Paisagens

Mostra no Museu de Artes Visuais será aberta amanhã

Exposição “IV Mostra de Museus - Os Museus e as Paisagens Culturais na Comunidade do Cajueiro” será aberta amanhã, às 19h, no Museu de Artes Visuais, como programação de encerramento da XIV Semana Nacional de Museus, evento realizado em maio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
(MUSEU )

Uma exposição no Museu de Artes Visuais (Praia Grande), a ser aberta amanhã, às 19h, marcará a programação de encerramento da XIV Semana Nacional de Museus, evento realizado em maio com palestras, exposição, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias, mapeamento socioeconômico-cultural e apresentações culturais.

A exposição, que permanecerá em cartaz até o dia 13 de novembro, sempre das 9h às 18h, chama-se“IV Mostra de Museus - Os Museus e as Paisagens Culturais na Comunidade do Cajueiro”. No total, serão mostradas 45 fotografias, produzidas por vários fotógrafos, entre eles, Paula Barros e Cláudia Marreiros, um vídeo e duas instalações. A exposição de fotografias é apenas um dos elementos da Mostra, que destaca também duas instalações, sendo uma de fantoches, desenvolvidos pela comunidade, e de ervas medicinais, um trabalho também primoroso das famílias.

A exposição de fotografias apresentará, por meio de imagens, o resultado das ações socioculturais de cunho educativo voltadas para a valorização dos patrimônios materiais e imateriais presentes na comunidade do Cajueiro, durante a XIV Semana Nacional de Museus.

A ideia é estabelecer uma conexão entre as paisagens culturais da comunidade, as instituições participantes, a cidade de São Luís e as memórias individuais e coletivas.“A XIV Semana Nacional de Museus foi muito importante para os museus de São Luis, pois conseguimos desenvolver uma atividade fora da instituição com uma comunidade que estava com certa fragilidade. E conseguimos trabalhar a questão da memória e da identidade. E foi importante também para os museus romperam esse muro imaginário entre as instituições e a comunidade”, destacou a diretora do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Carolla Ramos.

Instituições

A iniciativa da “IV Mostra de Museus - Os Museus e as Paisagens Culturais na Comunidade do Cajueiro” é da ONG Nave (Instituto em prol da natureza, arte, vida e ecologia), em associação com o Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

Para tal, foram convidadas a participar 14 instituições museológicas, entre elas, Casa de Cultura Josué Montello, Casa de Nhozinho, Casa do Maranhão e Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

A Mostra também conta com a participação do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, Convento das Mercês, Curadoria do Palácio dos Leões, Ecomuseu Sítio do Físico, Espaço Cultural dos Correios, Memorial Sebrae, Museu AfroDigital, Museu dos Capuchinos e da Igreja do Carmo, Ponto de Cultura Maracrioula e Rede de Educadores em Museus.

Na abertura, representantes da comunidade do Cajueiro estarão presentes e poderão conferir os registros das atividades realizadas em seu território. Haverá o lançamento de um selo postal do Cajueiro feito a partir de uma oficina coordenada pelo Espaço Cultural dos Correios.

O selo será distribuído no Brasil pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Maranhão, além de apresentação musical com as crianças do Cajueiro.

Segundo Carolla Ramos, o selo foi desenvolvido por uma criança que ganhou o concurso realizado pela equipe dos Correios durante a oficina. “Uma outra oficina realizada foi de fantoches, também feitos por crianças da comunidade e que serão expostos em uma instalação durante o evento, além da instalação de ervas medicinais, colhidas também na comunidade”, informou.

Serviço

O quê

Abertura da “IV Mostra de Museus - Os Museus e as Paisagens Culturais na Comunidade do Cajueiro”

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Museu de Artes Visuais (Praia Grande)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.