Abastecimento de água

Governo descumpre prazo de obra do Italuís

Mais uma vez a conclusão da obra da nova adutora do sistema de abastecimento de 60% dos bairros da capital é adiada e os ludovicenses continuam sofrendo com oscilação na distribuição de água

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Obra da ponte do Sistema Italuís sobre o Estreito dos Mosquitos
Obra da ponte do Sistema Italuís sobre o Estreito dos Mosquitos (ITALUIS )

As obras de conclusão da nova adutora do Sistema Italuís, cerca de 19 quilômetros atravessando o Campo de Perizes, deveriam ter sido entregues em julho deste ano. Mas, chegamos em outubro e até o momento as obras seguem e São Luís ainda tem que sofrer com as constantes interrupções no fornecimento de água, quando algum problema ocorre na antiga adutora, que já tem mais de 30 anos.

Atualmente, as obras estão concentradas no trecho que passa em cima do Estreito dos Mosquitos, na construção de uma ponte que deve conduzir a canalização até a ilha. Da última vez em que se pronunciou sobre o assunto, em agosto, o Governo do Estado, afirmou que a obra estava em fase final de execução, com a implantação da estrutura metálica que vai permitir a travessia da tubulação sobre o Estreito dos Mosquitos, que separa a Ilha de São Luís do continente.

Antes disso, em abril, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles, em entrevista a O Estado, afirmou que a demora no repasse de recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, um dos financiadores da obra, foi o fator decisivo pelo novo atraso na conclusão das obras.

Segundo Telles, houve necessidade de ajustes ao projeto inicial e os serviços tiveram que desacelerar, especialmente no fim de 2015. Ainda no ano passado, já sob a gestão do governador Flávio Dino, a obra enfrentou outros problemas, como atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores. Isso causou a suspensão da obra por alguns dias.

Ordem

As obras de troca da adutora foram iniciadas em novembro de 2012, após assinatura da ordem de serviço pela então governadora do estado, Roseana Sarney. Segundo o cronograma do PAC, a obra estava orçada em mais de R$ 106 milhões. Atualmente, segundo a Caema, cerca de 450 mil pessoas são atendidas pelo Sistema Italuís.

A atual vazão da adutora é de 1,8 metro cúbico por segundo, e com as intervenções que serão realizadas a estrutura passará a ter capacidade de 2,1 metros cúbicos por segundo. Com 19 quilômetros de extensão, no Campo de Perizes, a nova adutora será composta por 1.500 tubos de aço patinável, cada um com 12 metros de comprimento e 1,40 metro de diâmetro, que ficarão suspensos, visando facilitar a manutenção dos mesmos.

De acordo com a direção da Caema, com a troca da estrutura metálica da tubulação haverá diminuição nos riscos de rompimentos da estrutura, já que a adutora terá diâmetro maior e permitirá o aumento da vazão de água bombeada para São Luís em até 200 litros por segundo.

Além do aumento na capacidade de vazão, a estrutura metálica também estará menos suscetível a rompimentos, já que foi instalada em colunas de sustentação que possibilitam a montagem da tubulação longe do solo (com alta concentração de sal).

SAIBA MAIS

Construído em 1982, o Sistema Produtor Italuís é responsável pelo abastecimento de água de 60% dos bairros de São Luís. Mais de 450 mil pessoas da região metropolitana dependem do sistema. A fonte de produção de água vem do Rio Itapecuru, com captação localizada nas proximidades da localidade de Timbotiba, no município de Rosário. As obras de substituição da tubulação da adutora foram iniciadas em novembro de 2012.

NÚMEROS

19 km é a extensão da nova adutora do Sistema Italuís

1.500 tubos de aço patinável integram a adutora

12 metros é o comprimento de cada tubo

1,40 metro é o diâmetro de cada tubo

R$ 106 milhões é o valor aproximado do investimento na nova adutora

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.