil celebra o centenário de Ulysses Guimarães, que morreu em um acidente aéreo no dia 12 de outubro de 1992. O helicóptero em que ele viajava caiu no mar entre Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro. No acidente, também morreram a esposa de Ulysses, Mora Magalhães, o casal Severo Gomes e o piloto.
Em 1988, depois de muitos anos de luta para devolver o país à democracia, Ulysses entregava ao povo o documento que estabeleceu o Estado Democrático de Direito no Brasil. Naquele dia, na cadeira de presidente da Câmara dos Deputados, ele ergueu a nova Constituição Federal e proclamou: “Declaro promulgada o documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da Justiça social do Brasil. Que
Deus nos ajude para que isso se cumpra”.

Centenário de Ulysses Guimarães 2
A atual Constituição Federal brasileira foi por ele batizada de Constituição Cidadã para destacar o que foi inserido na Carta Magna: a garantia ampla de direitos fundamentais, ou seja, sociais e de trabalho. Ulysses nasceu em Rio Claro, interior de São Paulo. Casou-se com Ida de Almeida Guimarães, a dona Mora, então viúva, já com dois filhos: Tito e Celina. Formou-se na Faculdade de Direito da USP. Foi vice-presidente da UNE, União Nacional de Estudantes, professor e advogado. Começou a vida política em 1947, quando se elegeu deputado estadual pelo Partido Social Democrático.

Campanha Outubro Rosa
Engajado na Campanha Outubro Rosa, o São Luís Shopping promove hoje, em loja no piso 1, ao lado da Praça de Eventos, palestra com o farmacêutico oncológico Charles Brito, às 10h30. Na sexta-feira, será proferida palestra, às 10h30, com a enfermeira oncológica Maria Inês, do Centro de Oncologia. No sábado, das 10h30 às 16h, a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia realizará uma exposição com manequins de autoexame, fotografias e ilustrações de pacientes que tiveram câncer de mama

TRIVIAL VARIADO
Como no 1º turno, candidatos precisam dedicar tempo para desarticular armadilhas virtuais. O pacote de maldades consiste em posts e informações falsas divulgadas nas redes sociais. A lamentável fábrica de boatos é uma maneira de fazer política criminosa.

Ao praticar juros abusivos, através de uma política monetária restritiva, o poder público segura a Economia, reduz a receita fiscal e encarece o custo de sua dívida numa espiral incontrolável.

Uma das melhores definições para 2º turno é esta: a chance do olho no olho.

Os benefícios fiscais tornaram-se um dos capítulos mais obscuros do manicômio tributário nacional. A começar pelos números divulgados. Dependendo da fonte e do momento, variam em proporções inaceitáveis.

Ainda está por ser escrita a história dos bastidores: surgirão os motivos para os erros na maioria das pesquisas eleitorais.

Candidatos de memória boa foram os que passaram os três meses de campanha com o mesmo guarda-chuva.

Recentes estudos da Organização Mundial do Trabalho afirmam que o Brasil possui 19 por cento de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam, não fazem cursos profissionalizantes e não estão empregados. Dados que nos distanciam de cumprir a promessa de ser o país do futuro.

Nas telinhas das cidades onde ocorrerão 2º turno entra em cartaz o filme Vendedores de Ilusão.

DE RELANCE

Energia limpa
O futuro está aí: o primeiro ônibus elétrico movido a energia solar do Brasil vai entrar em funcionamento em Santa Catarina. Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ele fará um trajeto de 50 km no Sapiens Parque. O investimento na tecnologia foi de R$ 1 milhão. O meio ambiente e as próximas gerações agradecem.

Limite de gastos
Um dos primeiros testes de fogo do presidente Michel Temer será a votação, esta semana, no plenário da Câmara, da proposta de emenda à Constituição (PEC 241/16) que trata de teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, limitando as despesas do setor público à inflação do ano passado. Em tese, Temer tem vantagem nessa batalha. O fracasso do PT nas eleições municipais fragilizou as oposições. A maior dificuldade será negociar com um Congresso conhecido pelo fisiologismo. O caminho para aprovação de uma PEC é longo. São duas votações na Câmara e duas no Senado com maioria qualificada, 3/5 na Câmara (308 deputados) e Senado (49).

Parece brincadeira
Enquanto o titanic chamado Brasil vai a pique pelos profundos problemas econômicos provocados pela gestão Dilma Rousseff, os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados arrumaram um tempinho para aprovar, semana passada, proposta “relevantíssima”: a criação do Dia Nacional do Escotismo, a ser celebrado
anualmente em 23 de abril.

Água para um rio doente
A discussão em torno de uma possível transposição das águas do rio Tocantins, aqui no norte do país, para o rio São Francisco será um dos temas abordados no I Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins, que termina hoje em Palmas (TO). A ideia pode resolver o problema do volume do Velho Chico. Mas e o Tocantins?

Papo de Negócio
O Sebrae já colocou no ar o novo vídeo do programa Papo de Negócio. Desta vez o tema abordado será “Seguro de Crédito para Exportação” e o convidado é o subsecretário de Crédito e Garantias às Exportações da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Guilherme Laux. Quem estiver interessado, pode assistir o vídeo no endereço eletrônico https://ead.sebrae.com.br/papodenegocio e pode enviar perguntas até sexta-feira. No sábado, um novo vídeo com as respostas para as perguntas dos internautas será postado no mesmo endereço.
Vale a pena conferir.

Demissões no Governo Federal
O Governo Federal expulsou aproximadamente 6 mil agentes públicos por envolvimento em atividades contrárias ao Regime Jurídico dos Servidores. O dado
consta do último levantamento realizado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

Demissões...2
O relatório registra que, de 2003 a setembro de 2016, já foram aplicadas 5.043 demissões, 467 cassações de aposentadorias e 532 destituições de ocupantes de cargos em comissão. Os dados não incluem empregados de estatais como a Caixa Econômica Federal, dos Correios e da Petrobras. Segundo o Ministério, o principal fundamento das expulsões foi a comprovação da prática de atos relacionados à corrupção, com 4.013 das penalidades
aplicadas ou 65,4% do total.

Vamos refletir com Tales de Mileto: “Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.